Recomendado para você

F-E: Di Grassi é 14º e Drugovich 16º na segunda sessão de testes da terça-feira; Ticktum lidera

F-E: Di Grassi é 14º e Drugovich 16º na segunda sessão de testes da terça-feira; Ticktum lidera

Fórmula E
Fórmula E
F-E: Di Grassi é 14º e Drugovich 16º na segunda sessão de testes da terça-feira; Ticktum lidera
MotoGP: V4 da Yamaha continua com problemas de Misano, mas há 'direcionamento' para soluções

MotoGP: V4 da Yamaha continua com problemas de Misano, mas há 'direcionamento' para soluções

MotoGP
MotoGP
GP da Malásia
MotoGP: V4 da Yamaha continua com problemas de Misano, mas há 'direcionamento' para soluções
WRC: Rovanpera faz primeiro teste na F2 antes de transição para monopostos

WRC: Rovanpera faz primeiro teste na F2 antes de transição para monopostos

WRC
WRC
Central Europe Rally
WRC: Rovanpera faz primeiro teste na F2 antes de transição para monopostos
Herta competirá em algumas etapas da IMSA pela Cadillac em 2026; veja quais

Herta competirá em algumas etapas da IMSA pela Cadillac em 2026; veja quais

IMSA
IMSA
Herta competirá em algumas etapas da IMSA pela Cadillac em 2026; veja quais
MotoGP: Bagnaia critica lançamento de documentário sobre briga entre Márquez e Rossi

MotoGP: Bagnaia critica lançamento de documentário sobre briga entre Márquez e Rossi

MotoGP
MotoGP
GP da Malásia
MotoGP: Bagnaia critica lançamento de documentário sobre briga entre Márquez e Rossi
F-E: Di Grassi é 18º e Drugovich 19º no segundo dia de testes em Valência; Müller vence corrida simulada

F-E: Di Grassi é 18º e Drugovich 19º no segundo dia de testes em Valência; Müller vence corrida simulada

Fórmula E
Fórmula E
Valencia Pre-Season Testing
F-E: Di Grassi é 18º e Drugovich 19º no segundo dia de testes em Valência; Müller vence corrida simulada
F1: De onde veio a melhora da Ferrari no México?

F1: De onde veio a melhora da Ferrari no México?

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: De onde veio a melhora da Ferrari no México?
ANÁLISE F1: Por que queda de desempenho de Piastri não é uma surpresa

ANÁLISE F1: Por que queda de desempenho de Piastri não é uma surpresa

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
ANÁLISE F1: Por que queda de desempenho de Piastri não é uma surpresa

F1 anuncia calendário de 2024 com 24 corridas; etapas iniciais acontecerão no sábado

Temporada começa no Bahrein e termina em Abu Dhabi; Bahrein e Arábia Saudita acontecerão no sábado

FIA flag

A Fórmula 1 divulgou nesta quarta-feira o calendário da temporada 2024. Ao todo, serão 24 corridas sendo a primeira no Bahrein e a última, como tradição, em Abu Dhabi. A novidade fica para as duas corridas iniciais acontecendo no sábado.

Leia também:

A programação do próximo ano é semelhante ao calendário originalmente anunciado de 2023, com o retorno do GP da China e sem novos eventos adicionados.

Excepcionalmente, as duas primeiras corridas da temporada serão realizadas aos sábados, com a segunda rodada na Arábia Saudita passando do domingo para acomodar o Ramadã, e a abertura do fim de semana anterior no Bahrein também mudando um dia para garantir que haja a diferença normal entre os eventos. 

A corrida inaugural de Las Vegas, nesta temporada, abriu caminho para o retorno aos dias de corrida de sábado, que costumavam ser tradicionais na África do Sul e até 1977 em Silverstone.

O calendário de 2024 também reflete os esforços da organização da F1 para abordar questões logísticas e de sustentabilidade, com algumas corridas agrupadas de maneira mais lógica – notadamente os eventos do Oriente Médio.

Vista como um mercado-chave pela F1 e pela Liberty Media, a China foi incluída no cronograma provisório de 2023, que também continha 24 corridas.

No entanto, devido aos efeitos prolongados do COVID-19, foi descartado e, portanto, ausente pelo quarto ano consecutivo, enquanto o cancelamento de última hora da Emilia Romagna em Imola deixou o total desta temporada em 22.

A abertura da temporada do ano que vem no Bahrein segue o teste oficial de três dias no mesmo local, de 21 a 23 de fevereiro.

Este ano, houve uma lacuna entre as corridas do Bahrein e da Arábia Saudita – as equipes relutaram em ir direto para uma rodada dupla após os testes – mas na próxima temporada os dois eventos serão realizados em finais de semana consecutivos.

Isso deve levar a uma redução significativa nas viagens de pessoal, com a maioria dos membros da equipe provavelmente ficando na região em vez de voltar para a Europa, como foi o caso este ano.

A F1 há muito diz que algumas corridas estabelecidas podem ter que mudar de suas datas tradicionais, e o Japão mudou de lugar habitual no final da temporada para o início de abril. Na verdade, Suzuka trocou de lugar com o Azerbaijão, que agora está à frente de Singapura em uma rodada dupla em setembro.

Como este ano, Imola é imediatamente seguida por Mônaco, mas, em uma mudança, as duas corridas não fazem mais parte de uma rodada tripla com a Espanha.

Em vez disso, o evento de Barcelona mudou para o final de junho como a primeira parte de um triplete ainda mais desafiador logisticamente, que também inclui Áustria e Grã-Bretanha.

Além da mudança de Baku para setembro, a outra mudança significativa em relação a 2023 é que o Catar foi movido para se tornar a penúltima corrida, fazendo parte de uma rodada tripla depois de Las Vegas e antes do final da temporada em Abu Dhabi.

As duas últimas corridas acontecem em dezembro, tornando 2024 o último final prolongado de uma temporada de F1 desde 2021.

CALENDÁRIO 2024

DATA ETAPA
2 de março GP do Bahrein
9 de março GP da Arábia Saudita
24 de março GP da Austrália
7 de abril GP do Japão
21 de abril GP da China
5 de maio GP de Miami
19 de maio  GP da Emiia-Romagna
26 de maio GP de Mônaco
9 de junho GP do Canadá
23 de junho GP da Espanha
30 de junho GP da Áustria
7 de julho GP da Grã-Bretanha
21 de julho GP da Hungria
28 de julho GP da Bélgica
25 de agosto GP da Holanda
1 de setembro GP da Itália
15 de setembro GP do Azerbaijão
22 de setembro GP de Singapura
20 de outubro GP dos Estados Unidos
27 de outubro GP da Cidade do México
3 de novembro GP de São Paulo
23 de novembro GP de Las Vegas
1 de dezembro GP do Catar
8 de dezembro GP de Abu Dhabi

Quem desbancaria Verstappen na Red Bull?

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast: Leclerc na Aston? Volta de Ricciardo? Sainz na Audi? O que vem por aí para 2024?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Artigo anterior F1: Mekies deve deixar Ferrari após GP da Grã-Bretanha; mudança acontece com condicionante
Próximo artigo F1: Williams revela pintura especial de 800 corridas

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros