Recomendado para você

Motorsport.com transmite as emoções do GP de Macau 2025; veja ao vivo as atividades desta quinta-feira

Motorsport.com transmite as emoções do GP de Macau 2025; veja ao vivo as atividades desta quinta-feira

Geral
Geral
Motorsport.com transmite as emoções do GP de Macau 2025; veja ao vivo as atividades desta quinta-feira
F1 - Steiner critica McLaren por falta de apoio a Piastri no GP de São Paulo: 'Deviam ter falado com comissários'

F1 - Steiner critica McLaren por falta de apoio a Piastri no GP de São Paulo: 'Deviam ter falado com comissários'

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1 - Steiner critica McLaren por falta de apoio a Piastri no GP de São Paulo: 'Deviam ter falado com comissários'
F1: "Medo do fracasso é motivação", analisa Newey sobre projeto com Aston Martin

F1: "Medo do fracasso é motivação", analisa Newey sobre projeto com Aston Martin

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: "Medo do fracasso é motivação", analisa Newey sobre projeto com Aston Martin
Primeira etapa noturna da Stock Car repete trio da estreia da F1 à noite em Singapura 2008

Primeira etapa noturna da Stock Car repete trio da estreia da F1 à noite em Singapura 2008

Stock Car
Stock Car
A Definir
Primeira etapa noturna da Stock Car repete trio da estreia da F1 à noite em Singapura 2008
F1: Conheça o 'plano de três etapas' da Audi para se tornar campeã mundial

F1: Conheça o 'plano de três etapas' da Audi para se tornar campeã mundial

Fórmula 1
Fórmula 1
Audi F1 Team Presentation
F1: Conheça o 'plano de três etapas' da Audi para se tornar campeã mundial
F1: Red Bull está esperançosa por Las Vegas, mas freia expectativas sobre título de Verstappen

F1: Red Bull está esperançosa por Las Vegas, mas freia expectativas sobre título de Verstappen

Fórmula 1
Fórmula 1
Audi F1 Team Presentation
F1: Red Bull está esperançosa por Las Vegas, mas freia expectativas sobre título de Verstappen
F1: "Relacionamento com Russell mudou", avalia Antonelli após pódio no GP de São Paulo

F1: "Relacionamento com Russell mudou", avalia Antonelli após pódio no GP de São Paulo

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: "Relacionamento com Russell mudou", avalia Antonelli após pódio no GP de São Paulo
Red Bull é investigada pela Comissão Europeia; entenda

Red Bull é investigada pela Comissão Europeia; entenda

Geral
Geral
Red Bull é investigada pela Comissão Europeia; entenda

F1: Aston Martin acredita que regras contra asas flexíveis devem impactar equipes em até meio segundo por volta

Otmar Szafnauer, chefe da equipe britânica, ecoou as críticas de Mercedes e McLaren sobre o atraso na implementação do novo regulamento

Lance Stroll, Aston Martin AMR21

A partir do GP da França, as equipes da Fórmula 1 terão que cumprir com as novidades no regulamento com relação às asas flexíveis, assunto que vem gerando uma grande polêmica nas últimas semanas. E a Aston Martin acredita que as mudanças que a FIA trará podem custar a algumas equipes até 0s5 por volta.

Red Bull, Ferrari, Alpine e Alfa Romeo vêm usando designs aerodinâmicos inteligentes para flexionar suas asas traseiras sob alta velocidade para aumentar sua performance nas retas.

Leia também:

Porém, a FIA está preocupada que esses designs possam representar uma quebra de regulamento com relação à dispositivos aerodinâmicos móveis e, por isso, introduzirá mudanças no regulamento que determinam testes mais rígidos para as asas traseiras a partir do GP da França.

Enquanto o benefício exato das asas flexíveis no tempo de volta é difícil de precisar, o chefe da Aston Martin, Otmar Szafnauer, acredita que, em algumas pistas, esse impacto pode ser de até meio segundo.

Além disso, o dispositivo beneficia ainda mais carros de alto rake, onde os ângulos naturais de aerodinâmica estão em uma posição que entrega mais arrasto em comparação aos de baixo rake.

"É muito específico das pistas", disse Szafnauer. "Em algumas pista, não ajuda em nada e, em outras, ter uma asa traseira flexionável ajuda".

"Acho que isso virá ao nosso lado [carros de baixo rake] um pouco, talvez com alguns décimos de segundo por volta ou algo do tipo. Mas há pistas onde isso não traz benefícios algum, enquanto em outra estamos falando de até meio segundo".

A Aston Martin disse que sua análise inicial mostra que não terá que fazer nenhuma mudança ao design de sua asa para passar nos novos testes. Szafnauer também ecoou as críticas de Mercedes e McLaren à FIA sobre introduzir as mudanças no regulamento apenas para o GP da França.

Ele sugere que o tempo dado para as equipes é longo demais, defendendo que todas possuem a capacidade de resolver esse problema de modo rápido.

"Projetar algo que flexiona na quantidade certa e passa nos testes, mas ainda se mexe, é algo que precisa de muito esforço. Mas projetar algo que é rígido não depende de esforço algum. E isso pode ser feito muito, muito rápido".

Szafnauer também confirmou que suas discussões com a FIA sobre a implementação de mudanças no regulamento de aerodinâmica neste ano, que afeta mais equipes de baixo rake como a Aston, chegaram a uma conclusão satisfatória.

"Acho que isso está resolvido. Tivemos boas conversas e discussões, tentando compreender o processo e como isso transcorreu. Acho que não teremos mais nada adiante".

RETA FINAL: ‘Tapetão’ na F1? A quarta Indy 500 de Castroneves e Porsche Cup

Assine o canal do Motorsport.com no Youtube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like (joinha) nos vídeos e ative as notificações, para sempre ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

PODCAST: O que a liderança inédita de Verstappen representa na F1?

 

Artigo anterior F1 2021: Confira os horários e como acompanhar o GP do Azerbaijão
Próximo artigo F1: Bottas tem foto "negativa" na área de trabalho do computador como motivação

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros