F1: Audi confirma aquisição da Sauber e nomeia Seidl como CEO

Processo aconteceria apenas em 2026, mas foi antecipado; ex-McLaren estará à frente do projeto na Fórmula 1

The new Audi Sport F1 concept car

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

A Audi confirmou formalmente os planos para acelerar a aquisição da equipe Sauber de Fórmula 1, antes da entrada da fabricante alemã nas corridas em 2026.

Leia também:

Conforme relatado pelo Motorsport.com no início desta semana, a Audi aprovou planos para uma aquisição total da participação acionária da equipe Sauber do atual proprietário Islero Investments AG. Inicialmente, esperava-se que isso fosse concluído apenas em 2026.

A Audi também delineou um compromisso adicional com o projeto, tendo nomeado Oliver Hoffmann, seu ex-diretor de desenvolvimento, para se tornar presidente do conselho de administração de todas as empresas Sauber. Hoffmann trabalhará com Andreas Seidl, que também foi anunciado como CEO da equipe Audi.

Seidl será responsável pela implementação do projeto de F1 e pelo gerenciamento geral, além de ser o rosto público da equipe. Manfred Doss, Presidente do Conselho de Supervisão da Audi, explicou: "A entrada na Fórmula 1 não é apenas o auge da história de muito sucesso da Audi no automobilismo, mas também um desafio esportivo tão grande quanto um compromisso financeiro."

"Com o agrupamento das responsabilidades de Oliver Hoffmann e a aquisição completa do Grupo Sauber, estamos acelerando nossos preparativos para a temporada de 2026."

A decisão da Audi de acelerar a aquisição da Sauber e remodelar sua estrutura de gerenciamento vem com a empresa ansiosa para garantir que ela esteja pronta para o início de seu empreendimento na F1.

Hoffmann tem uma longa história com a Audi e, como chefe da Audi Sport, obteve sucesso para a fabricante no DTM e na Fórmula E. A Audi também se tornou a primeira fabricante a vencer o Rally Dakar com um trem de força eletrificado.

Falando sobre sua mudança de posição, Hoffmann disse: "O automobilismo, especialmente a Fórmula 1, é minha grande paixão. Estou convencido de que, ao reunir responsabilidades e assumir 100% do Grupo Sauber, aceleraremos ainda mais nossos preparativos para a largada em 2026."

"Estou satisfeito por termos conseguido garantir os serviços de Andreas Seidl como CEO da equipe Audi F1. Ele é  o homem certo para nosso ambicioso plano. Graças à sua ampla experiência em cargos de liderança no lado do fabricante e da equipe de Fórmula 1, ele fará uma contribuição significativa para o projeto de Fórmula 1 da Audi."

Seidl, que se tornou CEO da Sauber após deixar a McLaren no final de 2022, acrescentou: "Estou ansioso para liderar a Audi na Fórmula 1 junto com uma equipe altamente motivada como CEO da Audi F1 Team."

"Temos um roteiro claro de como queremos nos tornar competitivos tanto em Hinwil quanto em Neuburg. Temos metas ambiciosas. A realização deles está em andamento e será ainda mais acelerada com a aquisição completa da Sauber pela AUDI AG."

ALONSO BATE RUSSELL E LIDERA TL2 árabe. E Verstappen? Caso Horner segue... ANÚNCIO DO MOTORSPORT.COM

Motorsport Business #11 – Ivo Jucá, da EZZE Seguros, explica como chegou à Stock após Corinthians

Podcast #272 – Qual papel de Verstappen na crise da Red Bull?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Verstappen lidera treino antes do quali da Arábia Saudita
Próximo artigo Confira as 10 melhores pilotas de todos os tempos

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil