F1: Bottas lidera dobradinha da Mercedes no TL1 para o GP do México; Verstappen é 3º

Principal categoria do automobilismo mundial retorna ao México após o cancelamento da etapa de 2020 por causa da pandemia

F1: Bottas lidera dobradinha da Mercedes no TL1 para o GP do México; Verstappen é 3º
Carregar reprodutor de áudio

Dois anos depois, a Fórmula 1 volta a correr no Autódromo Hermanos Rodríguez, e em um momento crítico para a temporada 2021, com a Red Bull tendo duas pistas favoráveis para abrir vantagem para a Mercedes e encaminhar o título de Max Verstappen contra Lewis Hamilton. E no primeiro treino livre para o GP do México, o que vimos foi o contrário, com Valtteri Bottas comandando uma dobradinha da equipe alemã, com o líder do campeonato em terceiro.

Correndo em casa, a outra Red Bull, de Sergio Pérez, ficou com a quarta posição. Pierre Gasly foi o quinto, enquanto Carlos Sainz, Fernando Alonso, Charles Leclerc, Esteban Ocon e Sebastian Vettel completaram os dez primeiros.

A Cidade do México tem a maior altitude da temporada da F1, ficando mais de 2.200 metros acima do nível do mar. Com isso, o ar rarefeito traz características particulares, que tradicionalmente favorecem a Red Bull, não apenas no lado do motor, como também na aerodinâmica.

Leia também:

Por isso, a Red Bull é vista como a ampla favorita para o final de semana, algo que até mesmo a Mercedes concorda. Nas coletivas pré-GP, Hamilton destacou o fato da rival ter essa vantagem mesmo em anos anteriores, sem ter um carro para lutar pelo título.

 

Nestes dois anos, a pista da capital mexicana foi pouco usada para o esporte, com a estrutura sendo transformada em um hospital de campanha na luta contra a pandemia da Covid-19. E isso foi notado já no início do TL1. 

A maioria dos pilotos foi para a pista assim que a regressiva de 60 minutos foi iniciada, e a quantidade de poeira levantada pelos carros passando chamou a atenção, parecendo como uma neblina grossa em alguns momentos.

A bandeira amarela foi acionada pela primeira vez com pouco mais de 10 minutos de sessão. Leclerc perdeu o controle de sua Ferrari, possivelmente por causa da poeira na pista, rodou e bateu de leve na barreira da última curva. Segundos depois foi a vez de Pérez passar pelo mesmo problema no mesmo local, quebrando meia asa traseira. Isso levou ao acionamento do safety car virtual.

 

Pérez voltou aos boxes e, além da troca da asa, a Red Bull passou a fazer várias modificações em seu carro, incluindo no assoalho, forçando-o a ficar parado por um bom tempo. O piloto da casa saiu à pista novamente apenas com 25 minutos para o fim da sessão.

 

Após os quinze primeiros minutos, os pilotos ainda se dividiam entre os pneus macios, médios e duros. Neste momento, Gasly liderava com 01min20s316, tendo Bottas em segundo a 0s143, Verstappen em terceiro, Ricciardo em quarto e Pérez em quinto, com Hamilton em sexto.

Com Hamilton de pneus macios e Verstappen de duros, os dois rivais na luta pelo título passaram a trocar voltas rápidas, se revezando na liderança. Na metade da sessão, Hamilton liderava com 01min19s781, apenas 0s045 à frente do holandês, com Tsunoda em terceiro, a 0s230, enquanto Bottas era o quarto e Gasly o quinto. Alonso, Stroll, Ricciardo, Norris e Pérez completavam os dez primeiros.

 

Na sequência, foi a vez de Verstappen calçar os pneus macios, o mesmo composto que a Mercedes vinha usando. Mas era a equipe alemã que ocupava a ponta, com 01min18s341, com Hamilton em segundo, a 0s076, Verstappen em terceiro a 0s123 e Gasly em quarto e Pérez em quinto.

No final, a classificação pouco mudou. Valtteri Bottas terminou a sessão na frente com 01min18s341, tendo Lewis Hamilton em segundo a apenas 0s076, em uma surpreendente dobradinha da Mercedes apesar de todo o favoritismo da Red Bull. A dupla da equipe austríaca veio logo na sequência, com Max Verstappen em terceiro, a 0s123 e Sergio Pérez em quarto, a 0s269.

Pierre Gasly foi o quinto, enquanto Carlos Sainz, Fernando Alonso, Charles Leclerc, Esteban Ocon e Sebastian Vettel completaram os dez primeiros.

A Fórmula 1 volta ao Hermanos Rodríguez ainda nesta sexta para o segundo treino livre para o GP do México. A sessão está marcada para 17h, horário de Brasília, com transmissão do Bandsports. E já anote aí: assim que acabar o TL2, tem Sexta-Livre ao vivo no canal do Motorsport.com no YouTube. com uma análise completa do primeiro dia de atividades na capital mexicana. Não perca!

Cla # Piloto Equipe Motor Voltas Melhor Volta Dif. Líder
1 77 Finland Valtteri Bottas Mercedes Mercedes 28 1'18.341  
2 44 United Kingdom Lewis Hamilton Mercedes Mercedes 24 1'18.417 0.076
3 33 Netherlands Max Verstappen Red Bull Honda 28 1'18.464 0.123
4 11 Mexico Sergio Perez Red Bull Honda 20 1'18.610 0.269
5 10 France Pierre Gasly AlphaTauri Honda 23 1'18.985 0.644
6 55 Spain Carlos Sainz Jr. Ferrari Ferrari 26 1'19.463 1.122
7 14 Spain Fernando Alonso Alpine Renault 26 1'19.656 1.315
8 16 Monaco Charles Leclerc Ferrari Ferrari 20 1'19.667 1.326
9 31 France Esteban Ocon Alpine Renault 20 1'19.759 1.418
10 5 Germany Sebastian Vettel Aston Martin Mercedes 27 1'19.858 1.517
11 22 Japan Yuki Tsunoda AlphaTauri Honda 30 1'20.011 1.670
12 7 Finland Kimi Raikkonen Alfa Romeo Ferrari 26 1'20.026 1.685
13 18 Canada Lance Stroll Aston Martin Mercedes 27 1'20.030 1.689
14 3 Australia Daniel Ricciardo McLaren Mercedes 25 1'20.273 1.932
15 4 United Kingdom Lando Norris McLaren Mercedes 26 1'20.301 1.960
16 99 Italy Antonio Giovinazzi Alfa Romeo Ferrari 27 1'20.344 2.003
17 63 United Kingdom George Russell Williams Mercedes 23 1'20.517 2.176
18 6 Canada Nicholas Latifi Williams Mercedes 23 1'21.580 3.239
19 47 Germany Mick Schumacher Haas Ferrari 27 1'22.144 3.803
20 9 Russian Federation Nikita Mazepin Haas Ferrari 24 1'22.819 4.478

F1 2021: JOGO DE EQUIPE da Red Bull, VEREDITO de Marko, DESABAFO de Andretti e + do GP do México | DIRETO DO PADDOCK

Assine o canal do Motorsport.com no YouTube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações, para sempre ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

Podcast #143 – TELEMETRIA: O que Mercedes e Hamilton têm que fazer para vencer no México

 

SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

compartilhar
comentários
F1: Stroll e Tsunoda largam do fim do grid no México após troca de componentes
Artigo anterior

F1: Stroll e Tsunoda largam do fim do grid no México após troca de componentes

Próximo artigo

F1 - Polêmico, Marko alfineta Bottas: "Espero que ele recupere a má forma para tirarmos vantagem"

F1 - Polêmico, Marko alfineta Bottas: "Espero que ele recupere a má forma para tirarmos vantagem"