F1: Brasil na mira? CEO da Liberty Media vê participação "muito ativa" da Apple em briga por direitos de transmissão
Derek Chang acredita que novas ambições da gigante de tecnologia nos EUA significam que ela provavelmente será importante quando futuros direitos globais de transmissão estiverem disponíveis
Tim Cook, Apple, on the grid
Foto de: Andy Hone / Motorsport Images
O CEO da Liberty Media, Derek Chang, disse que a Apple provavelmente será "muito ativa" quando questionado se o serviço de streaming lutaria pelos direitos globais da Fórmula 1. Isso ocorre no momento em que a gigante da tecnologia se prepara para assumir a transmissão nos Estados Unidos a partir do início de 2026.
Em entrevista à CNBC, Chang comentou sobre o papel da Apple na F1 e na transmissão, relacionando-o ao enorme sucesso que a marca obteve com o sucesso de bilheteria F1, estrelado por Brad Pitt.
"Paralelamente [ao filme F1 ], acabamos fechando um acordo com a Apple sobre os direitos de mídia nos EUA", disse ele sobre a empresa que assumiu o lugar da ESPN. "E a maneira como vemos isso agora é que todo o cenário da mídia, e falamos em termos de alcance, mudou com o tempo devido ao que a tecnologia possibilitou".
"E agora não se trata apenas do que acontece em uma janela de transmissão de uma hora e meia durante uma corrida de domingo, mas de estar sempre ligado, sempre presente. Acho que a Apple, com o que pode fazer do ponto de vista tecnológico, realmente aprimorará o produto e, portanto, o conteúdo e toda a experiência que, na minha opinião, continuará a impulsionar a marca e a conscientização do esporte".
Quando pressionado sobre se ele acredita que a Apple buscará os direitos globais da F1 quando o contrato estiver disponível, Chang respondeu, admitindo que acredita que ela será "muito ativa" quando isso acontecer. Ele também confirmou que a Liberty Media está em negociações com a Apple em "várias frentes", embora não tenha detalhado o que isso significa.
A Apple e a Fórmula 1 anunciaram em outubro que a Apple TV assumirá a transmissão da F1 nos Estados Unidos a partir do início da temporada de 2026. Espera-se que esse contrato de cinco anos seja avaliado em aproximadamente 140 milhões de dólares (R$755,18 milhões) por temporada.
"Obviamente, fizemos o filme da F1 ", disse Eddy Cue, vice-presidente sênior de serviços da Apple, durante o fim de semana do GP dos Estados Unidos. "Conheço Stefano [Domenicali] há muito tempo. O filme da F1 nos aproximou de toda a equipe e nos fez ver o que era possível".
Tim Cook e Eddy Cue na estreia mundial de F1 The Movie
Foto de: Getty Images
"O filme foi um grande sucesso. O maior filme de esportes de todos os tempos, o maior de Brad Pitt de todos os tempos. Ainda nem o lançamos na Apple TV, será lançado em 12 de dezembro. Portanto, teremos um conjunto de novos públicos para assisti-lo novamente e estamos entusiasmados com a oportunidade de crescimento nos EUA. A F1 cresceu muito, mas a verdade é que ainda pode crescer exponencialmente. É uma oportunidade enorme. É mais do que apenas uma corrida, é cultura", continuou.
Na verdade, Cue comparou a categoria de corridas com a Major League Soccer, um esporte para o qual a Apple atualmente tem os direitos, mas que deixará de existir após a conclusão da temporada 2028/29, três anos e meio antes do esperado.
"Este é um nível totalmente diferente", disse ele sobre a F1. "Sinceramente, é um esporte muito maior do que a Major League Soccer. E achamos que há uma grande oportunidade de alavancagem. Estamos tornando-o parte da Apple TV, a assinatura. Não se trata de um passe de temporada ou de um pacote adicional. Portanto, também terá um alcance muito mais amplo".
NORRIS e Piastri DESCLASSIFICADOS de VEGAS! MAX fica a 24 pontos da ponta
Podcast #361: DERRETIMENTO de PIASTRI, BORTOLETO no Brasil, BRIGA de novatos e nova REALIDADE da INDY! CAIO COLLET
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.