Fórmula 1 GP do Japão

F1: Chuva inibe atividade de pista e Piastri lidera TL2 ‘sonolento’

Espera por pista em melhores condições fez com que sessão fosse pouco movimentada

Oscar Piastri, McLaren MCL38

A chuva foi uma das protagonistas do segundo treino livre para o GP do Japão de Fórmula 1 nesta sexta-feira.  

Com a pista molhada, nem todos se arriscaram em ir para a pista, com as equipes na espera de um piso relativamente seco, evitando até mesmo o uso dos intermediários. Apenas 13 pilotos foram para a pista com nove registrando volta rápida.

Nos minutos finais, Oscar Piastri garantiu a liderança do treino, com 1min34s725. Lewis Hamilton foi o segundo colocado, a meio segundo do australiano. Já com cronômetro zerado, Charles Leclerc garantiu o terceiro posto.

Max Verstappen, o mais rápido do TL1, não entrou, assim como outros notáveis, como Fernando Alonso, George Russell e Sergio Pérez.

Leia também:

O Treino

O segundo treino livre teve uma ausência. Logan Sargeant, que bateu no TL1 e danificou a suspensão dianteira e a caixa de câmbio, viu apenas os mecânicos trabalharem em seu carro. Por sorte, o chassi permanecia intacto.

Com pista úmida, os pilotos demoraram a sair para a pista. Hamilton foi o primeiro já com 13 minutos decorridos. O piloto da Mercedes optou pelos pneus slicks, com o composto médio, mas não chegou a fazer volta rápida, já que a chuva voltava.

Daniel Ricciardo, que não fez o TL1 para dar lugar a Ayumu Iwasa, também tentou entender melhor a pista, também com médios.

Com a chuva se intensificando, a pista continuou não sendo utilizada.

Piastri optou pelos intermediários e foi à pista quando restavam 33 minutos, mas também não completou volta rápida. No rádio, ele disse que o piso não estava tão molhado.

Tsunoda, Zhou, Bottas e Ricciardo também foram para a pista na sequência, com o piloto da casa sendo o primeiro a fazer volta rápida, com 1min42s304. Seu companheiro de equipe fez uma marca 4s157 mais lenta.

Tsunoda baixaria sua melhor marca ainda mais quando restavam 23 minutos, com 1min40s946. Ricciardo também melhorava e ficava a apenas 0s967 do japonês.

A dupla da Sauber também se arriscou quando restavam menos de 20 minutos para o final, mas também apenas para estudo.

A chuva não estava mais presente, com os pilotos aguardando a pista reunir condições para o uso dos slicks.

Zhou e Bottas retornaram com 10 minutos para o fim, mas sem resultado prático. A dupla da Haas otou pelos macios, mas só tiraram a cera dos pneus novos.

Piastri, também com macios, se arriscou e se deu bem, ao cravar 1min39s105.

Na volta seguinte, o australiano melhorou com 1min34s725. Outros pilotos também entraram no final, com Hamilton ocupando a segunda colocação, a 0s501 de Piastri.

A F1 no Japão continua neste sábado, com o TL3 às 23h30 (de sexta-feira). O quali acontece às 3h.

Resultado

CLA PILOTO # VOLTAS TEMPO INTERVALO KM/H
1 O. PiastriMCLAREN 81 7

1'34.725

  220.693
2 L. HamiltonMERCEDES 44 6

+0.501

1'35.226

0.501 219.532
3 C. LeclercFERRARI 16 4

+4.035

1'38.760

3.534 211.676
4 Y. TsunodaRB 22 8

+6.221

1'40.946

2.186 207.092
5 D. RicciardoRB 3 9

+7.188

1'41.913

0.967 205.127
6 L. NorrisMCLAREN 4 3

+10.252

1'44.977

3.064 199.140
7 C. Sainz Jr.FERRARI 55 3

+17.854

1'52.579

7.602 185.693
8 E. OconALPINE 31 3

+24.388

1'59.113

6.534 175.507
9 K. MagnussenHAAS F1 TEAM 20 4

+55.747

2'30.472

31.359 138.930
10 G. ZhouSAUBER 24 7

 

   
11 V. BottasSAUBER 77 7

 

   
12 A. AlbonWILLIAMS 23 5

 

   
13 N. HulkenbergHAAS F1 TEAM 27 5

 

   
14 M. VerstappenRED BULL RACING 1 0

 

   
15 L. SargeantWILLIAMS 2 0

 

   
16 P. GaslyALPINE 10 0

 

   
17 S. PerezRED BULL RACING 11 0

 

   
18 F. AlonsoASTON MARTIN RACING 14 0

 

   
19 L. StrollASTON MARTIN RACING 18 0

 

   
20 G. RussellMERCEDES 63 0

MAX lidera 6ª e fala do futuro (ALÔ ASTON E MERCEDES!). Hamilton PERDE MOTOR e CHUVA impacta Suzuka

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Pódio Cast #4 debate compra da MotoGP / Dorna Sports pela Liberty Media

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

 

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Red Bull explica atualizações agressivas no Japão
Próximo artigo F1: Williams admite que Sargeant bateu no TL1 por não saber onde estava na curva

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil