Fórmula 1 GP do Japão

F1: Red Bull explica atualizações agressivas no Japão

Equipe conta com novas entradas de ar nos dois carros, se tornando um dos principais assuntos do paddock

Red Bull Racing RB20 technical detail

Foto de: Giorgio Piola

O foco na agressiva solução sidepod da Red Bull aumentou no GP do Japão de Fórmula 1, quando a equipe revelou algumas mudanças intrigantes em seu layout de refrigeração.

Embora as revisões não incluíssem quaisquer alterações em sua solução agressiva de sidepod, que está um passo acima do que qualquer um de seus rivais fez até agora, houve um ajuste notável nos arranjos em torno do cockpit.

Leia também:

A Red Bull já chamou a atenção este ano por ter entradas no canal atrás do cockpit – com a equipe copiando uma solução que a Mercedes utilizou nos últimos anos.

Mas para o GP do Japão, uma entrada extra apareceu bem mais à frente – como mostram as setas brancas na imagem abaixo.

Nos documentos de envio de atualização que as equipes devem enviar à FIA antes de cada fim de semana de corrida, a Red Bull explicou que este local revisado era tecnicamente para os “trocadores de calor primários montados no sidepod”.

Falando sobre a motivação para a mudança, o engenheiro-chefe da Red Bull, Paul Monaghan, explicou que muito trabalho foi feito para definir o local da entrada – já que era fundamental encontrar uma que proporcionasse o maior retorno.

“Quando você está tentando fazer uma entrada, será muito bobo colocá-la onde haja pouca pressão para trabalhar”, disse ele.

“Portanto, estamos tentando refinar e escolher as entradas de pressão mais altas para tornar o resfriamento do radiador mais eficiente. Essa é a lógica por trás da reembalagem das entradas. Isso nos oferece algumas recompensas.”

Enquanto as equipes estão constantemente lutando contra compromissos aerodinâmicos com resfriamento extra, Monaghan deixou claro que a entrada não foi uma resposta a quaisquer problemas que a equipe possa ter encontrado nas primeiras corridas.

Em vez disso, ele explicou que as mudanças faziam parte de um esforço de atualização que havia sido acordado antes que o RB20 fosse utilizado.

“Na verdade, isso foi feito antes mesmo dos testes de pré-temporada”, disse ele. “Então, isso estava ali como um pequeno ganho de desempenho. A questão era: poderíamos realmente colocá-lo no carro nessa sequência de corridas?

“Olhamos para isso e pensamos: ‘sim, podemos’. Fizemos algumas peças e as levamos para a Austrália, então parte disso começou lá. E então temos o resto aqui.”

Assoalho novo e freios revisados

Red Bull Racing RB20 technical detail

Red Bull Racing RB20 technical detail

Photo by: Jon Noble

Além das entradas laterais, a Red Bull fez revisões no piso – o que inclui algumas mudanças sutis na superfície e uma curvatura aumentada para ajudar a melhorar o fluxo para a asa da borda do piso.

Trabalhando em conjunto, estas alterações ajudam a proporcionar mais downforce, ao mesmo tempo que mantêm um nível adequado de estabilidade.

Além do piso, a Red Bull também reduziu o tamanho dos dutos de entrada e saída dos freios dianteiros.

Isso foi possível devido às baixas demandas de energia de frenagem de Suzuka, e ter um arranjo menor aqui é mais eficiente do que simplesmente tapar os dutos – como a equipe fez em corridas anteriores.

Red Bull Racing RB20 technical detail

Red Bull Racing RB20 technical detail

Photo by: Jon Noble

HAMILTON É DETONADO, Alonso CAUSA, Verstappen reage e SAINZ atira pra todos os lados; Williams SOFRE

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Pódio Cast #4 debate compra da MotoGP / Dorna Sports pela Liberty Media

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

 

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Wolff relembra Abu Dhabi 2021 e chama Masi de "egomaníaco patológico"
Próximo artigo F1: Chuva inibe atividade de pista e Piastri lidera TL2 ‘sonolento’

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil