F1: Diretor técnico da McLaren deixa cargo após três meses

Após deixar Ferrari no ano passado, David Sanchez não faz mais parte da equipe britânica, em “decisão mútua”

Mechanics of the McLaren F1 Team push the car of Lando Norris, McLaren MCL38, to its grid spot

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images

A McLaren reorganizou a estrutura técnica de sua equipe de Fórmula 1, já que o diretor técnico David Sanchez deixou a equipe de Woking depois de apenas três meses.

Sanchez saiu da Ferrari para a McLaren em janeiro, entre uma série de contratações para aumentar a equipe de engenharia, mas ficou evidente que suas funções como diretor técnico responsável pelo conceito e desempenho “não estavam alinhadas”.

Leia também:

O chefe da equipe, Andrea Stella, assumirá as funções de Sanchez neste momento, enquanto a equipe busca um substituto para liderar o lado de desempenho da equipe.

Em comunicado, Stella comentou que estava grato pelas contribuições de Sanchez durante seu curto período na equipe, mas reconheceu que a apresentação inicial não se traduziu na realidade do trabalho.

“Após discussões cuidadosas entre David Sanchez e a liderança da equipe, foi tomada a decisão mútua de David deixar o time”, disse Stella.

"Após a nossa reflexão conjunta, tornou-se evidente que o papel, as responsabilidades e as ambições associadas à posição de David não se alinhavam com as nossas expectativas originais quando ele concordou em juntar-se a nós em fevereiro de 2023.

"Reconhecendo esse desalinhamento, David e eu concordamos que seria melhor nos separarmos agora, para que ele pudesse buscar outras oportunidades que aproveitariam melhor toda a escala e amplitude de seu notável conjunto de habilidades.

“Valorizamos muito e com gratidão as contribuições que David fez durante seu relativamente curto período conosco e desejamos a ele o melhor em seus empreendimentos futuros”.

Zak Brown, McLaren Racing CEO, David Sanchez, Rob Marshall,  Andrea Stella, McLaren Team Principal

Zak Brown, McLaren Racing CEO, David Sanchez, Rob Marshall, Andrea Stella, McLaren Team Principal

Photo by: McLaren

A saída de Sanchez instigou uma série de mudanças, já que o ex-engenheiro da Red Bull, Rob Marshall, agora assume o cargo de designer-chefe.

Neil Houldley assume as rédeas de Marshall como diretor técnico de engenharia, enquanto Peter Prodromou permanece no cargo como diretor técnico de aerodinâmica.

Sanchez começou sua carreira na F1 com a Renault antes de se mudar para a McLaren em 2007 como aerodinamicista sênior, permanecendo na equipe durante o ano do primeiro título de Lewis Hamilton.

O francês mudou-se para a Ferrari em 2012, permanecendo lá por mais de uma década antes de assinar um contrato no ano passado para ingressar na McLaren no início de 2024.

“Sou grato pela oportunidade de ter feito parte desta equipe”, afirmou Sanchez.

"Embora o papel que idealizamos e havíamos acordado não estivesse alinhado com a realidade do cargo que encontrei, saio com respeito pela liderança, admiração pela dedicação dos meus colegas e apreço pela abertura e honestidade com que discutimos e chegamos a esta decisão.

“Desejo que esta equipe tenha sucesso contínuo enquanto continua sua jornada para a frente do grid, onde pertence. Estou ansioso pelo meu próximo desafio na F1.”

SAINZ tem 'medo' de VERSTAPPEN na RBR e deve ir a outra equipe, diz jornalista | Que será de Carlos?

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Pódio Cast #4 debate compra da MotoGP / Dorna Sports pela Liberty Media

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior RETA FINAL: Hamilton roubado? F1 será vendida com compra da MotoGP pela Liberty?
Próximo artigo F1: Verstappen alerta que "não há necessidade de pânico" sobre motores da Red Bull para 2026

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil