F1: Em meio a temporada recorde, Verstappen elege melhores vitórias de 2023

Holandês selecionou três triunfos como os mais especiais em meio aos 19 conquistados na temporada

Max Verstappen, Red Bull Racing, 1st position, arrives in Parc Ferme

Max Verstappen, Red Bull Racing, 1st position, arrives in Parc Ferme

Jake Grant / Motorsport Images

Em meio a uma temporada recorde na Fórmula 1 em 2023, com 19 triunfos em 22 GPs disputados, Max Verstappen conseguiu o feito de selecionar suas melhores vitórias ao longo do ano.

Esse é apenas um dos recordes batidos pelo holandês ao longo de 2023, em uma lista que inclui outras marcas como ser o primeiro a superar 1000 voltas lideradas em uma mesma temporada, permitindo que ele conquistasse o tricampeonato sem nenhum desafio dos rivais.

Leia também:

No entanto, entre os numerosos triunfos deste ano, houve alguns com significados particulares para o holandês, elegendo três vitórias como as mais representativas da temporada.

"Acho que Miami foi fantástico, uma corrida importante. A vitória em casa em Zandvoort foi muito bonita, e acho que o triunfo em Suzuka, depois do fim de semana difícil em Singapura, foi muito significativo", disse o holandês em sua seleção.

Max Verstappen, Red Bull Racing RB19

Photo by: Red Bull Content Pool

Max Verstappen, Red Bull Racing RB19

O GP de Miami provavelmente representa um ponto de virada para seu campeonato em vários níveis. A derrota no Azerbaijão, prova vencida por Sergio Pérez, o ensinou muito. Aliás, a partir deste momento, Verstappen começou a explorar mudanças que ampliaram sua superioridade, como já foi possível ver claramente na semana seguinte, em Miami.

Mesmo com uma classificação decepcionante devido a um erro e uma bandeira amarela no fim do Q3, toda a força do holandês deu as caras na corrida, escalando o pelotão em menos de meia prova para ultrapassar Pérez e vencer.

Miami representou também a primeira vitória em uma sequência de dez consecutivas, um novo recorde para a F1.

Zandvoort também entrou na lista por ser a casa de Verstappen e por ter sido uma prova particularmente movimentada devido à chuva. Após um pit stop atrasado em relação aos rivais, o holandês iniciou sua recuperação, chegando a ultrapassar seu companheiro nos boxes, com Pérez aproveitando a oportunidade de antecipar sua primeira parada para colocar o intermediário.

Apesar de uma interrupção a menos de dez voltas do fim devido à volta da chuva torrencial, Verstappen conseguiu cruzar a linha de chegada em primeiro, mantendo atrás de si a concorrência de Fernando Alonso em segundo.

Por fim, Suzuka trouxe de volta os pontos fortes do RB19 e o talento do piloto holandês, tanto na classificação quanto na corrida. Após um fim de semana difícil em Singapura, onde a Red Bull apareceu fragilizada, a equipe estava ansiosa para silenciar todos os rumores que questionavam a possibilidade de uma diretriz técnica ter quebrado o desempenho do carro.

A resposta veio em Suzuka, prova dominada tanto na classificação, com um primeiro setor essencialmente perfeito, quanto na corrida, vencendo com cerca de 20s de vantagem para o segundo colocado.

Max Verstappen, Red Bull Racing, 1° posizione

Photo by: Steven Tee / Motorsport Images

Max Verstappen, Red Bull Racing, 1° posizione

"Gosto de pilotar, acho que isso é o mais importante de estar aqui. E claro, vencer é a melhor coisa na F1. Para mim, a motivação está aí, porque sei que, na maioria das corridas, tivemos uma grande chance de vencer neste ano, então é ótimo".

"Acho que é mais difícil quando você está nessa posição e chega a uma corrida onde não é mais possível ou é difícil. Mas, quando você está na liderança, acho que é mais fácil do que quando está no meio do pelotão".

FRENTE A FRENTE COM WOLFF: Bastidores da entrevista exclusiva com chefe da Mercedes no GP do Brasil!

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior F1: Alonso coloca condição para voltar a correr em Le Mans; confira
Próximo artigo F1: Qual valor dos prêmios em dinheiro que cada equipe receberá pela temporada 2023?

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil