Fórmula 1 GP de Portugal

F1: Entenda como diferentes estratégias de pneus podem decidir GP de Portugal

Apesar de largarem de médios, Mercedes e Red Bull possuem situações totalmente opostas com os pneus à disposição para o GP

Pole man Valtteri Bottas, Mercedes, celebrates in Parc Ferme with Max Verstappen, Red Bull Racing

Com pouco para se diferenciar em termos de ritmo em Portimão, as duas rivais pelo título da Fórmula 1 em 2021, Mercedes e Red Bull, chegam ao domingo com opções completamente diferente de pneus em suas lutas pela vitória. 

Enquanto ambas as equipes largarão de pneus médios, é o composto que elas usarão no segundo stint que deve criar a diferença. Tendo feito programas diferentes nos treinos, a Mercedes não tem jogos novos de duros para os pilotos, enquanto a Red Bull não tem macios.

Leia também:

O impacto disso pode ser significativo se as duas equipes estiverem em uma batalha próxima durante a janela de pit stops. O pneu macio pode, em teoria, oferecer uma performance melhor, e a estratégia de colocá-lo na volta 26 pode funcionar melhor que a troca pelo duro.

Mas o macio tem sido complicado ao longo do final de semana e a Mercedes percebeu que é mais lenta que com os médios em ritmos de classificação. Ainda existe também uma incerteza sobre a sua durabilidade.

O pneu duro certamente será mais durável que o macio para o stint final, mas deve ser mais lento, além de levar mais tempo para colocá-lo na janela ideal de aquecimento.

Max Verstappen, Red Bull Racing RB16B

Max Verstappen, Red Bull Racing RB16B

Photo by: Mark Sutton / Motorsport Images

Isso significa que pode não ser uma boa opção para a Red Bull caso queira fazer a ultrapassagem pelas paradas.

Ambas as equipes olharão de perto o resto do top 10 para entender o comportamento dos pneus macios no começo da corrida. E não é impossível que elas possam usar até um jogo usado caso a escolha fique óbvia.

Outro aspecto fascinante é que, em teoria, a estratégia mais rápida é largar de macio e trocar para médio. As outras equipes do top 10, exceto Mercedes, Red Bull e Charles Leclerc, devem fazer isso.

Laurent Mekies, diretor esportivo da Ferrari, reconheceu que a incerteza sobre a escolha ideal de estratégia de pneus na complicada pista de Portimão significa que estamos a caminho de batalhas épicas.

"Acho que teremos uma grande luta entre os carros que largam de macios e os de médio". Enquanto Leclerc sai de médios, Carlos Sainz largará com os compostos macios.

"Obviamente parece uma corrida de apenas uma parada, mas o macio durará quanto tempo? E temos o pessoal largando de médios, que devem ter uma primeira parte da corrida melhor, mas eles possivelmente terão que colocar o duro".

"A questão é o quão mais lento é o duro comparado ao médio? Então acho que será interessante ver isso. Ninguém tem a resposta. Acho que será bem apertado".

F1 2021: BOTTAS nega POLE 100 de Hamilton em Portugal em treino surpreendente | Q4

Assine o canal do Motorsport.com no Youtube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like (joinha) nos vídeos e ative as notificações para sempre ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

PODCAST: Tudo sobre GP de Portugal e as mudanças no calendário com Rico Penteado

 

In this article
Jonathan Noble
Fórmula 1
Red Bull Racing
Mercedes
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Hamilton e Senna são homenageados por artista português durante GP em Portimão
Próximo artigo F1: Hamilton domina após 'susto' na relargada e vence GP de Portugal em Portimão

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros