Últimas notícias
Fórmula 1 GP da Austrália

F1: Ferrari estreia versão 'repaginada' do SF-23 em Ímola

Mudança radical tem como objetivo salvar uma temporada que começou abaixo das expectativas

Ferrari SF-23

O GP da Emilia Romagna, marcado para o dia 21 de maio em Ímola. não marca apenas o início da temporada europeia da Fórmula 1 em 2023, tendo ainda um valor importante para o Mundial com a estreia da versão repaginada do SF-23 da Ferrari.

A Scuderia entrou em um programa com o objetivo de levar um carro revisado e corrigido para a primeira corrida em casa do ano, buscando reduzir a diferença para a Red Bull e, principalmente, voltar a ser a segunda força do grid, já que, no momento, está atrás de Aston Martin e Mercedes.

Leia também:

Curiosamente, a Mercedes também deve colocar na pista de Ímola o W14 Evo, aumentando ainda mais a importância da sexta etapa da temporada 2023.

Carlos Sainz, Ferrari SF-23

Carlos Sainz, Ferrari SF-23

Photo by: Ferrari

O plano inicial da equipe era ter esse pacote pronto para o GP do Azerbaijão, primeira etapa após a pausa de três semanas devido à ausência da China, mas as peças exigem uma fase maior de produção.

As intervenções que Enrico Caridile vem realizando impactam vários aspectos do carro: sabemos de uma nova asa dianteira e fala-se de uma suspensão traseira que visa um controle maior da distância ao solo graças a um anti-efeito de agachamento sob aceleração. Mas o SF-23 também deve mudar de forma, então podemos esperar uma intervenção nos sidepods.

O carro não deve caminhar na direção do RB19, mas também não deve ser o mesmo desenho que fez da Ferrari um carro único. O objetivo é conseguir trabalhar com a distância mínima ao solo adequada, alinhado com o que é visto no túnel de vento. Os engenheiros haviam focado na busca pela eficiência aerodinâmica, reduzindo a resistência, mas não levaram 100% em conta o porpoising.

O porpoising sob certas velocidades obriga que a parte inferior do carro vermelho seja levantada em relação ao solo para evitar danos ao assoalho e ao asfalto, mas ele vem com uma perda considerável de carga aerodinâmica. Com menos carga, há menos energia ao redor dos pneus e o resultado é um desgaste imprevisível dos pneus, que funcionam em uma janela muito estreita.

Por isso, a Ferrari decidiu mudar os planos de desenvolvimento do SF-23 Inicialmente planejado para algo diluído ao longo do ano, a equipe quis ir com tudo nesse primeiro passo, que consumirá boa parte dos recursos previstos para a temporada.

Não surpreende: é o movimento que tenta salvar o campeonato após um início bem abaixo do esperado. Em Maranello, ainda há a impressão de que o potencial do carro é muito maior do que vimos até agora. Essas atualizações são pensadas para potencializar qualidades "ocultas" do carro.

Frederic Vasseur, Team Principal della Scuderia Ferrari

Frederic Vasseur, Team Principal della Scuderia Ferrari

Photo by: Mark Sutton / Motorsport Images

Fred Vasseur não iniciou ainda as mudanças exigidas por fora, mas há um plano de revitalização, nomeando a pessoa que substituirá David Sanchez no posto de Chefe de Conceito Veicular. É uma promoção interna, e fontes indicam que é um engenheiro de confiança. Junto com Enrico Cardille no motor e Diego Tondi na aerodinâmica, será formado um triunvirato com o objetivo de colocar novamente a Ferrari no topo.

Charles Leclerc, Ferrari

Charles Leclerc, Ferrari

Photo by: Ferrari

Enquanto isso, Charles Leclerc e Carlos Sainz terão que jogar na defensiva. Em Melbourne a equipe terá novidades. O que fica é uma Ferrari temerosa, que ainda não atingiu seu limite, mas que ainda não se sente derrotada.

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast Motorsport.com #222 – ‘Buraco’ da Ferrari é maior que o da Mercedes em 2023?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Mercedes já sabia dos limites do W14 antes mesmo do Bahrein
Próximo artigo F1: Rosberg revela ponto fraco de Hamilton com companheiros de equipe

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil