Recomendado para você

F1: "É assustador ver que ele está cada vez melhor", diz Vettel sobre Verstappen

F1: "É assustador ver que ele está cada vez melhor", diz Vettel sobre Verstappen

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: "É assustador ver que ele está cada vez melhor", diz Vettel sobre Verstappen
F1: Aston Martin anuncia que Adrian Newey assumirá papel de chefe de equipe em 2026

F1: Aston Martin anuncia que Adrian Newey assumirá papel de chefe de equipe em 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Aston Martin anuncia que Adrian Newey assumirá papel de chefe de equipe em 2026
Com Nasr, Porsche Penske anuncia pilotos da IMSA para 2026 após saída da WEC

Com Nasr, Porsche Penske anuncia pilotos da IMSA para 2026 após saída da WEC

IMSA
IMSA
Com Nasr, Porsche Penske anuncia pilotos da IMSA para 2026 após saída da WEC
Do paddock da F1 ao parlamento? Claire Williams considera carreira na política

Do paddock da F1 ao parlamento? Claire Williams considera carreira na política

Fórmula 1
Fórmula 1
Do paddock da F1 ao parlamento? Claire Williams considera carreira na política
F1: Novo assoalho da Red Bull divide opiniões e Verstappen opta por não usá-lo

F1: Novo assoalho da Red Bull divide opiniões e Verstappen opta por não usá-lo

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Novo assoalho da Red Bull divide opiniões e Verstappen opta por não usá-lo
No Brasil, filha de Dale Earnhardt comenta internacionalização da NASCAR e chances da JR Motorsports competir na Cup

No Brasil, filha de Dale Earnhardt comenta internacionalização da NASCAR e chances da JR Motorsports competir na Cup

NASCAR XFINITY
NASCAR XFINITY
No Brasil, filha de Dale Earnhardt comenta internacionalização da NASCAR e chances da JR Motorsports competir na Cup
Mick Schumacher revela conversas com a Cadillac "praticamente até o fim", mas não fecha portas para F1

Mick Schumacher revela conversas com a Cadillac "praticamente até o fim", mas não fecha portas para F1

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
Mick Schumacher revela conversas com a Cadillac "praticamente até o fim", mas não fecha portas para F1
F1: Se 'desastre' não é a palavra certa para definir a temporada 2025 da Ferrari, qual é?

F1: Se 'desastre' não é a palavra certa para definir a temporada 2025 da Ferrari, qual é?

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1: Se 'desastre' não é a palavra certa para definir a temporada 2025 da Ferrari, qual é?

F1: FIA altera regulamento de 2026 visando menor desigualdade entre fabricantes

Marcas que tiverem desempenho muito inferior terão concessões

A FIA altera os regulamentos da F1 para 2026: Novas liberdades para os fabricantes de motores

Update der Formel-1-Designstudie für 2026 vom Dezember 2024

Foto de: FIA

Cerca de cinco meses antes do início da temporada de 2026 da Fórmula 1, o Conselho Mundial de Esporte Motorizado da FIA aprovou "pequenas alterações" nos novos regulamentos técnicos. De acordo com a FIA, os ajustes estão relacionados a detalhes de vários componentes, como (entre outros) a célula de segurança, a suspensão e a unidade de potência. 

Leia também:

Um comunicado de imprensa da Federação afirma que "as mudanças foram parte da colaboração contínua entre a FIA, a direção da Fórmula 1 e as equipes, bem como os fabricantes das unidades de potência". Essencialmente, o objetivo era "refinar os regulamentos".

O chamado conceito ADUO é explicitamente mencionado. Esse termo significa "Oportunidades Adicionais de Desenvolvimento e Atualização" e se refere a oportunidades para os fabricantes de motores. A FIA "medirá continuamente" o desempenho das diferentes unidades de potência na temporada de 2026 para poder intervir, se necessário, no caso de um desequilíbrio. Há três datas-chave no calendário da para isso: após o sexto GP (Miami), após o décimo segundo (Bélgica) e após o décimo oitavo (Singapura).

Se o desempenho de um fabricante cair muito em comparação aos outros, a FIA poderá tomar medidas diferentes para o fabricante em questão. Ela pode permitir uma nova homologação, reduzir o teto orçamentário e/ou liberar tempo adicional de desenvolvimento nas bancadas de teste.

Além disso, os fabricantes com "sérios problemas de confiabilidade" também devem receber um alívio financeiro. De acordo com a FIA, esses problemas podem ser "muito prejudiciais". 

Harmonia entre a FIA e a FOM

O presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem, busca proximidade com a direção da F1 e elogia as "discussões positivas" em torno do novo Pacto da Concórdia. O "contrato da Fórmula 1" entre a FIA, a FOM (Formula One Management) e as equipes regula, entre outras coisas, a distribuição de prêmios em dinheiro e vincula as equipes de corrida individuais à F1 por vários anos.

O novo acordo ainda não foi finalizado, no entanto, Ben Sulayem fala de uma "oportunidade de escrever a história" porque a F1 pode "continuar a crescer mundialmente" graças à estreita cooperação de todas as partes envolvidas. A FIA também se beneficiará porque o novo Pacto da Concórdia "consolidará ainda mais" seu papel como órgão regulador, explica Ben Sulayem.

O chefe da F1, Stefano Domenicali, também reconhece um "momento extraordinário" e a oportunidade de um "forte futuro conjunto" na "classe principal" do automobilismo. Ele vê um "bom momento" e um "grande progresso para garantir uma liderança sólida para a sustentabilidade e o bem-estar da F1".

BERNOLDI lembra CAUSOS com MAX, 'mala' ALONSO e CALADO HAMILTON, avalia BORTOLETO e + | RENAN GUERRA

Ouça o PODCAST MOTORSPORT.COM:

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Artigo anterior F1: Hamilton critica rumores sobre suposta ida de Horner à Ferrari
Próximo artigo F1 - Antonelli admite 'incerteza' para 2027: "Preciso mostrar desempenho"

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros