F1: FIA investiga Ferrari após polêmica em teste de pneus
Após queixas de rivais, FIA busca esclarecimentos sobre mudanças no assoalho da equipe italiana durante testes em Ímola


A Ferrari foi uma das quatro equipes que participaram de um teste de desenvolvimento de pneus após o GP da Emilia Romagna, da Fórmula 1. A iniciativa da escuderia de Maranello não passou ilesa a críticas. Algumas equipes reclamaram sobre supostas modificações no assoalho, o que é proibido. Segundo o regulamento, não é permitido nenhuma mudança de configuração diferentes das usadas em testes oficiais ou corridas na temporada.
As regras dizem: “os carros nesses testes devem usar apenas componentes de uma especificação que tenham sido usados em pelo menos uma corrida ou durante teste oficiais deste campeonato. Os carros devem cumprir totalmente as disposições do Regulamento Técnico.”
Em imagens divulgadas, é possível notar diferentes especificações no assoalho do carro de Carlos Sainz. Na ocasião, os dois pilotos da Ferrari foram a pista – o piso de Leclerc estaria condizente com a regra.

Carlos Sainz, Ferrari F1-75, floor detail
Photo by: Davide Cavazza
Pelo menos duas equipes já comunicaram a FIA para verificar sobre a legalidade do que foi feito. Fontes indicaram que o corpo diretivo já está em diálogo com a escuderia italiana.
Ao ser questionada, a Ferrari se recusou a revelar todos os detalhes sobre onde e quando o piso de Sainz havia corrido antes, porém a equipe está convencida de que cumpriu totalmente os regulamentos e está completamente relaxada com a situação.
ATUALIZAÇÃO:
A Ferrari recebeu a aprovação da FIA por rodar com diferentes assoalhos no teste de pneus da F1 de Ímola na semana passada.
Após o diálogo entre a FIA e a Ferrari durante o fim de semana de Miami para verificar os componentes que foram utilizados, entende-se que a investigação foi concluída com o órgão regulador satisfeito com o cumprimento das regras.
Embora não haja uma declaração oficial sobre o assunto, entende-se que a mudança de piso da Ferrari foi motivada por danos na sessão da manhã.
A FIA estava convencida de que o piso que foi instalado no carro de Sainz para a tarde era na verdade uma especificação mais antiga que havia sido utilizada no início do ano – portanto, estava em conformidade com as regras.
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