Fórmula 1 GP da Arábia Saudita

F1: FIA revisará regras após polêmica com Alonso no GP da Arábia Saudita

'Brecha' na intepretação das regras fez com que Aston Martin conseguisse que o órgão voltasse atrás na penalização

Fernando Alonso, Aston Martin F1 Team

A FIA prometeu revisar as regras relacionadas à mecânica em pit-stop após a polêmica em torno de Fernando Alonso no GP da Arábia Saudita, segunda etapa da temporada 2023 da Fórmula 1. O espanhol foi punido e teve a penalização 'cancelada' por conta de brechas e intepretação da regra.

Leia também:

Alonso inicialmente recebeu uma punição de 10 segundos após a corrida, depois que uma decisão tardia da FIA julgou que ele não havia cumprido corretamente a penalidade de 5s relativa a posição incorreta no grid de largada. Em um primeiro momento, os oficiais entenderam que tudo tinha sido feito de maneira correta, mas depois, eles mudaram de ideia. 

Na última volta da corrida, os comissários foram solicitados a ver o vídeo do incidente e acreditaram que o macaco traseiro havia tocado o carro de Alonso antes do tempo acabar. Isso foi considerado como uma violação das regras e a penalidade subsequente tirou o pódio conquistado pelo piloto espanhol.

No entanto, após discussões com a Aston Martin, a equipe argumentou que não havia uma definição específica nas regras quanto ao toque no carro, já que o regulamento simplesmente determina que os mecânicos não podem trabalhar nele antes que a penalidade seja cumprida. O time de Silverstone argumentou com sucesso que houve muitas ocasiões no passado em que o contato foi feito e nenhuma penalidade foi aplicada.

Em meio à incerteza, a FIA prometeu investigar o assunto para esclarecer exatamente o que é e o que não é permitido – com uma definição clara a ser oferecida às equipes antes do GP da Austrália. Um comunicado emitido pelo órgão dizia: “O pedido aos Comissários para revisão da decisão inicial (Documento 51) foi feito na última volta da corrida."

“A posterior decisão dos comissários de ouvir e conceder o Direito de Revisão pelo Concorrente foi resultado de novas evidências sobre a definição de 'trabalhar no carro', para a qual havia precedentes conflitantes e isso foi exposto por esta específica circunstância."

“Este tópico será, portanto, abordado no próximo Comitê Consultivo Esportivo que acontecerá na quinta-feira, 23 de março, e um esclarecimento será feito antes do GP da Austrália de Fórmula 1 da FIA de 2023. Essa abordagem aberta para a revisão e melhoria de seus processos faz parte da missão contínua da FIA de regular o esporte de maneira justa e transparente”.

A revisão das regras sobre os mecânicos que tocam no carro provavelmente será uma das várias questões relacionadas à situação de Alonso que surgirão na reunião. Com o espanhol e Esteban Ocon sendo penalizados por estarem fora de posição nas largadas deste ano, há dúvidas sobre o quão difícil é para os pilotos ver os colchetes do grid.

Além disso, questões estão sendo levantadas sobre por que uma investigação formal sobre Alonso cumprindo sua penalidade só foi lançada na última volta da corrida, apesar de ter sido dada toda a liberdade quando isso aconteceu.

Prenúncio de APOSENTADORIA? CRISE na Mercedes F1 precede FIM DA LINHA entre Hamilton e Wolff? DEBATE

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast #221 - Crise na Mercedes pode significar fim da linha para Hamilton?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Hamilton: Red Bull tem o carro mais dominante que já vi na F1
Próximo artigo F1: Pérez dá versão sobre 'treta' do ritmo com Red Bull e Verstappen

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil