F1: FIA traça novo plano para diretor de corrida em 2025

De acordo com o presidente da FIA, Bin Sulayem, haverá várias pessoas no comando neste ano

Presidente da FIA dá a entender que haverá "múltiplos" diretores de corrida na Fórmula 1 novamente em 2025

Foto de: LAT Images

A Fórmula 1 não terá apenas um, mas "vários" diretores de corrida na temporada de 2025. Isso foi sugerido por Mohammed bin Sulayem, presidente da Federação Internacional de Automobilismo durante a reunião de cúpula da FIA em Jarama, na Espanha, conforme relatado pelo De Telegraaf. 

Leia também:

Bin Sulayem falou de "sangue novo" para o cargo de diretor de corrida, mas não mencionou nenhum nome. Portanto, ainda não está claro se Rui Marques continuará em sua função durante este ano.

Marques foi nomeado diretor de corrida em um curto espaço de tempo no final de 2024, depois que a FIA e a Fórmula 1 se separaram de seu antecessor, Niels Wittich. Wittich, por sua vez, havia sucedido Michael Masi em 2022, juntamente com Edoardo Freitas, que havia sido demitido após o polêmico final de Abu Dhabi em 2021.

Portanto, dois diretores de corrida se revezando para gerenciar a ação na pista não seria novidade na categoria. No entanto, esse sistema não durou nem mesmo uma temporada completa: A partir do final de 2022, Freitas não estava mais em ação após um incidente no GP do Japão em Suzuka e, portanto, a responsabilidade passou inteiramente para Wittich.

A FIA busca mais profissionalismo

Antes da temporada de 2025, a entidade máxima do automobilismo mundial também está se esforçando para garantir maior profissionalismo entre seus homens. Recentemente, foram revelados planos para um novo departamento da FIA que se concentrará mais no treinamento de oficiais, como diretores de corrida e comissários. Dessa forma, a entidade máxima do automobilismo mundial quer criar uma base de pessoal mais ampla.

Isso poderia significar uma mudança de funcionários voluntários para funcionários 100% dedicados: no futuro, os comissários poderiam trabalhar em tempo integral ou pelo menos em tempo parcial para a Fórmula 1 - e não mais apenas esporadicamente e "de plantão".

Com essas medidas, o órgão também está reagindo às críticas constantes do paddock da Fórmula 1 de que as decisões dos diretores de prova e dos comissários são muito inconsistentes.

MAX na MERCEDES, Lawson na SAUBER e +: Como seria F1 se RUMORES fossem confirmados? Com ARTHUR LEIST

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

MAX na MERCEDES, Lawson na SAUBER e +: Como seria F1 se RUMORES fossem confirmados? Com ARTHUR LEIST

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo! 

In this article
Stefan Ehlen
Fórmula 1
Mohammed Bin Sulayem
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Andretti: F1 teria cometido um "erro" se tivesse rejeitado a General Motors

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros