F1: Hamilton bate recorde de Schumacher após Singapura; confira
Britânico chegou em oitavo na etapa de Marina Bay no último final de semana

Lewis Hamilton superou Michael Schumacher em mais um recorde da Fórmula 1: no GP de Singapura de 2025, o britânico marcou sua primeira volta mais rápida como piloto da Ferrari. Com isso, ele alcança 16 temporadas consecutivas com voltas mais rápidas – superando o marco estabelecido por "Schumi" (15).
Schumacher havia assumido o recorde em 2003, superando Alain Prost (11), e ampliou para 15 temporadas consecutivas até o fim de sua primeira carreira na F1.
De 1992 a 2006, Schumacher conquistou voltas mais rápidas pilotando para a Benetton e para a Ferrari. Hamilton, porém, agora também supera o alemão no número de equipes: suas primeiras voltas mais rápidas foram pela McLaren e, posteriormente, pela Mercedes.
Será que Verstappen ameaça o recorde de Hamilton?
Se o recorde de Hamilton um dia será ameaçado, ainda é incerto. Entre os pilotos em atividade, Max Verstappen parece o candidato mais promissor para bater essa marca: ele já acumula dez temporadas consecutivas com voltas mais rápidas, pois desde sua estreia na Red Bull em 2016, marcou ao menos uma volta rápida por ano.
No entanto, em relação ao recorde absoluto de voltas mais rápidas, Verstappen ainda está longe: com 35 voltas mais rápidas, ocupa apenas a sexta posição no histórico da F1– sendo o segundo piloto ativo, atrás de Hamilton, que é o segundo colocado com 68 voltas mais rápidas.
O primeiro lugar ainda pertence a Schumacher, com 77 voltas mais rápidas. Também impressiona sua taxa: em uma a cada quatro corridas de suas 307 na F1, "Schumi" fez a volta mais rápida.
Mas há números ainda mais impressionantes: Jim Clark chegou a uma taxa de quase 39%, e Juan Manuel Fangio alcançou 45% – e isso com muito menos corridas do que na era moderna.
Outros recordes da Fórmula 1 ainda mantidos por Schumacher
Além das voltas mais rápidas, 13 anos após o fim definitivo de sua carreira na F1, Schumacher ainda detém outros recordes importantes. O mais conhecido são seus sete títulos mundiais, igualados por Hamilton em 2020.
Schumacher é até hoje considerado o campeão com maior antecedência, pois em 2002 já havia garantido o título após cerca de 65% da temporada concluída. Também inigualáveis são seus cinco títulos consecutivos de 2000 a 2004, além da temporada 2002, na qual conquistou 100% dos pódios – entre outros feitos.
Outros recordes, porém, já foram superados – muitos por Hamilton: em 2017, o piloto da Mercedes ultrapassou Schumacher com a 69ª pole position, e em 2020 fez o mesmo com a 92ª vitória em GPs. Outros recordes já foram conquistados por Verstappen – por exemplo, em 2022, o maior número de vitórias em uma temporada.
DIOGO TRIUNFA, GONZÁLEZ SOFRE e MOREIRA fica a SÓ 9 PONTOS! Aldeguer VENCE 1ª, LESÃO de Márquez e MX
Ouça versão áudio do PÓDIO CAST:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.