F1: Hamilton lidera dobradinha da Mercedes no TL2 em Barcelona com melhor tempo do dia; Verstappen é nono

Holandês da Red Bull não conseguiu entregar uma boa volta nos minutos finais das simulações de classificação

F1: Hamilton lidera dobradinha da Mercedes no TL2 em Barcelona com melhor tempo do dia; Verstappen é nono

O grid da Fórmula 1 voltou à pista de Barcelona nesta sexta para o segundo treino livre para o GP da Espanha. E, novamente, tivemos Mercedes na ponta, mas dessa vez com Lewis Hamilton, que marcou o melhor tempo do final de semana, a frente de Valtteri Bottas, enquanto Max Verstappen foi apenas o nono.

No primeiro treino livre do dia, tivemos uma sessão muito movimentada, marcada por uma bandeira amarela por causa de uma rodada de Mazepin com a Haas e uma vermelha, após Robert Kubica parar na caixa de brita. Bottas terminou na frente, ao marcar 01min18s504, superando Hamilton por apenas 0s033.

Leia também:

Assim como no TL1, todo o grid foi à pista assim que o cronômetro iniciou a regressiva de 60 minutos. Mas, diferente da sessão anterior, desta vez os pilotos saíram com os compostos médios, em vez dos duros. Ainda nos primeiros minutos, o safety car virtual foi acionado rapidamente para que os fiscais pudessem retirar um detrito do carro de Sainz do meio da pista.

Após 15 minutos de treino, Valtteri Bottas já ocupava a ponta, fazendo o melhor tempo do final de semana até então, 01min18s419, com pneus médios, apenas 0s042 a frente de Lewis Hamilton. Max Verstappen fechava o top 3, mas já mais distante, a 0s366. Alonso e Gasly completavam os cinco primeiros, a cerca de 1s do finlandês.

As simulações de classificação chegaram ao fim após a metade do treino, com aproximadamente 25 minutos ainda no cronômetro. Neste momento, Hamilton liderava com 01min18s170, com Bottas em segundo a 0s139 e Leclerc completando o top 3 logo atrás, a 0s165. Fechavam o top 10 Ocon, Alonso, Gasly, Tsunoda, Sainz, Verstappen e Pérez.

Verstappen não conseguiu entregar uma volta rápida nos minutos finais da simulação de classificação, por isso, seu melhor tempo foi o único no grid com pneus médios em vez dos macios, ficando a 0s615 do tempo de Hamilton.

Com os 25 minutos finais dedicados às simulações de corrida, com tanque cheio, os tempos não foram alterados e Lewis Hamilton terminou como o mais rápido do dia ao marcar 01min18s170, liderando uma dobradinha da Mercedes, com Bottas atrás. 

Entre os destaques da sessão, enquanto temos a dupla da Ferrari no top 10 com Leclerc em terceiro e Sainz em oitavo, a da McLaren ficou de fora dos dez primeiros, com Norris sendo o melhor, em 12º, enquanto Ricciardo foi apenas o 15º.

Outros destaques positivos foram as duplas da Alpine e da AlphaTauri, entre quarto e sétimo, a frente de importantes rivais na luta do pelotão do meio.

O grid da F1 volta à pista de Barcelona no sábado, para o treino classificatório que define o grid de largada para o GP da Espanha. A sessão está marcada para 10h, horário de Brasília com transmissão da Band (em estados selecionados) e do Bandsports. 

Resultados

Cla # Piloto Chassi Motor Voltas Tempo Diferença Intervalo km/h
1 44 United Kingdom Lewis Hamilton Mercedes Mercedes 32 1'18.170     214.378
2 77 Finland Valtteri Bottas Mercedes Mercedes 31 1'18.309 0.139 0.139 213.998
3 16 Monaco Charles Leclerc Ferrari Ferrari 28 1'18.335 0.165 0.026 213.927
4 31 France Esteban Ocon Alpine Renault 29 1'18.466 0.296 0.131 213.570
5 14 Spain Fernando Alonso Alpine Renault 30 1'18.518 0.348 0.052 213.428
6 10 France Pierre Gasly AlphaTauri Honda 32 1'18.593 0.423 0.075 213.225
7 22 Japan Yuki Tsunoda AlphaTauri Honda 30 1'18.619 0.449 0.026 213.154
8 55 Spain Carlos Sainz Jr. Ferrari Ferrari 30 1'18.674 0.504 0.055 213.005
9 33 Netherlands Max Verstappen Red Bull Honda 26 1'18.785 0.615 0.111 212.705
10 11 Mexico Sergio Perez Red Bull Honda 23 1'18.918 0.748 0.133 212.346
11 5 Germany Sebastian Vettel Aston Martin Mercedes 30 1'18.947 0.777 0.029 212.268
12 4 United Kingdom Lando Norris McLaren Mercedes 28 1'19.092 0.922 0.145 211.879
13 99 Italy Antonio Giovinazzi Alfa Romeo Ferrari 29 1'19.122 0.952 0.030 211.799
14 18 Canada Lance Stroll Aston Martin Mercedes 29 1'19.134 0.964 0.012 211.767
15 3 Australia Daniel Ricciardo McLaren Mercedes 28 1'19.195 1.025 0.061 211.604
16 7 Finland Kimi Raikkonen Alfa Romeo Ferrari 30 1'19.213 1.043 0.018 211.556
17 63 United Kingdom George Russell Williams Mercedes 29 1'19.957 1.787 0.744 209.587
18 6 Canada Nicholas Latifi Williams Mercedes 26 1'20.046 1.876 0.089 209.354
19 47 Germany Mick Schumacher Haas Ferrari 30 1'20.326 2.156 0.280 208.624
20 9 Russian Federation Nikita Mazepin Haas Ferrari 27 1'20.753 2.583 0.427 207.521

E assim que acabar a classificação, corre para o canal do Motorsport.com para não perder o Q4! Nossa equipe e convidados farão uma análise completa da classificação e do grid de largada, projetando a corrida do domingo. Não perca!

ThePlayer.com, a maior comunidade de apostas esportivas do mundo, está lançando o Desafio F1, o fantasy game que promete agitar a internet e distribuir muitos prêmios.

Para participar, basta se inscrever no ThePlayer.com e entrar na página do Fantasy, clicando aqui. Os vencedores serão conhecidos durante o programa PÓDIO MOTORSPORT, transmitido ao vivo no canal do Motorsport.com no YouTube.

F1 AO VIVO: Veja os DESTAQUES dos treinos livres para o GP da Espanha, em Barcelona | SEXTA-LIVRE

Assine o canal do Motorsport.com no Youtube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like (joinha) nos vídeos e ative as notificações, para sempre ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

PODCAST #103: TELEMETRIA - Tudo sobre o GP da Espanha com Rico Penteado

 

compartilhar
comentários
F1: Pérez revela que segue ajustes do carro de Verstappen para não "se perder" em adaptação à Red Bull

Artigo anterior

F1: Pérez revela que segue ajustes do carro de Verstappen para não "se perder" em adaptação à Red Bull

Próximo artigo

F1: Chefes de equipe irão discutir regras de limites de pista na Espanha

F1: Chefes de equipe irão discutir regras de limites de pista na Espanha
Carregar comentários