F1: Horner descarta chance da Red Bull replicar "sete anos de domínio" da Mercedes
Chefe do time austríaco destaca estabilidade no regulamento e convergência como provas de que vantagem da Red Bull não se estenderá por tantos anos
A Red Bull está fazendo a limpa na temporada 2023 até aqui, com 10 vitórias em GPs e mais 2 sprints. Sem dar chances aos rivais, muitos acreditam que o time austríaco seguirá dominando a Fórmula 1 por mais alguns anos, mas Christian Horner descarta que a Red Bull viverá "sete anos de domínio" como a Mercedes na década passada.
A combinação do RB19 com o grande momento de Max Verstappen estão levando o holandês a passos largos em direção ao tricampeonato. E a vantagem generosa em relação aos demais permite à equipe mudar o foco para o carro de 2024.
Mas com a falta de atualizações e a aparente aproximação dos rivais fazem com que Horner veja sinais de convergência na guerra de desenvolvimento, que devem continuar caso o regulamento se mantenha estável até 2026.
Por isso, ele descarta a possibilidade da Red Bull emular o período dominante da Mercedes entre 2014 e 2020, citando ainda o handicap no tempo de túnel de vento e simulador como um fator limitante para a equipe.
"Uma coisa que sabemos desse esporte é que teremos uma convergência. Já podemos ver isso acontecendo, e o mais importante é a convergência, a estabilidade", disse Horner. "Estabilidade do regulamento aproximará todas as equipes. Isso já está acontecendo, então não veremos outros sete anos de domínio".
"As unidades de potência são bem similares agora e o chassi evolui mais rapidamente que os motores. Já podemos ver isso comparando o início da temporada com agora".
Max Verstappen, Red Bull Racing, 1st position, lifts the winners trophy
Photo by: Zak Mauger / Motorsport Images
Horner vê como "inevitável" as rivais copiando o design de sucesso da Red Bull, com a repaginada do MCL60 da McLaren sendo o mais recente esforço "lisonjeiro".
"É um conceito muito similar. Estava olhando o carro no grid. É a primeira vez que vimos isso neste ano, e é possível ver que a filosofia que eles emprestaram é similar. É um caminho similar. É lisonjeiro não?".
VÍDEO: Ricciardo de volta à F1 e de Vries demitido! Red Bull foi injusta? O que será de Pérez?
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Podcast #238 – A ‘nova’ McLaren em Silverstone e a demissão de De Vries com a volta de Ricciardo
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.