Fórmula 1 GP do Azerbaijão

F1 - Horner: Red Bull deve ser agressiva após perda de pontos

Red Bull perdeu a liderança do campeonato de construtores para a McLaren após corrida em Baku pautada por acidente de Pérez e dificuldades de Verstappen

Max Verstappen, Red Bull Racing RB20

O chefe da Red Bull, Christian Horner, insistiu que a equpe austríaca deve agora "atacar" depois de ter sido ultrapassada pela McLaren no campeonato de construtores da Fórmula 1.

A vitória de Oscar Piastri no GP do Azerbaijão, juntamente com a recuperação de Lando Norris do 15º lugar no grid para o quarto, a batida de Sergio Pérez com Carlos Sainz, da Ferrari, no final da corrida e o fim de semana atípico de dificuldades de Max Verstappen fizeram com que a Red Bull caísse do topo da classificação pela primeira vez desde o GP de Miami de 2022.

Leia também:

Norris também se aproximou de Verstappen na busca pelo título de pilotos, embora por apenas três pontos, para somar aos ganhos obtidos na Holanda e na Itália, com a Red Bull agora enfrentando a necessidade de reverter para sua boa forma após três finais de semana de dificuldades com o carro.

Horner apontou para a contenção de danos, explicando: "Quero dizer, se você olhar antes do fim de semana, com base na posição em que estávamos em Monza, ele tirou o que, três pontos dele?"

No entanto, ele admitiu: "É frustrante, principalmente depois da classificação de Lando, que não o tenhamos vencido, mas felizmente ele não marcou pontos importantes. Mas temos que aproveitar o que já aprendemos e ainda há muita corrida pela frente".

"Sofremos um grande golpe na classificação dos construtores hoje, mas temos 20 pontos de déficit agora, então temos que atacar. Ainda temos sete corridas pela frente, duas corridas de sprint pela frente. Há muitos pontos em disputa e muitos circuitos diferentes chegando, então está longe de acabar".

A falta de sincronia de Verstappen com seu RB20 foi evidenciada por Pérez, que superou seu companheiro de equipe pela primeira vez desde Miami no ano passado.

O mexicano exibiu sua melhor forma da temporada ao desafiar Piastri e Charles Leclerc, mas, quando Sainz se juntou à batalha pela liderança enquanto o piloto monegasco vacilava com os pneus duros que se degradavam rapidamente, disputar posição com duas Ferraris prejudicou Perez.

Sergio Perez, Red Bull Racing RB20

Sergio Perez, Red Bull Racing RB20

Foto de: Red Bull Content Pool

Uma manobra por fora de Leclerc na Curva 1 fez com que o monegasco deixasse Pérez para trás, permitindo que Sainz o ultrapassasse. Mas quando os rivais sairam da Curva 3 lado a lado, ambos perseguindo Leclerc, eles se enroscaram e os dois carros atingiram a barreira de pneus, causando forte dano e terminando a corrida para ambos.

"Frustrante, porque com Checo, ele certamente deveria ter subido ao pódio, no mínimo em terceiro lugar, provavelmente em segundo", disse Horner ao comentar a corrida de Pérez.

"Acho que, na verdade, ele poderia ter vencido a corrida, se não fosse por... ter perdido muito tempo atrás de Alex Albon no início e depois de Lando, enquanto ele estava com pneus novos e Oscar ainda estava com os pneus velhos".

"Lando o apoiou, o que permitiu que Oscar mantivesse a posição na pista e acho que, sem isso, teríamos ficado à frente de Oscar e ele teria passado Leclerc e teria ficado bem, o que é extremamente frustrante."

Sobre o incidente em si, Horner acrescentou: "Você pode ver claramente que Carlos, se você tomar o muro como referência e a linha branca no lado direito da pista, você o vê olhar no espelho e simplesmente desviar para a esquerda, sabendo que ele estava lá, e Checo não se move para a esquerda ou para a direita, então é extremamente frustrante perder isso", conclui.

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

MOLINA NA LATA: Bortoleto PERTO DA AUDI, Drugo e NEWEY na Aston, POR QUE RED BULL CAIU, F1 na Band

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

In this article
Ewan Gale
Fórmula 1
Red Bull Racing
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Queda da Red Bull começou em Barcelona 2023, mas "não levaram Pérez a sério"
Próximo artigo F1: Drugovich faz testes de pneus para 2026 pela Aston Martin

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros