Recomendado para você

F1: Hamilton exige mudanças estruturais na Ferrari, expõe jornal

F1: Hamilton exige mudanças estruturais na Ferrari, expõe jornal

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
F1: Hamilton exige mudanças estruturais na Ferrari, expõe jornal
GP da Austrália de MotoGP: Horários e como ver a etapa de Phillip Island, com Diogo Moreira na Moto2

GP da Austrália de MotoGP: Horários e como ver a etapa de Phillip Island, com Diogo Moreira na Moto2

MotoGP
MotoGP
GP da Austrália
GP da Austrália de MotoGP: Horários e como ver a etapa de Phillip Island, com Diogo Moreira na Moto2
W2RC: Com 3º lugar na abertura do Rally de Marrocos, Lucas Moraes assume a vice-liderança do Mundial

W2RC: Com 3º lugar na abertura do Rally de Marrocos, Lucas Moraes assume a vice-liderança do Mundial

Rally
Rally
Abu Dhabi Desert challenge
W2RC: Com 3º lugar na abertura do Rally de Marrocos, Lucas Moraes assume a vice-liderança do Mundial
F1 - Button analisa ambiente "desagradável" na Ferrari: "Sentem que é fácil ser mandado embora"

F1 - Button analisa ambiente "desagradável" na Ferrari: "Sentem que é fácil ser mandado embora"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1 - Button analisa ambiente "desagradável" na Ferrari: "Sentem que é fácil ser mandado embora"
GP dos EUA de F1: Confira horários e como assistir à etapa de Austin, com corrida sprint

GP dos EUA de F1: Confira horários e como assistir à etapa de Austin, com corrida sprint

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
GP dos EUA de F1: Confira horários e como assistir à etapa de Austin, com corrida sprint
Quando Alonso quase fez colega na F1 ser demitido; entenda

Quando Alonso quase fez colega na F1 ser demitido; entenda

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
Quando Alonso quase fez colega na F1 ser demitido; entenda
F1: Browning assume vaga de Sainz no primeiro treino livre do GP do México; veja quem é

F1: Browning assume vaga de Sainz no primeiro treino livre do GP do México; veja quem é

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: Browning assume vaga de Sainz no primeiro treino livre do GP do México; veja quem é
Mais um passo em direção ao futuro: Arábia Saudita sedia o primeiro evento de corrida alimentada por hidrogênio do mundo

Mais um passo em direção ao futuro: Arábia Saudita sedia o primeiro evento de corrida alimentada por hidrogênio do mundo

Geral
Geral
Mais um passo em direção ao futuro: Arábia Saudita sedia o primeiro evento de corrida alimentada por hidrogênio do mundo
Últimas notícias

F1: Kubica ainda não se conforma com perda de disputa do título de 2008

Polonês relembra campeonato em que chegou a liderar, mas que foi prejudicado por uma decisão da BMW

Robert Kubica, BMW Sauber F1.08 celebrates his maiden victory

Robert Kubica disse que ainda sente algum pesar por ter perdido o desafio para o título mundial de Fórmula 1 em 2008, depois que a BMW parou de desenvolver seu carro no meio da temporada.

Kubica assumiu a liderança do campeonato de pilotos de F1 pela primeira vez após sua primeira vitória no GP do Canadá em 2008, e estava a apenas dois pontos do líder no meio da temporada.

Leia também:

Mas depois que a BMW optou por mudar seu foco para o carro de 2009 e a introdução do KERS, o desempenho do modelo F1.08 foi prejudicado, enquanto a McLaren e a Ferrari avançavam com as atualizações.

Kubica marcaria apenas três pódios na segunda metade da temporada, caindo para o quarto lugar na classificação ao terminar a 23 pontos do campeão mundial, Lewis Hamilton. A BMW acabou abandonando a F1 no final da temporada de 2009, depois que seu sistema KERS refrigerado a ar não se mostrou competitivo.

Kubica disse em 2008 que achou que foi um erro abandonar o desenvolvimento do F1.08 e não mudou sua visão até hoje.

“Tenho exatamente a mesma visão que tinha naquela época, porque no final eu me envolvi e estava em uma situação em que, infelizmente, estava sentindo que essa poderia ser nossa única chance de lutar pelo campeonato”, disse Kubica à GP Racing. “Não tínhamos o carro mais rápido, isso é fato. Normalmente o carro mais rápido está vencendo o campeonato, mas nem sempre.”

“Você tem que usar suas oportunidades, porque você nunca sabe na vida quando terá uma segunda chance. Falei com alguns dos mecânicos depois de 10 anos, que estavam lá comigo, e eles tinham exatamente a mesma visão. E eles se arrependem, porque no final não tivemos outra chance.”

Kubica permaneceu na disputa matemática pelo título até a penúltima corrida do ano no Japão, onde um segundo lugar não foi suficiente para manter suas esperanças vivas.

Foi uma temporada em que os protagonistas do título final, Hamilton e Felipe Massa, escorregaram, criando a oportunidade para Kubica e BMW permanecerem na luta, apesar de suspender o desenvolvimento do carro.

"Isso é corrida, ninguém estava dominando", disse Kubica. "Ferrari e McLaren eram mais fortes em algumas pistas do que em outras, mas tiveram problemas técnicos e cometeram erros. Foi assim que cheguei a liderar o campeonato e me mantive na luta, sem o carro mais rápido.”

“Lembro-me da sexta classificação em Fuji, com [o companheiro de equipe] Nick [Heidfeld] em 16º. Não estávamos com desempenho em lugar nenhum. Mas eu liderei na primeira volta e terminei em segundo. Tenho certeza de que se estivéssemos competindo com as peças que testamos três meses antes, eu teria vencido a corrida.”

“Ainda não me conformo, mas também sinto que tive a sorte de estar nesta posição, porque há muitos pilotos talentosos que nunca tiveram essa chance.”

F1: Entenda em DETALHES o funcionamento do BOTÃO que levou a ERRO dramático de HAMILTON em BAKU

Assine o canal do Motorsport.com no YouTube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações, para sempre ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

PODCAST: Erro de Hamilton mostra um campeão sob pressão?

 

Artigo anterior Verstappen: pontos perdidos em Baku vão doer quando F1 retornar às pistas normais
Próximo artigo Ferrari anuncia Benedetto Vigna como novo CEO da marca

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros