F1: Leclerc apoia motores V8, mas formato do fim de semana deve "permanecer como está"
Piloto da Ferrari comentou o debate sobre a experiência da F1 com o formato de fim de semana e a mudança para motores mais 'barulhentos' no futuro

Charles Leclerc acredita que a Fórmula 1 encontrou o número certo de corridas sprint, mas é contra a adição de elementos de grid reverso, ao mesmo tempo em que deu seu apoio ao retorno dos motores V8.
A F1 introduziu as corridas sprint em 2021 para aumentar o espetáculo oferecido em um fim de semana de GP e fornecer um produto mais atraente para os telespectadores e para os fãs nas arquibandas das pistas.
A F1 confirmou recentemente os locais para as seis corridas sprint de 2026, incluindo um retorno do formato ao circuito de Silverstone e as primeiras corridas de sábado em Zandvoort e Singapura, enquanto a categoria também está conversando com todas as partes interessadas sobre a possibilidade de aumentar o número de sprints para 2027 e além.
Em uma recente mesa redonda com o site Motorsport.com e outros meios de comunicação, o chefe da F1, Stefano Domenicali, sugeriu a ideia de corridas com grid invertido e outras formas de agitar a série, pois ela atrai um público mais jovem e diversificado.
Embora seja provável que haja um aumento no número de corridas sprint em um futuro próximo, Charles Leclerc, piloto da Ferrari, disse que não está muito entusiasmado com a ideia. E, apesar de achar que os grids reversos não se encaixam no DNA da F1, ele admite que a ideia poderia pelo menos ser testada em um fim de semana de sprint.
"Minha opinião pessoal é que acho que a quantidade de corridas de sprint que temos no momento é boa o suficiente e eu não gostaria de fazer mais do que isso", disse Leclerc no GP do Azerbaijão do último fim de semana. "O grid invertido... Não sei, pelo menos não em um fim de semana normal".
"Em um fim de semana de sprint, por que não considerar a corrida sprint, mas realmente não é algo que eu acho que deveria fazer parte do DNA da F1. Acho que a forma como a Fórmula 1 está no momento é onde eu acho que ela deve ficar e não acho que temos que reinventar nada."

Spa-Francorchamps estava entre os seis locais que receberão uma corrida de sprint em 2025
Foto de: Sam Bagnall / Sutton Images via Getty Images
Leclerc sente falta dos motores V8 de sua infância
Também foram realizadas discussões sobre as futuras unidades de potência, com os fabricantes da F1, a FOM, detentora dos direitos comerciais, e a FIA, órgão regulador, todos amplamente alinhados em uma mudança para motores V8 mais baratos e mais simples no futuro. No entanto, uma iniciativa para acelerar sua introdução antes do prazo atual de 2031 fracassou devido à falta de apoio.
Mas, tendo crescido com as eras V10 e especialmente V8 quando criança, Leclerc gostaria que a F1 voltasse a ter motores mais barulhentos. "Isso eu adoraria ter de volta, muito mais barulho seria realmente apreciado", acrescentou.
"Definitivamente, eu preferiria voltar aos motores V8 ou V10 normais e, principalmente, ao barulho, que é o que eu mais sinto falta no esporte, foi o que me fez apaixonar pelo esporte. Obviamente, sou de Mônaco e me lembro de quando os carros de F1 andavam em Mônaco naquela época, me dava arrepios, mas agora acho que não temos mais essa sensação, o que é uma pena".
MAX CAMPEÃO ou VICE em '25? McLAREN deve PRIORIZAR PIASTRI? Ferrari, BORTOLETO e + | Com FELIPE BAPTISTA, piloto da Stock Car
Ouça versão áudio do PODCAST MOTORSPORT.COM:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.