F1: Leclerc bate Verstappen e crava pole position do GP do Bahrein
Monegasco marcou a volta mais rápida em sua última tentativa e superou o atual campeão por diferença muito pequena
Charles Leclerc foi o mais rápido do treino classificatório para o GP do Bahrein de Fórmula 1, disputado neste sábado (19), e larga da pole position na corrida de domingo. Max Verstappen o acompanha na primeira fila, enquanto Carlos Sainz e Sergio Pérez aparecem logo atrás na segunda, em terceiro e quarto.
É a décima vez que o monegasco larga da primeira colocação, confirmando as expectativas da pré-temporada de que a Ferrari estaria forte para 2022. O circuito do Bahrein costuma ser de bons resultados para a escuderia e este ano promete não ser diferente.
Q1
Pierre Gasly, Yuki Tsunoda, Alexander Albon e Nicholas Latifi foram os primeiros a ir à pista logo no começo do Q1, acompanhados de Lando Norris e Daniel Ricciardo na sequência. A dupla da AlphaTauri foi a primeira a marcar tempo, com 1:33.581 para o japonês e 1:33.016 do francês. O britânico da McLaren subiu para segundo pouco depois e o australiano ficou atrás dos dois. A dupla da Williams retornou aos boxes.
Pouco depois, todos os carros já estavam na pista, e Verstappen tratou de 'estraçalhar' as primeiras voltas, com 1:31.909, e logo assumiu a liderança. A dominância do holandês não durou muito, pois logo a Ferrari, com Leclerc e Sainz, tomou as duas primeiras colocações. O monegasco subiu para primeiro com 1:31.471 e o espanhol ficou a apenas 96 milésimos dele.
Após dez minutos de treino, os eliminados até o momento eram Lance Stroll, Nico Hulkenberg, Ricciardo, Tsunoda e Latifi. As 'surpresas' no Q2 - em relação ao desempenho de 2021 - eram, sem dúvidas, as duas Haas. Kevin Magnussen marcava o sexto melhor tempo e Mick Schumacher o 11º. Pouco depois, George Russell ultrapassou o dinamarquês e ficou logo atrás do companheiro de Mercedes, Lewis Hamilton, que estava em quinto.
Apesar de algumas melhoras nas marcas, elas não foram suficientes para mudar a situação dos últimos cinco colocados, que permaneceram os mesmos e assim foram eliminados no Q1.
Resultado do Q1
Cla | # | Piloto | Equipe | Motor | Voltas | Tempo | Diff. | |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | 16 | Charles Leclerc | Ferrari | Ferrari | 3 | 1'31.471 | ||
2 | 55 | Carlos Sainz Jr. | Ferrari | Ferrari | 3 | 1'31.567 | 0.096 | |
3 | 1 | Max Verstappen | Red Bull | Honda | 5 | 1'31.785 | 0.314 | |
4 | 77 | Valtteri Bottas | Alfa Romeo | Ferrari | 6 | 1'31.919 | 0.448 | |
5 | 20 | Kevin Magnussen | Haas | Ferrari | 6 | 1'31.955 | 0.484 | |
6 | 31 | Esteban Ocon | Alpine | Renault | 6 | 1'32.041 | 0.570 | |
7 | 10 | Pierre Gasly | AlphaTauri | Honda | 9 | 1'32.096 | 0.625 | |
8 | 4 | Lando Norris | McLaren | Mercedes | 8 | 1'32.239 | 0.768 | |
9 | 63 | George Russell | Mercedes | Mercedes | 5 | 1'32.269 | 0.798 | |
10 | 44 | Lewis Hamilton | Mercedes | Mercedes | 5 | 1'32.285 | 0.814 | |
11 | 11 | Sergio Perez | Red Bull | Honda | 6 | 1'32.311 | 0.840 | |
12 | 14 | Fernando Alonso | Alpine | Renault | 5 | 1'32.346 | 0.875 | |
13 | 47 | Mick Schumacher | Haas | Ferrari | 6 | 1'32.380 | 0.909 | |
14 | 24 | Guanyu Zhou | Alfa Romeo | Ferrari | 6 | 1'32.493 | 1.022 | |
15 | 23 | Alex Albon | Williams | Mercedes | 8 | 1'32.726 | 1.255 | |
16 | 22 | Yuki Tsunoda | AlphaTauri | Honda | 8 | 1'32.750 | 1.279 | |
17 | 27 | Nico Hulkenberg | Aston Martin | Mercedes | 6 | 1'32.777 | 1.306 | |
18 | 3 | Daniel Ricciardo | McLaren | Mercedes | 8 | 1'32.945 | 1.474 | |
19 | 18 | Lance Stroll | Aston Martin | Mercedes | 6 | 1'33.032 | 1.561 | |
20 | 6 | Nicholas Latifi | Williams | Mercedes | 8 | 1'33.634 | 2.163 |
Q2
Albon abriu a segunda parte do treino classificatório e foi o primeiro a sair à pista com sua Williams, a única restante da equipe já que Latifi caiu no Q1. O tailandês nem chegou a completar a volta e logo voltou aos boxes.
Magnussen foi o primeiro a marcar tempo, com 1:31.461, e foi 'empurrado' pela dupla da Red Bull em seguida, com Verstappen já anotando a melhor volta do fim de semana até então: 1:30.757, seguido de Pérez.
Leclerc logo se colocou entre os dois, enquanto Sainz cravava o sétimo posto. Hamilton e Russell apareciam em quinto e sexto, atrás da Haas do dinamarquês. Naquele momento, os eliminados eram Schumacher, Norris, Albon, Gasly e Zhou.
O único da 'zona de rebaixamento' que conseguiu sair dela foi Gasly. O francês melhorou consideravelmente sua marca e jogou seu compatriota para os eliminados, junto a Schumacher, Norris, Albon e Zhou.
Na parte de cima, Sainz pulou para o segundo lugar, a apenas 30 milésimos de Verstappen, com Leclerc em terceiro e Pérez em quarto. Hamilton e Russell terminaram, mais uma vez, em quinto e sexto, acompanhados de Magnussen em sétimo. Alonso e Valtteri Bottas completaram os classificados ao Q3.
Classificação do Q2
Cla | # | Piloto | Equipe | Motor | Voltas | Tempo | Diff. | |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | 1 | Max Verstappen | Red Bull | Honda | 3 | 1'30.757 | ||
2 | 55 | Carlos Sainz Jr. | Ferrari | Ferrari | 6 | 1'30.787 | 0.030 | |
3 | 16 | Charles Leclerc | Ferrari | Ferrari | 6 | 1'30.932 | 0.175 | |
4 | 11 | Sergio Perez | Red Bull | Honda | 6 | 1'31.008 | 0.251 | |
5 | 44 | Lewis Hamilton | Mercedes | Mercedes | 6 | 1'31.048 | 0.291 | |
6 | 63 | George Russell | Mercedes | Mercedes | 6 | 1'31.252 | 0.495 | |
7 | 20 | Kevin Magnussen | Haas | Ferrari | 3 | 1'31.461 | 0.704 | |
8 | 14 | Fernando Alonso | Alpine | Renault | 6 | 1'31.621 | 0.864 | |
9 | 10 | Pierre Gasly | AlphaTauri | Honda | 6 | 1'31.635 | 0.878 | |
10 | 77 | Valtteri Bottas | Alfa Romeo | Ferrari | 6 | 1'31.717 | 0.960 | |
11 | 31 | Esteban Ocon | Alpine | Renault | 6 | 1'31.782 | 1.025 | |
12 | 47 | Mick Schumacher | Haas | Ferrari | 5 | 1'31.998 | 1.241 | |
13 | 4 | Lando Norris | McLaren | Mercedes | 6 | 1'32.008 | 1.251 | |
14 | 23 | Alex Albon | Williams | Mercedes | 5 | 1'32.664 | 1.907 | |
15 | 24 | Guanyu Zhou | Alfa Romeo | Ferrari | 6 | 1'33.543 | 2.786 |
Q3
Pouco antes do início da terceira parte, foi reportado um problema hidráulico no carro de Magnussen, sendo que o dinamarquês já havia sido orientado pela equipe durante o Q2 ao tomar cuidado com o volante por conta disso. Devido ao revés, ele demorou para sair dos boxes.
Russell e Hamilton foram os primeiros do Q3 a marcar tempo, com 1:32.291 para o primeiro e 1:32.158 para o segundo. Pouco depois, Sainz tomou a liderança com 1:30.731, acompanhado de Leclerc na vice, a 44 milésimos, e Verstappen em terceiro, a 58. Pérez também passou à frente da dupla da Mercedes.
Restando cerca de três minutos, todos os dez carros que passaram à etapa final da classificação saíram dos boxes e foram à pista, incluindo Magnussen, que conseguiu resolver os problemas hidráulicos de seu carro.
Nas últimas voltas, Leclerc desbancou os adversários e conquistou a pole position, acompanhado de Verstappen, que ficou muito próximo, com Sainz e Pérez na segunda fila.
Classificação do Q3
Cla | # | Piloto | Chassi | Motor | Voltas | Tempo | Diferença | Intervalo | km/h | |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | 16 | Charles Leclerc | Ferrari | Ferrari | 6 | 1'30.558 | 215.146 | |||
2 | 1 | Max Verstappen | Red Bull | Honda | 6 | 1'30.681 | 0.123 | 0.123 | 214.854 | |
3 | 55 | Carlos Sainz Jr. | Ferrari | Ferrari | 6 | 1'30.687 | 0.129 | 0.006 | 214.840 | |
4 | 11 | Sergio Perez | Red Bull | Honda | 6 | 1'30.921 | 0.363 | 0.234 | 214.287 | |
5 | 44 | Lewis Hamilton | Mercedes | Mercedes | 6 | 1'31.238 | 0.680 | 0.317 | 213.542 | |
6 | 77 | Valtteri Bottas | Alfa Romeo | Ferrari | 3 | 1'31.560 | 1.002 | 0.322 | 212.791 | |
7 | 20 | Kevin Magnussen | Haas | Ferrari | 3 | 1'31.808 | 1.250 | 0.248 | 212.216 | |
8 | 14 | Fernando Alonso | Alpine | Renault | 3 | 1'32.195 | 1.637 | 0.387 | 211.325 | |
9 | 63 | George Russell | Mercedes | Mercedes | 6 | 1'32.216 | 1.658 | 0.021 | 211.277 | |
10 | 10 | Pierre Gasly | AlphaTauri | Honda | 6 | 1'32.338 | 1.780 | 0.122 | 210.998 |
Grid de largada
Cla | # | Piloto | Chassi | Motor | Tempo | Diferença | km/h | |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | 16 | Charles Leclerc | Ferrari | Ferrari | 1'30.558 | 215.146 | ||
2 | 1 | Max Verstappen | Red Bull | Honda | 1'30.681 | 0.123 | 214.854 | |
3 | 55 | Carlos Sainz Jr. | Ferrari | Ferrari | 1'30.687 | 0.129 | 214.840 | |
4 | 11 | Sergio Perez | Red Bull | Honda | 1'30.921 | 0.363 | 214.287 | |
5 | 44 | Lewis Hamilton | Mercedes | Mercedes | 1'31.238 | 0.680 | 213.542 | |
6 | 77 | Valtteri Bottas | Alfa Romeo | Ferrari | 1'31.560 | 1.002 | 212.791 | |
7 | 20 | Kevin Magnussen | Haas | Ferrari | 1'31.808 | 1.250 | 212.216 | |
8 | 14 | Fernando Alonso | Alpine | Renault | 1'32.195 | 1.637 | 211.325 | |
9 | 63 | George Russell | Mercedes | Mercedes | 1'32.216 | 1.658 | 211.277 | |
10 | 10 | Pierre Gasly | AlphaTauri | Honda | 1'32.338 | 1.780 | 210.998 | |
11 | 31 | Esteban Ocon | Alpine | Renault | 1'31.782 | 1.224 | 212.276 | |
12 | 47 | Mick Schumacher | Haas | Ferrari | 1'31.998 | 1.440 | 211.778 | |
13 | 4 | Lando Norris | McLaren | Mercedes | 1'32.008 | 1.450 | 211.755 | |
14 | 23 | Alexander Albon | Williams | Mercedes | 1'32.664 | 2.106 | 210.256 | |
15 | 24 | Guan Yu Zhou | Alfa Romeo | Ferrari | 1'33.543 | 2.985 | 208.280 | |
16 | 22 | Yuki Tsunoda | AlphaTauri | Honda | 1'32.750 | 2.192 | 210.061 | |
17 | 27 | Nico Hulkenberg | Aston Martin | Mercedes | 1'32.777 | 2.219 | 210.000 | |
18 | 3 | Daniel Ricciardo | McLaren | Mercedes | 1'32.945 | 2.387 | 209.620 | |
19 | 18 | Lance Stroll | Aston Martin | Mercedes | 1'33.032 | 2.474 | 209.424 | |
20 | 6 | Nicholas Latifi | Williams | Mercedes | 1'33.634 | 3.076 | 208.078 |
F1 AO VIVO: Tudo sobre a CLASSIFICAÇÃO e a disputa pela POLE POSITION do GP do BAHREIN | Q4
Assine o canal do Motorsport.com no YouTube
Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações para ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.
Podcast - TELEMETRIA: Rico Penteado fala de pré-temporada e favoritos no Bahrein
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.