F1 - Marko: Verstappen faria pole na chuva com uma Haas

Para Helmut Marko, Max Verstappen é agora um piloto muito acima dos demais, graças a "um processo de amadurecimento fenomenal"

Max Verstappen, Red Bull Racing RB19

Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images

Max Verstappen está dominando a temporada de 2023 da Fórmula 1. Vencedor de dez dos doze GPs disputados antes das férias de agosto, ele está inevitavelmente a caminho de um terceiro título mundial consecutivo. Um cenário em que sempre há a questão do papel desempenhado pela superioridade do carro e do piloto.

Leia também:

Enquanto desfruta de um RB19 que pode controlar e que está muito à frente da concorrência, o holandês também está colocando seu companheiro de equipe, Sergio Pérez, fora de ação, o que confirma os elogios de Helmut Marko a um piloto que, em sua opinião, entrou em outro mundo.

"Max estaria em uma classe própria ao volante de qualquer carro", diz o consultor da Red Bull ao Motorsport-Total.com, a edição alemã do Motorsport.com. "O Max de 2020 não é comparável ao Max de 2023, a não ser pelo nome. Ele ganhou uma enorme superioridade."

"Para mim, o mestre quando se trata de ler a corrida sempre foi Hamilton, a maneira como ele lida com os pneus. E agora Max está no mesmo nível, se não melhor, porque ele é melhor em velocidade pura, basicamente. Houve um processo de amadurecimento fenomenal."

O nível alcançado por Max Verstappen também se destaca por sua capacidade de brilhar em qualquer condição. Ele demonstrou isso mais uma vez em Spa-Francorchamps, durante o GP da Bélgica, quando a chuva interrompeu o fim de semana e ele teve de lidar com condições mistas. Helmut Marko o considera simplesmente imbatível nessas condições, independentemente do equipamento à sua disposição.

"Quando as condições estão assim, ele coloca uma AlphaTauri ou uma Haas, que é um carro construído para qualificação, na pole position", diz o austríaco.  

Vencedor dos últimos oito GPs, Max Verstappen tentará, no final do mês, em sua terra natal, Zandvoort, igualar o recorde de outro piloto da Red Bull, que agora está por um fio: superar as nove vitórias consecutivas de Sebastian Vettel conquistadas em 2013.

Para a equipe sediada em Milton Keynes, estes são tempos empolgantes com um piloto estrela sob contrato até 2028, mas Helmut Marko também sabe que nada dura para sempre e está bem ciente dos comentários feitos regularmente por seu 'pupilo' em relação à próxima etapa de sua carreira na Fórmula 1 .

"Max é diferente", ele avisa. "Um dia ele chegará e dirá : 'Obrigado, é isso aí'."

Qual a DIFERENÇA entre o domínio de Max com a Red Bull e pico de Hamilton/Mercedes? E a McLaren?

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast #242 – O que a F1 2023 tem trazido de positivo, apesar da falta de vencedores diferentes?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Leclerc está pronto para um novo contrato com a Ferrari, apesar de admitir outras opções
Próximo artigo F1: Aston Martin tem orçamento para seguir desenvolvendo carro até o fim de 2023

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil