Fórmula 1 GP da Holanda

F1: McLaren e patrocinador são alvo de denúncia antes do GP da Holanda; entenda

A equipe de Woking é alvo de uma reclamação de várias organizações de saúde holandesas em relação à exibição da marca Velo e à promoção de sachês de nicotina

Oscar Piastri, McLaren MCL60

Entre os muitos parceiros da McLaren na Fórmula 1, a Velo costuma aparecer com destaque. O patrocinador apareceu várias vezes nos pontões dos monopostos papaya nesta temporada, junto com sua marca irmã Vuse e OKX, uma plataforma de criptomoeda.

Leia também:

Tanto a Velo quanto a Vuse são, na verdade, subsidiárias da gigante dos cigarros British American Tobacco (BAT), usadas para promover produtos que estão muito distantes dos cigarros e do tabaco tradicionais. A primeira promove sachês de nicotina sem tabaco (também conhecidos como "pouches"), enquanto a segunda exalta os méritos dos cigarros eletrônicos.

Em abril de 2023, o governo holandês juntou-se à lista cada vez maior de países europeus que proíbem a venda de todos os tipos de sachês de nicotina devido a preocupações com a saúde, principalmente em relação ao acesso de menores de idade a esses produtos.

No entanto, dentro dessa estrutura, a legislação referente à proibição de qualquer forma de publicidade para esses produtos ainda está sendo elaborada, o que significa que a McLaren tem, a priori, o direito de promover o Velo no GP da Holanda.

"Todas as marcas da McLarens estão em conformidade com as exigências regulatórias e os padrões de publicidade de cada país em que corremos", disse um porta-voz da equipe ao Motorsport.com.

No entanto, esse surpreendente vácuo legal fez com que várias organizações de saúde holandesas, incluindo a Hartstichting (Fundação Holandesa do Coração) e a KWF Sociedade Holandesa do Câncer, apresentassem uma reclamação formal ao Comitê do Código de Publicidade da Holanda.

"Isso mostra mais uma vez que a indústria do tabaco está fazendo tudo o que está ao seu alcance para manter os jovens viciados a fim de manter esse negócio insalubre e mortal", disse Carla van Gils, diretora da KWF Dutch Cancer Society, em um comunicado à imprensa. "Achamos bizarro que ela tenha permissão para fazer propaganda de um produto que é proibido."

Em Zandvoort, a Velo será promovida usando o anagrama 'Love' como parte de uma competição organizada para os fãs da equipe. A empresa organizou um sorteio de prêmios nas redes sociais, no qual 60 fãs terão seus nomes adicionados aos MCL60s deLando Norris e Oscar Piastri.

Esse novo episódio lembra a saga em torno do aparecimento da "Mission Winnow" nas Ferraris em 2018 e seu posterior desaparecimento em 2021. Essa foi uma iniciativa da Philip Morris, uma fabricante de cigarros, supostamente voltada para soluções futuras para se afastar das formas tradicionais de tabaco, mas vista como publicidade indireta para tabaco e cigarros e, portanto, sujeita a uma proibição em vários países.

Qual a DIFERENÇA entre o domínio de Max com a Red Bull e o pico de Hamilton/Mercedes? E a McLaren?

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast #243 – Quem faz da F1 em 2023 um verdadeiro fiasco?

 

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Vídeo: a importância da comunidade LGBTQI+ na F1
Próximo artigo F1: Sainz 'pede' que Ferrari se conforme caso fique sem pódio pelo resto da temporada

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil Brasil