Fórmula 1 GP da Áustria

F1: McLaren entra com pedido de direito de revisão sobre pena de Norris no Canadá

Equipe entra com pedido de revisão de pena de 5 segundos a Lando Norris no GP que aconteceu há quase duas semanas

Lando Norris, McLaren MCL60

A McLaren apresentou um pedido de "direito de revisão" sobre a punição de cinco segundos que Lando Norris recebeu no GP do Canadá de Fórmula 1 há 12 dias.

Norris caiu do nono lugar para o 13º e fora dos pontos em Montreal depois de receber a sanção pelo que a FIA considerou um comportamento antidesportivo.

Leia também:

Isso foi em relação ao que a FIA acreditava ser uma tentativa deliberada durante um período de safety car para conter os rivais e obter uma proteção entre ele e o companheiro de equipe Oscar Piastri, que estava à sua frente na pista, então ele não perdeu tempo.

Essa decisão da FIA deixou Norris e a McLaren insatisfeitos, pois eles sentiram que havia aberto um novo precedente para o comportamento durante as corridas.

Após discussões em andamento entre o time e a FIA, a McLaren agora decidiu levar o assunto adiante e pedir ao órgão regulador que analise a situação novamente.

Em um comunicado divulgado nesta sexta-feira, a McLaren disse que, embora tenha recebido bem o trabalho que a FIA fez, não estava feliz com sua decisão sobre Norris. É por isso que apresentou um pedido de direito de revisão sobre o assunto.

“Apoiamos muito a FIA e os comissários e confiamos neles enquanto realizam um trabalho difícil”, disse a McLaren.

“Apreciamos a necessidade de os comissários de tomar decisões em um curto espaço de tempo, analisando cenários complexos e muitas vezes com informações parciais e vários elementos a serem considerados.

“No Canadá, ficamos surpresos com a penalidade e incertos quanto ao raciocínio por trás da decisão. Conversamos com os comissários imediatamente após a corrida para ajudar a entender o motivo da penalidade.

Lando Norris, McLaren MCL60

Lando Norris, McLaren MCL60

Photo by: Patrick Vinet / Motorsport Images

“O marco regulatório da FIA possui ferramentas e processos que permitem a eles e ao esporte lidar com a complexidade operacional da Fórmula 1, especialmente para decisões que precisam ser tomadas durante a corrida.

“O ‘direito de revisão’ é um daqueles processos que mostra a força da instituição ao permitir que as decisões sejam revisadas, caso seja do melhor interesse do esporte, e isso é algo que a McLaren abraça e apoia totalmente.

"Dada esta disposição, a equipe aceitou a explicação inicial e decidiu revisar o caso de maneira calma e ponderada, realizando uma dupla diligência abrangente, que incluiu a análise dos precedentes. Após essa revisão cuidadosa e extensa, acreditamos que existem evidências suficientes para a apresentar um ‘direito de revisão’ à FIA, o que fizemos.

“Agora continuaremos a trabalhar de perto com a FIA, da mesma maneira construtiva e colaborativa em que normalmente fazemos e aceitaremos o resultado de suas deliberações e decisões”.

Para que um pedido de direito de revisão seja aceito, as equipes precisam fornecer um novo elemento que não estava disponível para a FIA no momento em que a decisão foi tomada.

O Código Desportivo Internacional da FIA estabelece que se: "é descoberto um novo elemento significativo e relevante que não estava disponível para as partes que procuram a revisão no momento da decisão em questão, os comissários que proferiram uma decisão ou, na sua falta, os designados por a FIA, pode decidir reexaminar sua decisão após uma petição de revisão."

Quem desbancaria Verstappen na Red Bull? Rico Penteado comenta

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast: Leclerc na Aston? Volta de Ricciardo? Sainz na Audi? O que vem por aí para 2024?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1 - Frustrado, Horner dispara contra Pérez: "Poderia ter sido quatro décimos mais lento"
Próximo artigo F1: Horários e previsão do tempo para o sábado de corrida sprint do GP da Áustria

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil Brasil