Fórmula 1 GP do Catar

F1: McLaren quer evitar ordens de equipe entre Norris e Piastri

No GP do Japão foi a terceira vez na temporada que os pilotos precisaram inverter posição

Lando Norris, McLaren MCL60, Oscar Piastri, McLaren MCL60

A McLaren quer evitar a necessidade de impor mais ordens de equipe aos seus pilotos, depois de intervir novamente entre Lando Norris e Oscar Piastri no GP do Japão de Fórmula 1.

Com seus dois pilotos com estratégias ligeiramente diferentes em Suzuka, o esquadrão de Woking teve que pedir a Piastri que deixasse Norris passar em um determinado momento para garantir que eles não perdessem tempo lutando entre si e arriscassem desperdiçar as perspectivas da equipe de um pódio duplo. O último pedido para que os pilotos se ajudassem veio depois de solicitações semelhantes nos GPs da Hungria e da Itália.

Leia também:

O chefe de equipe da McLaren, Andrea Stella, não tem dúvidas de que o time fez a coisa certa ao trocar seus pilotos quando necessário, mas admite que não está ansioso para que isso aconteça o tempo todo. Ao ser questionado sobre como a decisão no Japão foi comparada com as tomadas na Hungria e na Itália, Stella disse: "De certa forma, foi muito mais fácil, pois essas duas situações foram estressantes, especialmente a de Monza."

"E quando digo estressante, quero dizer estressante porque criamos estresse entre nossos dois pilotos, o que poderia ter sido evitado, na verdade. Isso é algo que revisamos. Pode acontecer de novo no futuro, mas quando é evitável, devemos evitá-lo."

"Nesse caso, a abordagem foi: vamos ver a velocidade com que Lando está se aproximando e vamos ver se a ultrapassagem acontece naturalmente. Quando vimos que não era tão natural, pedimos aos pilotos que trocassem, para que não perdêssemos tempo de corrida para ambos."

Max Verstappen, Red Bull Racing, Lando Norris, McLaren, Oscar Piastri, McLaren, Christian Horner, Team Principal, Red Bull Racing

Max Verstappen, Red Bull Racing, Lando Norris, McLaren, Oscar Piastri, McLaren, Christian Horner, chefe de equipe, Red Bull Racing

Foto de: Red Bull Content Pool

Stella acha que a diferença de ritmo entre Norris e Piastri no GP do Japão, na fase da corrida em que a equipe teve que intervir, foi exagerada pela degradação excessiva dos pneus.

"Em uma corrida como essa, cada volta de pneu que você economiza, portanto, se você for para o box uma volta mais tarde do que outra pessoa, você ganha um décimo", acrescentou Stella.

"Lando, naquela etapa, foi para o box seis voltas mais tarde, então o carro dele é automaticamente seis décimos mais rápido do que o outro carro."

"Além disso, devo dizer que o ritmo de Lando foi muito bom em termos absolutos. E, no mínimo, temos que ver com Oscar onde poderíamos ter ganhado um ou dois décimos no ritmo geral que ele parecia não ter em comparação com Lando."

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast debate tensão interna na Mercedes e até quando Pérez 'sobrevive' na Red Bull

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte também do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior FIA aprova candidatura da Andretti e entrada na F1 depende de acordo com a FOM
Próximo artigo GP do Catar de F1: Horários e onde assistir ao retorno da etapa de Losail, que pode coroar tricampeonato de Verstappen

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil Brasil