F1: Mercedes é agressiva em ajuste na asa traseira em Jeddah; veja novidades das equipes para o GP da Arábia Saudita

Giorgio Piola, mago da análise técnica do Motorsport.com, e Matt Somerfield, nosso editor técnico global, analisam soluções das escuderias para Jeddah; veja

Detalhe da asa traseira do Mercedes F1 W15

Foto de: Giorgio Piola

As equipes de Fórmula 1 chegaram à Arábia Saudita com uma infinidade de novas soluções para otimizar melhor seus carros para as exigências do circuito de rua de Corniche.

A pista de alta velocidade exige uma configuração aerodinâmica diferente da usada no Bahrein, com menor downforce e arrasto reduzido como objetivo principal.

O editor recomenda:

Na maioria dos casos, o DNA geral do design da asa está de acordo com o que cada equipe usou em Sakhir, com a redução da curvatura e do ângulo de ataque sendo alterações suficientes para equilibrar as necessidades de cada time.

A Mercedes, no entanto, parece ter sido um pouco mais agressiva com seu projeto de asa traseira neste fim de semana, tendo levantado e ampliado consideravelmente a parte central mais plana do plano principal, levando a uma transição mais abrupta para a placa final. Confira na foto acima.

Como consequência, a transição da aba superior da borda de ataque plana para o pivô do DRS (asa móvel) e o suporte associado também é mais abrupta, resultando na alteração da geometria da seção da ponta. 

Notavelmente, há também um grande entalhe semicircular removido da parte central do 'bordo de fuga' do flap superior, já que a escuderia busca em Jeddah um melhor gerenciamento do fluxo, devido à redução geral da curvatura e do ângulo de ataque.

Embora seja um recurso novo para a Mercedes de acordo com esses regulamentos, não é um recurso novo na F1, pois a Red Bull continuou a usar um entalhe em forma de V com essa nova geração de carros, depois de ter se tornado comum nos anos anteriores à mudança de regras.

Comparação de asas do modelo W12, de 2021

Comparação de asas do modelo W12, de 2021

Foto de: Giorgio Piola

Como podemos ver, a Mercedes usou diferentes variações de entalhes em forma de V no bordo de fuga de suas asas traseiras em 2021, com o tamanho ditado pela 'quantidade de asa' que estava sendo usada na época.

Charles Leclerc, Ferrari SF-23 rear wing detail

Charles Leclerc, detalhe da asa traseira da Ferrari SF-23

Foto de: Giorgio Piola

A Ferrari usou um entalhe semicircular semelhante em estágios durante sua campanha de 2023, em vez do entalhe em forma de V mais amplamente adotado, o que pode ter influenciado a decisão da Mercedes de seguir essa abordagem de design.

McLaren MCL38 rear wing detail

Detalhe da asa traseira do McLaren MCL38

Foto de: Giorgio Piola

Da mesma forma que a Mercedes, a McLaren também chegou com um novo layout de asa traseira para Jeddah e também apresenta um design mais semicircular, em vez de um layout em forma de V.

RB F1 Team VCARB 01 rear detail

Detalhe da traseira do RB F1 Team VCARB 01

Foto de: Giorgio Piola

Enquanto isso, a RB seguiu a abordagem da equipe irmã Red Bull Racing, embora com um entalhe em forma de V muito menor no VCARB 01 do que o presente no RB20 da escuderia principal.

Aston Martin AMR24 rear wing detail

Detalhe da asa traseira do Aston Martin AMR24

Foto de: Giorgio Piola

A Aston Martin tem um bordo de fuga bem torneado em sua asa traseira para gerenciar melhor os níveis de downforce e arrasto, mas também tem um entalhe em forma de V na linha central da asa.

Red Bull Racing RB20 technical detail

Detalhe técnico do Red Bull Racing RB20

Foto de: Não creditado

Como referência, aqui está a asa traseira do RB20, que de fato apresenta o entalhe em forma de V. Como já mencionado, isso está longe de ser novidade para a Red Bull, pois ela continuou a utilizá-lo durante toda essa fase de regulamentação.

ALONSO BATE RUSSELL E LIDERA TL2 árabe. E Verstappen? Caso Horner segue... ANÚNCIO DO MOTORSPORT.COM

Motorsport Business #11 – Ivo Jucá, da EZZE Seguros, explica como chegou à Stock após Corinthians

Podcast #272 – Qual papel de Verstappen na crise da Red Bull?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Horários, previsão do tempo e como assistir à sexta-feira de classificação para o GP da Arábia Saudita, em Jeddah
Próximo artigo F1: Sainz é diagnosticado com apendicite e está fora do GP da Arábia Saudita

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil