F1: Mercedes não terá DED nos treinos do GP de Portugal
Equipe testará carro sem polêmico dispositivo, visando próxima temporada

Uma das grandes polêmicas da temporada 2020 da F1 foi o sistema de direção de eixo duplo (DED), que apareceu pela primeira vez nos testes de pré-temporada, em Barcelona, e que altera o ângulo da ponta da roda dianteira quando o piloto empurra ou puxa o volante.
Ele não é usado em todas as voltas, mas tem sido útil para a Mercedes em certas circunstâncias nesta temporada, pois ajuda a colocar rapidamente o calor nos pneus, como no final dos períodos do safety car. A Mercedes é a única equipe a utilizá-lo e, para evitar uma corrida armamentista cara entre todas as equipes, a FIA já proibiu a novidade para o próximo ano.
Leia também:
A proibição forçará a Mercedes a fazer alterações em seu sistema de direção para 2021, e parece que a montadora alemã está fazendo um esforço inicial para entender as implicações das modificações.
Como nossa fotografia exclusiva mostra, o conjunto de direção com que a equipe construiu o carro é uma solução como a usada pela Mercedes em 2019. Ao fazer isso, a Mercedes abandonou temporariamente a capacidade de ajuste do piloto que o sistema de direção de eixo duplo geralmente oferece.

Mercedes AMG F1 W11 power steering DAS
Photo by: Giorgio Piola
O Motorsport.com apurou que ambos os carros da Mercedes vão rodar sem o DED nas sessões de treinos de sexta-feira. Entende-se que o objetivo do teste é auxiliar tanto a equipe quanto os pilotos a entender as implicações da remoção do dispositivo.
Ao reservar um tempo para avaliar isso agora, a equipe tem muito tempo para reagir a qualquer comportamento adverso que já não esperava.
Na quinta-feira, Lewis Hamilton elogiou o trabalho que a Mercedes fez ao trazer o DED para a F1 - e disse que a equipe iria encontrar outras soluções "geniais" no futuro.
“Claro, não estará no próximo ano, mas vamos encontrar outro, outro gênio vai aparecer com outra ótima maneira de levar a equipe adiante.”
Nova parceria com ThePlayer.com, a melhor opção para apostas e diversão no Brasil
Neste fim de semana, a F1 visita Portimão, para o GP de Portugal. E em uma prova onde adaptação é essencial, a Mercedes e Hamilton podem respirar aliviados: o piloto ou a equipe venceram a edição inaugural das quatro últimas provas novas. Ele venceu em Mugello, Sochi e Austin. Já Rosberg venceu em Baku. Parece uma aposta certa não? Quer saber mais? Confira o ThePlayer.com e não perca nada!
Polêmica na Fórmula 1: confira o sistema de direção revolucionário da Mercedes 2020 em ação na pista
PODCAST: O mercado da F1 para 2021 e os 30 anos do bicampeonato de Senna

Hamilton se diz surpreso pela escolha de Petrov como comissário da F1 no GP de Portugal
F1: Mercedes faz mudança nos motores após problema com Bottas

Últimas notícias
F1: Como Honda perdeu oportunidade de assinar com Vettel ainda jovem
Otmar Szafnauer, parte da montadora à época, tentou trazer o alemão para equipe na janela de duas semanas em que estava sem contrato, mas não teve 'aval' do chefe
Falta de apoio por parte da escuderia italiana de Maranello pode dificultar manutenção no time dos Estados Unidos em 2023; entenda
F1: Ricciardo avalia Gasly, concorrente por vaga na Alpine em 2023
“Ele teve uma grande oportunidade [com a RBR] e durou pouco. Ele chegou ao topo, mas assim que chegou lá, foi derrubado de volta"; veja o que disse Daniel
RETA FINAL: Quem vai para a Alpine? Ricciardo vale a pena? O que deu errado na McLaren? Veja debate
Programa repercute situação da Alpine em relação ao substituto de Alonso e futuro de Ricciardo na Fórmula 1