F1 - Mercedes: Red Bull será afetada por redução em testes com túnel de vento

Mas Wolff é cauteloso ao cravar se isso significa que Mercedes estará na luta em 2023

George Russell, Mercedes W13, Max Verstappen, Red Bull Racing RB18

Red Bull Content Pool

Como parte da punição por violar o teto orçamentário de 2021, a Red Bull recebeu uma redução de 10% em seus testes aerodinâmicos para o próximo ano. Para a Mercedes, esse déficit, de 25% em comparação ao que a equipe alemã terá, deve sim afetar a rival, sendo crítico para manter viva a disputa pelo título da Fórmula 1 em 2023.

Com a Red Bull naturalmente tendo menos tempo de túnel de vento devido à conquista do Mundial de Construtores, a equipe perde ainda mais tempo com a punição. 

Leia também:

O regulamento da F1 determina que a base de horas, o 100% de uso do túnel de vento, fica alocado ao sétimo colocado no Mundial, aumentando 5% nas posições abaixo e reduzindo 5% nas acima.

Com isso, a Red Bull teria 70% de tempo de uso do túnel, o equivalente a 224 simulações, contra as 75% / 240 da Ferrari e 80% / 256 da Mercedes. Aplicando a punição, a Red Bull cai para 63% e 202 simulações, dando à Mercedes 27% a mais de alocação.

Falando sobre o desafio de reduzir a vantagem para a Red Bull nas férias com o teto orçamentário em vigor, Toto Wolff reconhece que o déficit de testes aerodinâmicos pode ter um impacto.

"Acho que é mais difícil agora [se recuperar com o teto orçamentário em vigor], porque você não pode investir mais para obter resultados mais rápidos. Mas acho que como o regulamento aerodinâmico foi projetado, e a penalidade que eles receberam, são 25% a mais de túnel de vento que pode ter um efeito".

"O modo como o regulamento foi montado faz com que as equipes do fundo tenham a chance de dar um pulo maior em comparação aos ponteiros. Isso é também o motivo para termos campeonatos mais apertados no futuro, porque se você é último, terá 40% a mais".

"Então é claramente uma vantagem que você precisa aproveitar. É algo que poderemos aproveitar? Quem sabe? Eles [Red Bull] são brilhantes. Isso lhes dará uma motivação extra contra Ferrari, são sete por cento. Mas estamos falando sobre ganhos marginais e encostamos na Ferrari no fim deste ano".

Red Bull Racing wind tunnel

Red Bull Racing wind tunnel

Photo by: Red Bull Content Pool

A Mercedes teve problemas este ano ao pausar o desenvolvimento do W13 buscando as 'curas' para o porpoising, que tanto afetou o começo da temporada. Mas após resolver a base dessa dor de cabela, conseguiu evoluir rapidamente, dominando o GP de São Paulo com a vitória de George Russell, tanto no sábado quanto no domingo.

Questionado se o forte fim de campeonato deixou a Mercedes confiante de que pode voltar à luta no próximo ano, Wolff disse: "Nunca estou confiante".

"Sempre penso no copo meio vazio e meio que nunca acredito que o trabalho feito é suficiente. Não tenho certeza se poderemos dar a volta por cima a ponto de competirmos no campeonato, porque é preciso reconhecer a força dos demais. Mas vou fazer tudo possível em nosso poder, colocando nossos objetivos alto".

PÓDIO: Verstappen vence e LECLERC SEGURA PÉREZ pra ser vice-campeão em Abu Dhabi! VETTEL pontua

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast Motorsport.com debate 'treta' entre Verstappen e Pérez no GP de São Paulo

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Verstappen confirma que continuará usando número 1 em 2023
Próximo artigo F1: Verstappen diz que não se vê correndo até 40 anos de idade

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil