F1: Norris crava pole em Spa-Francorchamps; Bortoleto larga em 10°
Hamilton teve sua última volta deletada, com isso, o brasileiro foi 'beneficiado' e passou para o Q2
Depois da vitória de Max Verstappen na corrida Sprint do GP da Bélgica, os pilotos da Fórmula 1 voltaram ao exigente traçado de Spa-Francorchamps para a classificação. Gabriel Bortoleto conseguiu, mais uma vez, se encaixar no Q3, com Lando Norris cravando a pole.
Antes mesmo de deixarem os boxes, Oliver Bearman e Fernando Alonso foram investigados por deixarem a garagem de maneira não segura. Nico Hulkenberg e Lance Stroll também, mas a investigação foi deixada para depois da sessão, já que a asa dianteira do alemão acabou sendo danificada pelo toque com o canadense.
Yuki Tsunoda demorou um pouco mais para ir para a pista porque a equipe ainda estava introduzindo todas as atualizações levadas para Spa. Inicialmente, as novas peças foram colocadas apenas no carro de Verstappen para a Sprint.
O Q1
A dupla da McLaren, Oscar Piastri e Lando Norris, começaram já aparecendo à frente de todo o pelotão, com o australiano marcando a volta em 1min41s998, enquanto o britânico cravou 1min42s076.
Poucos minutos depois, Carlos Sainz, Liam Lawson, Alexander Albon e Oliver Bearman apareceram também andando na casa de 1min41s, superando, inclusive, o tempo de Piastri.
Lewis Hamilton cravou uma ótima volta nos últimos segundos, mas o tempo foi deletado por ter escapado dos limites de pista na Curva 4. Com isso, o britânico terminou em 16°.
Franco Colapinto, Andrea Kimi Antonelli, Alonso e Stroll foram eliminados e ocuparão as últimas vagas do grid.
O Q2
A dupla da Sauber esperou um pouco mais do que o restante para voltar para a pista, mas, mesmo assim, ficaram bastante aquém do restante no comecinho. Apenas Bortoleto conseguiu passar para o Q3, enquanto Hulk cruzou com o 14° melhor tempo.
Como esperado, Piastri, Norris e Verstappen continuaram à frente do restante dos pilotos. Charles Leclerc, que parecia estar com problemas em sua Ferrari, informou ao pit wall que o quarto lugar era o máximo que ele poderia fazer.
Carlos Sainz, Pierre Gasly, Oliver Bearman e Esteban Ocon foram os eliminados do Q2.
O Q3
Bortoleto começou o Q3 bem, mas teve sua primeira volta deletada por limites de pista na Curva 10. Norris, para a surpresa de muitos, fez a melhor volta, com 1min40s562, obrigando Piastri a tentar responder, já que sua volta, naquele momento, estava 0s189 atrás do britânico.
Leclerc fez o terceiro melhor tempo, com Piastri em segundo. Bortoleto não conseguiu mais do que o 10°.
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Cla | Piloto | # | Chassi | Motor | Tempo | Pneus | km/h | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
1 | |
4 | ![]() |
McLaren | Mercedes |
1'40.562 |
250.734 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
2 | |
81 | ![]() |
McLaren | Mercedes |
+0.085 1'40.647 |
250.523 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
3 | |
16 | ![]() |
Ferrari | Ferrari |
+0.338 1'40.900 |
249.894 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
4 | |
1 | ![]() |
Red Bull | Red Bull |
+0.341 1'40.903 |
249.887 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
5 | |
23 | ![]() |
Williams | Mercedes |
+0.639 1'41.201 |
249.151 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
6 | |
63 | ![]() |
Mercedes | Mercedes |
+0.698 1'41.260 |
249.006 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
7 | |
22 | ![]() |
Red Bull | Red Bull |
+0.722 1'41.284 |
248.947 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
8 | |
6 | ![]() |
RB | Honda |
+0.748 1'41.310 |
248.883 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
9 | |
30 | ![]() |
RB | Honda |
+0.766 1'41.328 |
248.839 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
10 | |
5 | ![]() |
Sauber | Ferrari |
+1.825 1'42.387 |
246.265 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
11 | |
31 | ![]() |
Haas | Ferrari |
+0.963 1'41.525 |
248.356 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
12 | |
87 | ![]() |
Haas | Ferrari |
+1.055 1'41.617 |
248.131 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
13 | |
10 | ![]() |
Alpine | Renault |
+1.071 1'41.633 |
248.092 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
14 | |
27 | ![]() |
Sauber | Ferrari |
+1.145 1'41.707 |
247.912 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
15 | |
55 | ![]() |
Williams | Mercedes |
+1.196 1'41.758 |
247.787 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
16 | |
44 | ![]() |
Ferrari | Ferrari |
+1.377 1'41.939 |
247.347 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
17 | |
43 | ![]() |
Alpine | Renault |
+1.460 1'42.022 |
247.146 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
18 | |
12 | ![]() |
Mercedes | Mercedes |
+1.577 1'42.139 |
246.863 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
19 | |
14 | ![]() |
Aston Martin | Mercedes |
+1.823 1'42.385 |
246.270 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
20 | |
18 | ![]() |
Aston Martin | Mercedes |
+1.940 1'42.502 |
245.989 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Ver resultados completos |
Fred Sabino, da BAND, comenta ida da F1 à GLOBO, KIMI NA ALPINE (?), Max, BORTOLETO, Drugo e McLAREN
Ouça: Podcast Motorsport.com 344, com Fred Sabino, editor de F1 da Band
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