Recomendado para você

F1: Chefe da Sauber acredita que sexto lugar entre construtores ainda é possível

F1: Chefe da Sauber acredita que sexto lugar entre construtores ainda é possível

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: Chefe da Sauber acredita que sexto lugar entre construtores ainda é possível
F1 - Norris admite "dúvidas" no início do ano: "Não podia usar a desculpa que o carro não era bom"

F1 - Norris admite "dúvidas" no início do ano: "Não podia usar a desculpa que o carro não era bom"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1 - Norris admite "dúvidas" no início do ano: "Não podia usar a desculpa que o carro não era bom"
Candidata à presidência da FIA, Laura Villars processa entidade por eleições 'antidemocráticas'; entenda

Candidata à presidência da FIA, Laura Villars processa entidade por eleições 'antidemocráticas'; entenda

Geral
Geral
Candidata à presidência da FIA, Laura Villars processa entidade por eleições 'antidemocráticas'; entenda
Fundador da Liberty, proprietária da F1, deixa presidência da corporação

Fundador da Liberty, proprietária da F1, deixa presidência da corporação

Fórmula 1
Fórmula 1
Fundador da Liberty, proprietária da F1, deixa presidência da corporação
NASCAR Brasil: Gabriel Casagrande busca seguir entre os líderes da Special Edition no Velocitta

NASCAR Brasil: Gabriel Casagrande busca seguir entre os líderes da Special Edition no Velocitta

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Velocitta II
NASCAR Brasil: Gabriel Casagrande busca seguir entre os líderes da Special Edition no Velocitta
Galid Osman retorna ao Velocitta após vitória no oval para a penúltima etapa da NASCAR Brasil

Galid Osman retorna ao Velocitta após vitória no oval para a penúltima etapa da NASCAR Brasil

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Velocitta II
Galid Osman retorna ao Velocitta após vitória no oval para a penúltima etapa da NASCAR Brasil
F1: Verstappen merecia penalidade 'severa' por "pilotagem boba" no GP do México, diz Brundle

F1: Verstappen merecia penalidade 'severa' por "pilotagem boba" no GP do México, diz Brundle

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: Verstappen merecia penalidade 'severa' por "pilotagem boba" no GP do México, diz Brundle
Após retorno positivo na NASCAR Brasil, Valdeno Brito acelera no Velocitta pelo Special Edition

Após retorno positivo na NASCAR Brasil, Valdeno Brito acelera no Velocitta pelo Special Edition

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Velocitta II
Após retorno positivo na NASCAR Brasil, Valdeno Brito acelera no Velocitta pelo Special Edition

F1: Para Horner, polêmica reunião filmada pela Netflix conteve "elementos de teatralidade"

"Então sabe, talvez com o novo filme de Lewis [Hamilton] saindo, eles estão preparando-o para isso", disse o chefe da Red Bull sobre Wolff

O assunto no paddock da Fórmula 1 após o GP do Canadá segue sendo a reunião quente entre chefes de equipe no sábado, que terminou com Toto Wolff saindo furioso, afirmando que a atitude de seus colegas no debate sobre o porpoising era "lamentável". Mas para Christian Horner, esse encontro teve "elementos de teatralidade", já que contou com a presença das câmeras da Netflix.

O café da manhã de sábado é um evento regular do CEO da F1 Stefano Domenicali com os chefes de equipe. No Canadá, o encontro girou em torno do porpoising e a diretiva técnica da FIA.

Leia também:

Após a reunião, Wolff disse que o comportamento dos chefes de equipes rivais era "lamentável" e "enganador", defendendo que eles jogam o jogo político enquanto ele diz estar preocupado com as questões de segurança dos pilotos no caso.

As outras equipes foram menos vocais que a Mercedes quanto a uma potencial intervenção da FIA, particularmente a Red Bull, que parece sofrer menos com o porpoising que as demais.

Mas enquanto a conversa se desenvolvia na reunião, foi apontado para Wolff que algumas das equipes, especialmente Ferrari e Alpine, sentem que a diretiva representa uma quebra do regulamento, e que o fato da Mercedes já ter uma segunda haste metálica de fixação representaria uma violação.

Foi apurado que Horner sugeriu a Wolff que os problemas da Mercedes com o porpoising estão no conceito do carro em vez do regulamento, algo que o britânico repetiu posteriormente em entrevista, e que dependeria apenas da equipe alemã acertar sua situação.

Essa foi a primeira reunião entre chefes de equipe que contou com o time de produção da série da Netflix Drive to Survive, que filma atualmente a quinta temporada, a ser lançada em 2023. As câmeras acompanharam Wolff durante o fim de semana em Montreal.

Questionado pelo Motorsport.com se foi algo bom ter a Netflix filmando uma reunião privada, Horner disse: "Acho que houve elementos de teatralidade naquela reunião. Então sabe, talvez com o novo filme de Lewis [Hamilton] saindo, eles estão preparando-o para isso".

Toto Wolff, Team Principal and CEO, Mercedes AMG

Toto Wolff, Team Principal and CEO, Mercedes AMG

Photo by: Carl Bingham / Motorsport Images

Mike Krack, chefe da Aston Martin, disse que a reunião se provou ser "um pouco emocional para alguns" com a tensão crescendo durante o debate.

Em resposta à diretiva técnica, a Mercedes colocou uma segunda haste metálica de fixação ao W13 com o objetivo de reduzir o porpoising, mas removeu o dispositivo antes do TL3 no sábado. Algumas equipes questionaram se isso era permitido pelo regulamento, e a equipe alemão preferiu não arriscar um protesto.

Houve também preocupações das equipes sobre o momento da introdução, já que a FIA divulgou a diretiva apenas enquanto o paddock viajava para Montreal. Horner sente que o porpoising sempre seria um problema no Azerbaijão e no Canadá, mas que "não pareceu um problema na corrida".

"Há um processo sobre a introdução dessas coisas. Acho que o que foi particularmente desapontador foi a segunda haste. Isso tem que ser discutido em um fórum técnico, e isso pareceu muito focado em resolver o problema de uma única equipe, que foi a única a chegar aqui com isso, mesmo antes da diretiva técnica. Então raciocine sobre isso".

VÍDEO: A Mercedes tem razão ao reclamar sobre o porpoising?

Assine o canal do Motorsport.com no YouTube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações para ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

PODCAST: Qual maior adversário ao bi de Verstappen: Pérez, Leclerc ou confiabilidade da Red Bull?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Artigo anterior F1: Marko crê que Mercedes sabia de diretiva da FIA antes das outras equipes
Próximo artigo F1: Leclerc correu GP do Canadá com asa traseira que chegou no sábado de manhã

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros