F1: Por que McLaren está hesitando em relação ao assoalho atualizado

Equipe de Woking está trabalhando na nova peça, mas não tem certeza sobre o impacto no desempenho do carro

Mechanics push Oscar Piastri, McLaren MCL38, to his grid slot

Desde o início da temporada de Fórmula 1, a McLaren é uma das equipes que está se segurando para aplicar atualizações no carro. Apesar de ter usado novidades no GP da Holanda - e garantido diferença de 23 segundos para o segundo colocado - os britânicos ainda estão hesitantes em mudar o assoalho.

Isso se dá porque algumas equipes tiveram problemas com a mudança do assoalho e enfrentaram queda no desempenho de seus carros - inclusive a Ferrari e Mercedes.

Leia também:

Atualmente, a equipe sediada em Woking trava uma disputa acirrada com a Red Bull no campeonato de construtores de 2024 e admite que tem chances de conquistar o título. No momento, a McLaren está a oito pontos dos taurinos na tabela e quer garantir que manterá o ritmo positivo.

E isso faz com que a equipe fique cada vez mais cautelosa para introduzir atualizações no assoalho - que está sendo projetado há algum tempo. Os britânicos estão hesitantes que a nova peça possa provocar consequências negativas, como outros times enfrentaram.

A Aston Martin, por exemplo, teve uma reviravolta em Ímola, quando aplicou atualizações na área. A Ferrari, por outro lado, começou a enfrentar problemas de 'salto' no GP da Espanha, enquanto a Mercedes viu seu rendimento cair em Spa-Francorchamps.

Mais recentemente, a Red Bull questionou se os problemas de equilíbrio que está enfrentando são consequência de um novo projeto de assoalho introduzido no GP de Emilia Romanha.

Agora, o chefe da McLaren, Andrea Stella, diz que um dos segredos para que sua equipe não tenha enfrentado nenhum obstáculo no meio da temporada neste ano é o fato de ter feito apenas uma grande atualização - portanto, os riscos de problemas foram minimizados.

Lando Norris, McLaren MCL38

Lando Norris, McLaren MCL38

Foto de: Steven Tee / Motorsport Images

E ele acrescenta que, enquanto estiver trabalhando na fábrica em um assoalho atualizado, a McLaren vai esperar até ter certeza de que a nova peça funciona muito bem antes de introduzi-la.

"Não trouxemos uma atualização significativa desde Miami", disse Stella sobre o motivo pelo qual a equipe escapou do destino que outras tiveram com as atualizações.

"A próxima atualização relevante, não tão grande quanto a de Miami, foi em Zandvoort, e não envolveu o assoalho [inteiro] - foi apenas um detalhe. Foram algumas outras áreas do carro".

"Mas há um motivo pelo qual não trouxemos algumas atualizações - porque percebemos que, assim que apertamos o botão de partida, poderíamos ter dúvidas sobre essas peças que foram testadas em escala real no carro real".

"Por isso, estamos tomando nosso tempo para nos convencermos de que o desenvolvimento está maduro para ser levado à pista".

Embora a McLaren tenha conseguido dominar o fim de semana do GP da Holanda, Stella acredita que o desempenho foi a exceção e não a norma - com diferenças mínimas entre os carros. Porém, o pódio duplo em Monza traz um novo frescor e a ideia de que os papayas podem ser rápidos em todas as pistas.

"Acho que, na verdade, a ordem do grid tem muito a ver com o fato de os pilotos conseguirem aproveitar a aderência disponível, e não com o fato de o carro ser um carro dominante".

"Se olharmos para os tempos de volta reais, em vez de simplesmente olharmos para as posições P1/P2, veremos que todos os pilotos das quatro equipes mais rápidas [Red Bull, Ferrari, Mercedes e McLaren] estavam em condições de realmente garantir a primeira posição no grid".

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Colapinto na F1. E DRUGO? Bortoleto/Audi, 'DECISÃO' em Monza, RBR TENSA, Norris e + | Tiago Mendonça

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1 - Rosberg: "O futuro de Russell na Mercedes não está 'garantido'"
Próximo artigo F1: Hakkinen diz que "conflitos da Red Bull" afetam desempenho de Verstappen

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil