F1: Red Bull 'emite alerta' para rivais que querem copiar o RB19

Equipe de Milton Keynes avisa que o fato das concorrentes copiarem seu conceito não será suficiente para ajudá-los a alcançá-la nesta temporada

Max Verstappen, Red Bull Racing RB19, 1ª posição, faz donuts no grid no final da corrida

Max Verstappen, Red Bull Racing RB19, 1ª posição, faz donuts no grid no final da corrida

Andy Hone / Motorsport Images

Após o domínio total da Red Bull na Fórmula 1 em 2023, prevê-se que seus concorrentes convergirão para o conceito que a equipe sediada em Milton Keynes tem usado tão bem desde o início da era do efeito solo. 

Leia também:

Isso deve, em teoria, ajudar a proporcionar uma batalha muito mais acirrada ao longo da temporada  2024, com grande parte de seus principais adversários tendo errado o caminho com os designs de seus carros no ano passado. 

Mas o diretor técnico da Red Bull, Pierre Wache, acredita que as outras equipes precisarão ir além de apenas tentar repetir o que seu time fez. Ele sugere que o mais importante para liberar a velocidade é descobrir por que a equipe fez as coisas da maneira que fez. 

"Acho que é possível copiar, mas em todos os negócios do mundo, quando se trata de técnica, o 'como' é um aspecto", disse ele ao Motorsport.com. "O aspecto mais importante é o 'porquê'. Se você não sabe o 'porquê', pode copiar o que quiser, mas é melhor ficar com o que você entende." 

Wache disse que copiar as ideias de outras equipes era comum na F1 e algo que sua equipe fazia de vez em quando. 

Jake Dennis, Red Bull Racing

Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images

Jake Dennis, Red Bull Racing

No entanto, embora isso abrisse a porta para um possível progresso em seu próprio carro, também não havia garantias de que algo que funcionasse para um concorrente beneficiaria os outros. 

"Nós também copiamos algumas coisas", disse ele. "Podemos copiar a coisa errada, mas você também se inspira com base no que vê nos outros. É como um efeito Darwin, esse negócio. Você vê algo dos outros, acrescenta outra ideia a ela e desenvolve e aumenta seu conceito, seus pontos fortes e sua capacidade."

"Mas, todas as vezes, tem que ser no aspecto da compreensão. Se você apenas copia por copiar, não funciona. Você [precisa] ter o conhecimento e também o que deseja alcançar. Se você não tiver o mesmo objetivo dourado de características, isso não trará nada." 

Wache também acha que é errado rotular o RB19 do ano passado como o carro perfeito, pois ele disse que havia elementos que precisavam ser melhorados. Embora o carro tenha vencido 21 das 22 corridas ao longo da temporada, ele tem certeza de que o desempenho na F1 é relativo aos outros.

Pierre Wache, Race Engineer, Red Bull Racing, Helmut Marko, Consultant, Red Bull Racing, in the garage

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Pierre Wache, engenheiro de corrida da Red Bull Racing, Helmut Marko, consultor da Red Bull Racing, na garagem

"Você pode ter o mesmo carro e os outros fazerem um trabalho melhor do que o seu", disse ele. "Nós colocamos tudo junto. O carro tem alguns pontos fracos, mas não grandes. Ele é bastante eficiente em termos de downforce versus arrasto. Isso é claramente um ponto-chave e também [é] bastante suave com os pneus para o ritmo de corrida."

"Acho que esse é um dos principais [elementos], porque se você olhar para a qualificação, não fizemos todas as poles. Apenas vencemos todas as corridas [exceto uma]."

"O domínio também depende do que os outros fizeram. Talvez os outros tenham cometido alguns erros no desenvolvimento de seus carros, porque quando você vê o nível de desenvolvimento que a McLaren conseguiu durante a temporada e a capacidade que eles têm de estar mais perto de nós com um início de temporada bastante ruim, você diz que talvez os outros não tenham conseguido montar o carro." 

Ele acrescentou: "O domínio também depende muito dos outros, eu diria. Não quero pressionar os outros... Fizemos um bom trabalho, mas temos muito espaço para melhorar."

Citações de Alex Kalinauckas/Ronald Vording 

DRUGOVICH e BORTOLETO na mesma equipe de F1? Brasileiros falam sobre 2024 e ALÉM na ASTON e McLAREN

Norris na RBR? Sainz? Albon e franceses no centro dos rumores da F1

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior F1: Osaka ameaça continuidade de Suzuka no calendário; entenda
Próximo artigo F1: Novo chefe da Haas, Komatsu fala sobre mudanças, investimentos e "não estar aqui para substituir" Steiner

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil