F1: Russell vence corrida morna em Singapura; dupla da McLaren vira polêmica e Bortoleto é 17°
Equipe de Woking conquistou o título de Construtores com seis corridas para o fim da temporada
A pole inesperada de George Russell para o GP de Singapura resultou em vitória para o piloto da Mercedes, com Max Verstappen em segundo e Lando Norris, que teve uma largada polêmica, terminou em terceiro. A McLaren conquistou o título de Construtores da Fórmula 1 seis corridas antes do fim da temporada.
Pierre Gasly e Alexander Albon largaram dos boxes, já que precisaram fazer mudanças no carro durante o parque fechado.
Lando Norris largou muito bem, rapidamente assumindo a terceira posição à frente de Oscar Piastri, com Verstappen e Russell conseguindo manter suas posições facilmente. O carro #4 da McLaren, no entanto, acabou tendo um toque com o australiano e o incidente foi investigado, mas sem punições.
O holandês começou a corrida com pneus macios, pensando que conseguiria ultrapassar o carro #63, no entanto, isso não aconteceu na largada e rapidamente a Mercedes abriu 1s3.
Charles Leclerc, que largou em sétimo, rapidamente superou Andrea Kimi Antonelli e Lewis Hamilton, assumindo a quinta colocação.
Isack Hadjar e Oliver Bearman também se envolveram em uma pequena batida na largada, com o britânico escapando da pista antes de conseguir retornar, perdendo algumas posições.
Russell conseguiu abrir nove segundos sobre Verstappen antes da volta 20, enquanto o holandês sofria com o ritmo do pneu macio. A parada foi feita logo na sequência, com Norris tentando abrir uma boa diferença para o tetracampeão e fazer um undercut.
O pit stop de Verstappen foi bom, no entanto, o tetracampeão ficou preso atrás de Fernando Alonso por algumas voltas, relatando que estava difícil fazer ultrapassagens. Pouco tempo depois, a Mercedes fez a parada de Russell e ele voltou em terceiro, logo atrás da dupla da McLaren.
A parada de Piastri foi bem ruim (5s2), dificultando a vida do australiano para alcançar Norris e tentar recuperar sua posição no pódio.
Na volta 37, Verstappen travou a roda dianteira e quase bateu no muro, mas conseguiu s recuperar, apesar de ter perdido tempo de vantagem sobre Norris.
Gabriel Bortoleto, por sua vez, passou uma corrida bastante em branco, com pouco ritmo para tentar atacar e acabou ficando preso atrás do trânsito. Na volta 45, Nico Hulkenberg escapou da pista com força, causando uma rápida bandeira amarela antes de voltar sem maiores problemas.
Nas últimas voltas, o top 4 ficou preso entre os retardatários, isso permitiu que Lando se aproximasse de Max, tentando atacar pela segunda posição. No entanto, no fim, o britânico não conseguiu a posição, terminando apenas em terceiro.
Russell venceu a corrida, com vantagem de 6s à frente de Verstappen e Norris, que fechou o pódio e, junto a Piastri em quarto, conquistou o título de Construtores para a McLaren faltando seis corridas para o fim da temporada.
Bortoleto não conseguiu avançar nada depois da parada, terminou apenas em 17°, apesar de terminar à frente do companheiro de equipe.
1
-
2
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Cla | Piloto | # | Voltas | Tempo | Intervalo | km/h | Pits | Pontos | Abandono | Chassi | Motor | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
1 | |
63 | ![]() |
62 |
- |
1 | 25 | Mercedes | Mercedes | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
2 | |
1 | ![]() |
62 |
+5.430 5.430 |
5.430 | 1 | 18 | Red Bull | Red Bull | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
3 | |
4 | ![]() |
62 |
+6.066 6.066 |
0.636 | 1 | 15 | McLaren | Mercedes | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
4 | |
81 | ![]() |
62 |
+8.146 8.146 |
2.080 | 1 | 12 | McLaren | Mercedes | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
5 | |
12 | ![]() |
62 |
+33.681 33.681 |
25.535 | 1 | 10 | Mercedes | Mercedes | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
6 | |
16 | ![]() |
62 |
+45.996 45.996 |
12.315 | 1 | 8 | Ferrari | Ferrari | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
7 | |
44 | ![]() |
62 |
+1'20.251 1'20.251 |
34.255 | 2 | 6 | Ferrari | Ferrari | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
8 | |
14 | ![]() |
62 |
+1'20.667 1'20.667 |
0.416 | 1 | 4 | Aston Martin | Mercedes | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
9 | |
87 | ![]() |
62 |
+1'33.527 1'33.527 |
12.860 | 1 | 2 | Haas | Ferrari | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
10 | |
55 | ![]() |
61 |
1 lap |
1 | 1 | Williams | Mercedes | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
11 | |
6 | ![]() |
61 |
1 lap |
1 | RB | Honda | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
12 | |
22 | ![]() |
61 |
1 lap |
1 | Red Bull | Red Bull | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
13 | |
18 | ![]() |
61 |
1 lap |
1 | Aston Martin | Mercedes | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
14 | |
23 | ![]() |
61 |
1 lap |
1 | Williams | Mercedes | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
15 | |
30 | ![]() |
61 |
1 lap |
1 | RB | Honda | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
16 | |
43 | ![]() |
61 |
1 lap |
1 | Alpine | Renault | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
17 | |
5 | ![]() |
61 |
1 lap |
1 | Sauber | Ferrari | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
18 | |
31 | ![]() |
61 |
1 lap |
1 | Haas | Ferrari | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
19 | |
10 | ![]() |
61 |
1 lap |
2 | Alpine | Renault | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
20 | |
27 | ![]() |
61 |
1 lap |
2 | Sauber | Ferrari | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Ver resultados completos |
Verstappen SEPULTOU 'geração de ouro' da F1? Leclerc MAIOR que Lando? CASAGRANDE opina e traz CAUSOS
Ouça versão áudio do PODCAST MOTORSPORT.COM:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.