F1: Saiba truque da McLaren para não ‘entregar’ mudança importante em novo carro

Fotos com detalhes diferentes na divulgação do MCL38 evidenciam que equipe não quis mostrar muito daquilo que terá em 2024

McLaren MCL38

Foto de: McLaren

Análise técnica de Giorgio Piola

Análise técnica de Giorgio Piola

Algumas intrigantes artimanhas nas imagens de lançamento do novo carro de Fórmula 1 da McLaren sugeriram uma das áreas de "inovação" que a equipe pode estar tentando manter em segredo.

Embora, à primeira vista, o novo MCL38 revelado na manhã desta quarta-feira pareça ser uma evolução direta do carro do ano passado, a equipe insinuou que há alguns aspectos radicais nele.

Leia também:

Nas citações do comunicado de imprensa emitidas após as imagens do carro serem divulgadas, o chefe da equipe, Andrea Stella, disse: "Há várias inovações no carro, mas nem todas as áreas que queremos abordar foram concluídas para o carro de lançamento.

"Essas áreas agora se tornam o foco de nosso desenvolvimento durante a temporada, que já está em andamento."

Nenhuma informação adicional foi oferecida sobre exatamente a que Stella estava se referindo, mas uma análise minuciosa das fotos do novo MCL38 sugere que a equipe está indo além para manter uma área particular especialmente guardada.

Focando na borda do assoalho do carro, uma clara diferença pode ser vista na imagem lateral do modelo de 2024 e na foto frontal três quartos.

Como pode ser visto na imagem principal, a vista lateral tem uma borda notavelmente distorcida para ajudar a utilizar melhor o fluxo de ar ao redor do sidepod e da área do assoalho, enquanto a foto mais de frente apresenta apenas uma borda plana.

McLaren MCL38

McLaren MCL38

Photo by: McLaren

A mudança no design do assoalho entre as fotos é claramente uma manobra deliberada da equipe na forma como as imagens foram processadas.

É altamente improvável que a equipe tenha tirado uma fotografia com um assoalho e depois mudado o assoalho para reafirmar o carro de outro ângulo. Então, ou a foto original foi editada posteriormente para remover o detalhe, ou as imagens são renderizações detalhadas que foram alteradas.

De qualquer forma, sugere que a McLaren não queria revelar muitos detalhes sobre o que estava fazendo com seu assoalho em ângulos onde algumas de suas ideias poderiam ser melhor compreendidas.

A referência anterior de Stella a alguns aspectos do carro sendo um trabalho em andamento agora confirma o que ele disse no lançamento da pintura mais cedo neste ano.

McLaren MCL38 detail

McLaren MCL38 detail

Photo by: McLaren

Falando sobre os esforços que foram feitos para entender algumas peculiaridades de manuseio que foram introduzidas por meio de seu grande programa de desenvolvimento durante a temporada passada, Stella mencionou haver alguns designs inteligentes em jogo.

"Há algumas áreas que eu não divulgaria apenas por uma questão de proteger nossa propriedade intelectual, digamos assim, mas este foi um dos principais focos durante o inverno", disse ele.

E ele explicou que abordar completamente os problemas levaria um pouco de tempo para a temporada de 2024.

"Alguns dos benefícios podem estar incorporados ao carro de lançamento, mas na verdade alguns dos projetos pertencem a um fluxo de trabalho que pode ser implementado na pista com alguns outros desenvolvimentos", disse ele. "Algumas coisas exigem alguns meses para serem abordadas, digamos assim."  

Rico Penteado e Felipe Motta comentam Hamilton na Ferrari

Watch: Rico Penteado e Felipe Motta comentam Hamilton na Ferrari

Podcast #268 – O que será do futuro de Horner e Red Bull?

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Artigo anterior F1: Leclerc e Sainz detalham chegada de Hamilton à Ferrari; Vasseur rebate críticas sobre mudança
Próximo artigo F1: Veja trailer de Drive to Survive 6, que vai ao ar durante pré-temporada 2024

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil