Fórmula 1 GP de Singapura

F1: Contratação de funcionários da Red Bull é "desenvolvimento natural", segundo Marko

"Eu diria que é um desenvolvimento natural, quando você tem tanto sucesso como nós, que as pessoas sejam contratadas", explica o conselheiro dos taurinos

Helmut Marko, Consultor, Red Bull Racing

A saída de peças-chave da Red Bull vem chamando a atenção desde o início do ano, no entanto, Helmut Marko, conselheiro da equipe taurina, não parece muito preocupado com a maneira que isso pode afetar o time de Fórmula 1 e minimizou os últimos acontecimentos em Milton Keynes.

Leia também:

Nos últimos meses, o diretor técnico Adrian Newey, o diretor esportivo Jonathan Wheatley e o chefe de estratégia de corrida Will Courtenay foram contratados pela Aston Martin, Sauber/Audi e McLaren como parceiro técnico, diretor de equipe e diretor esportivo, respectivamente.

Em 2023, o diretor de engenharia Rob Marshall também deixou a Red Bull para se juntar à McLaren, inicialmente como diretor técnico de engenharia e design, pouco antes de assumir a função de designer-chefe.

Após o anúncio de Courtenay na semana passada, Jos Verstappen comentou amargamente sobre as demissões de nomes tão importantes:

"Foi sobre isso que eu avisei... Tem gente demais agora [saindo]".

No entanto, o ponto de vista de Marko é muito diferente do holandês, como mostra sua entrevista à Formel1.de.

Quando perguntado se a disputa de poder entre o diretor da equipe, Christian Horner, e ele próprio poderia ser a culpada pela situação, Marko respondeu:

"Bem, eu diria que é um desenvolvimento natural, quando você tem tanto sucesso como nós, que as pessoas sejam contratadas".

"[Courtenay] tinha uma oferta muito mais atraente em termos de cargo e de condições financeiras, e esse foi o caso da maioria das pessoas mencionadas".

Hannah Schmitz, principle strategy engineer at Red Bull Racing

Hannah Schmitz, engenheira de estratégia principal da Red Bull Racing

Foto de: Simon Galloway / Motorsport Images

O austríaco também esclareceu que a engenheira de estratégia principal Hannah Schmitz seria a única candidata a substituir Courtenay como chefe de estratégia de corrida.

"Temos que nos manter unidos e fazer tudo o que pudermos para garantir que o campeonato mundial seja conquistado este ano e que também construamos carros de sucesso para o próximo ano e para o ano seguinte, porque essa é a base para podermos manter Max Verstappen", insistiu Marko.

Importante ressaltar que, no momento, a Red Bull perde o campeonato de construtores para a McLaren por 41 pontos. Enquanto isso, o tricampeão mundial está sendo 'caçado' por Lando Norris, apesar da ameaça ser menor.

Neste sentido, o futuro de Verstappen na equipe não está garantido, já que a Mercedes considerou a possibilidade de contratar o tricampeão mundial antes de promover o piloto júnior Andrea Kimi Antonelli a uma vaga de piloto para 2025.

Sua contratação para substituir Lewis Hamilton, que vai para a Ferrari, levou o chefe da equipe, Toto Wolff, a reconhecer que a equipe deveria parar de flertar com Verstappen. Mas não descartou uma nova conversa no futuro.

Enquanto isso, fortalecida pela chegada de Newey, a Aston Martin está agora cortejando abertamente o piloto holandês, que permanece tímido em relação a essa perspectiva.

Perguntado se Newey poderia ter resolvido a situação atual da Red Bull, Marko disse: "Essa é uma pergunta retórica ilusória. Temos uma equipe diversificada, e eles precisam - e vão - resolver isso".

No entanto, a equipe taurina está ansiosa para concluir o trabalho em seu novo túnel de vento, já que o modelo atual em Bedford não está mais atualizado.

"Um túnel de vento mais moderno ajudaria", admitiu Marko. "Nosso túnel de vento é um modelo do pós-guerra que o exército britânico construiu".

"Não estamos mais atualizados, nem de longe. E espero que, em 2026, nosso novo túnel de vento esteja funcionando".

Exclusivo: DRUGOVICH REBATE CRÍTICOS, detalha PLANOS NA F1, avalia teste na INDY e fala de BORTOLETO

 

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Não só Ricciardo: ABISMOS SEM FIM na F1 | Futuro de Max, BORTOLETO 2025, DRUGO na Indy... LIPE PAÍGA

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

In this article
Benjamin Vinel
Fórmula 1
Red Bull Racing
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Vowles dá 'spoiler' do motor Mercedes para nova era de regulamentos
Próximo artigo F1 - "Pior dia da minha vida": Massa relembra acidente fatal de Bianchi, que completa 10 anos

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros