F1 - Sainz: há pilotos atrapalhando os outros de propósito; Pérez pede mudanças

Confira críticas do espanhol e do mexicano no Motorsport.com, que cobre o GP de Abu Dhabi em tempo real neste domingo; largada às 10h de Brasília, na Band

Carlos Sainz, Ferrari SF-23

Carlos Sainz, Ferrari SF-23

Glenn Dunbar

Eliminado no Q1 da classificação para o GP de Abu Dhabi de Fórmula 1, o espanhol Carlos Sainz, que largará em 16º com a Ferrari, crê que alguns pilotos estão atrapalhando os outros de maneira proposital nas tomadas de tempo da categoria através do 'ar sujo', como se diz no jargão da F1.

"É complicado. Houve carros hoje... Entre nós, pilotos, sabemos que se você fizer uma curva dois segundos à frente de outro carro, um segundo ou dois segundos à frente, você o fará perder um ou dois décimos naquela curva. E vejo que as pessoas, nos finais de semana, combinaram de 'relaxar um pouco'. E quando o tempo está acabando no Q1 e no Q2, vejo pessoas dando um pouco de ar sujo de propósito em algumas curvas para talvez fazer com que os outros percam tempo", explicou.

O editor recomenda:

"E não consideramos isso impedimento porque não é como se você precisasse tirar o pé. Mas você sabe que está dando a alguém ar sujo e que está fazendo com que ele tenha uma performance ruim naquela curva. Por isso, ao sair em último, fiz basicamente os setores um e dois, ao longo de toda a extensão de ambos, muito próximo dos carros da frente, perdendo décimos e décimos por curva", seguiu Sainz.

"Acho que todo mundo está fazendo isso. Só que se você se colocar em uma posição ruim na pista, vai sofrer mais com isso", completou o espanhol, cujo companheiro de Ferrari Charles Leclerc, de Mônaco, larga em segundo neste domingo em Yas Marina.

Carlos Sainz, Ferrari SF-23

Photo by: Glenn Dunbar / Motorsport Images

Carlos Sainz, Ferrari SF-23

Além de Sainz, quem ficou devendo foi o mexicano Sergio Pérez, que largará apenas em nono com a Red Bull. 'Checo' teve uma volta deletada por extrapolar limites de pista na reta final do quali e, com isso, acabou demovido para o fim do top 10.

Para o competidor do México, a questão dos track limits tem de ser melhorada para 2024. Não só para melhor compreensão dos pilotos, mas também dos fãs. Segundo Pérez, no formato atual, “você simplesmente tem que confiar nos comissários".

"Realmente espero que, entre as temporadas, possamos encontrar uma solução melhor, tanto para os pilotos como para as pessoas em casa. É muito confuso para todos, não acho bom terminar a classificação e ter equipes discutindo para tentar obter penalidades para os outros. Sinto que temos algum trabalho pela frente para tentar encontrar uma solução melhor", afirmou o mexicano da Red Bull, cujo companheiro holandês Max Verstappen largará na pole position.

HAMILTON e Sainz ELIMINADOS: veja DEBATE do QUALI do GP de ABU DHABI, que encerra 2023!

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast Motorsport.com debate se GP de Las Vegas de fato teve sucesso

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

 

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior F1: Terceiro, Piastri fala em 'muitos erros' em Abu Dhabi. Entenda
Próximo artigo F1: Horários, previsão do tempo e como assistir ao domingo de corrida no GP de Abu Dhabi

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil