Fórmula 1 GP da Áustria

F1: Sainz mostra insatisfação por Ferrari não ter mandado Leclerc ceder posição

Piloto espanhol diz que está feliz com sua performance, mas criticou erro nas paradas e decisão de não trocar posição com Leclerc na pista

Charles Leclerc, Ferrari SF-23, Carlos Sainz, Ferrari SF-23

ATUALIZAÇÃO: Sainz recebeu mais punições tardias e caiu para sexto, atrás de Alonso

Carlos Sainz está "lutando para ver os aspectos positivos" de seu resultado no GP da Áustria de 2023, apesar de o piloto da Ferrari de Fórmula 1 estar "muito feliz" com seu desempenho pessoal.

O espanhol igualou seu melhor resultado da temporada com o quarto lugar no Red Bull Ring, enquanto seu companheiro de equipe, Charles Leclerc, foi o segundo colocado, atrás de Max Verstappen.

Leia também:

Sainz pressionou Leclerc pelo segundo lugar durante a primeira parte da corrida, mas foi acordado que a dupla da Ferrari não lutaria por uma posição.

Essa ordem pré-corrida deixaria Sainz vulnerável durante o safety car virtual que "comprometeu" sua corrida e custou o que ele pensava serem três lugares. Por não ter posição na pista, Sainz foi mantido atrás de Leclerc por um duplo pit stop da Ferrari, o que significava que ele ainda estava atrás.

Sainz explicou: "Fui muito rápido no primeiro e no segundo stint. Obviamente, o segundo stint já foi comprometido pela primeira parada, atrás de Charles e pegando o final do safety car virtual, o que me fez perder seis a sete segundos de tempo de corrida.”

“Isso me fez perder posições para carros que eu não deveria ter perdido, o que significa que tive que forçar os meus pneus médios para ultrapassá-los, pegar os limites da pista e receber penalidade.

"Minha corrida ficou comprometida daquele ponto em diante. Mas se eu olhar para o ritmo, fui muito rápido."

Charles Leclerc, Ferrari SF-23, Carlos Sainz, Ferrari SF-23

Charles Leclerc, Ferrari SF-23, Carlos Sainz, Ferrari SF-23

Photo by: Zak Mauger / Motorsport Images

Sainz reconheceu que, sem o erro de estratégia na hora das paradas, a "pena" no fato da Ferrari não ter invertido as posições dele e de Leclerc na pista, e a punição de 5s que o deixou "pegando fogo" de raiva, o pódio duplo seria possível.

Devido à execução questionável da corrida do lado do pitwall e os pontos perdidos, Sainz reconhece que "sofre para ver os pontos positivos" da prova apesar do ritmo.

"Estou frustrado. Faz algumas corridas que noto um bom ritmo no carro. Gostaria de poder maximizar isso porque sinto que estou rápido este ano, especialmente nas corridas. Sinto que dei um grande passo adiante... Mas tudo bem, P4 não é ruim, mas acho que hoje P2 ou P3 eram possíveis. Honestamente, estou muito feliz com minha performance hoje".

"Fiz algumas manobras limpas, boas. Defendi bem. Assim que eu chegava em um carro, eu estava passando ele. Gerenciei bem os pneus mesmo enquanto estava atacando. É por isso que estou frustrado agora, porque não consigo ver ponto positivo nesse P4 em meio ao ritmo, ultrapassagens e defesas que eu fiz".

"Claramente estou em um bom momento pessoal com minha pilotagem e, por isso que eu estou frustrado por não conseguir maximizar os pontos".

Quem desbancaria Verstappen na Red Bull?

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast: Leclerc na Aston? Volta de Ricciardo? Sainz na Audi? O que vem por aí para 2024?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Aston Martin entra com protesto contra o resultado do GP da Áustria
Próximo artigo F1: Hamilton reclama e Wolff manda ele "pilotar"; Norris critica Lewis

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil