Recomendado para você

Enzo Fittipaldi testa novamente com a McLaren na Indy

Enzo Fittipaldi testa novamente com a McLaren na Indy

Indy
Indy
Indy October Testing
Enzo Fittipaldi testa novamente com a McLaren na Indy
Com o #10 já utiilizado por Luca Marini, qual será o número de Diogo Moreira na MotoGP?

Com o #10 já utiilizado por Luca Marini, qual será o número de Diogo Moreira na MotoGP?

MotoGP
MotoGP
Com o #10 já utiilizado por Luca Marini, qual será o número de Diogo Moreira na MotoGP?
Mick Schumacher se diz "muito aberto" para futuro na Indy após teste em Indianápolis

Mick Schumacher se diz "muito aberto" para futuro na Indy após teste em Indianápolis

Indy
Indy
Indy October Testing
Mick Schumacher se diz "muito aberto" para futuro na Indy após teste em Indianápolis
F1: Bastidores de 'guerra de declarações' entre Verstappen e Russell em 2024 são revelados

F1: Bastidores de 'guerra de declarações' entre Verstappen e Russell em 2024 são revelados

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
F1: Bastidores de 'guerra de declarações' entre Verstappen e Russell em 2024 são revelados
Quem é Diogo Moreira, piloto que faz história ao encerrar jejum brasileiro na MotoGP

Quem é Diogo Moreira, piloto que faz história ao encerrar jejum brasileiro na MotoGP

MotoGP
MotoGP
Quem é Diogo Moreira, piloto que faz história ao encerrar jejum brasileiro na MotoGP
F1: "Bortoleto tem feito um trabalho bastante impressionante", afirma Hakkinen

F1: "Bortoleto tem feito um trabalho bastante impressionante", afirma Hakkinen

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
F1: "Bortoleto tem feito um trabalho bastante impressionante", afirma Hakkinen
Anúncio de Diogo Moreira fecha grid da MotoGP 2026; veja equipes e pilotos

Anúncio de Diogo Moreira fecha grid da MotoGP 2026; veja equipes e pilotos

MotoGP
MotoGP
Anúncio de Diogo Moreira fecha grid da MotoGP 2026; veja equipes e pilotos
VÍDEO: Bonner alfineta Band sobre retorno da F1 à Globo

VÍDEO: Bonner alfineta Band sobre retorno da F1 à Globo

Fórmula 1
Fórmula 1
VÍDEO: Bonner alfineta Band sobre retorno da F1 à Globo
Últimas notícias

F1: Stella aponta problema com equipamentos como causa de pit stops ruins

Após McLaren ter paradas ruins em Monza e Baku, chefe da equipe diz que 'hardware' será trocado pensando em otimizar execução do time

Lando Norris, McLaren

O GP do Azerbaijão de Fórmula 1 expôs vários pontos fracos da McLaren, que até o momento vinha dominando a temporada de 2025, já garantindo o título de Construtores e colocando seus pilotos em posição de disputar o título de pilotos sem (quase) nenhuma interferência externa.

Leia também:

De uma só vez, o MCL39 e a equipe também se descobriram imperfeitos. Nas pistas de baixo downforce - como Monza e Baku - os carros da equipe não foram a referência de desempenho, superados por uma Red Bull que encontrou uma excelente maneira de se tornar a mais forte.

O que tornou o fim de semana em Baku ainda mais complexo foi o segundo problema consecutivo no pit stop, que fez com que Lando Norris perdesse alguns segundos preciosos. O britânico, que largou em sétimo, teria que 'remar' para tentar recuperar pontos em relação a Oscar Piastri, que bateu no muro logo após a largada. O MCL39 o ajudou a ultrapassar as Ferraris de qualquer maneira, tornando o problema no pit stop irrelevante, mas o problema persiste e pode voltar a ocorrer no futuro.

"Ainda temos que ver se, mesmo com o pit stop mais rápido, poderíamos ter ultrapassado uma Ferrari ou não", disse o chefe da McLaren, Andrea Stella, no final do GP do Azerbaijão. "Conseguimos fazer a ultrapassagem e recuperar a posição, o que foi positivo, importante para os pontos e para o campeonato de Lando. Mas, definitivamente, em termos de pit stops, essa é uma área em que já concentramos nossos esforços". 

Lando Norris, McLaren

Lando Norris, McLaren

Foto de: Mark Thompson - Getty Images

O problema do pit stop, como mencionado, é o segundo consecutivo. Em Baku, o problema foi com a dianteira direita na parada feita no final da volta 37 das 51 programadas, enquanto em Monza - novamente na parada de Norris - o problema foi no final da volta 46, levando os mecânicos a encerrar o pit stop em 5s9.

Isso fez com que Norris voltasse à pista atrás de Piastri, perdendo a posição para seu companheiro de equipe. A McLaren ordenou então que o australiano devolvesse a posição ao britânico, o que ele fez, mas não sem um certo constrangimento pelo erro cometido.

É por isso que Stella está se esforçando para continuar melhorando o hardware, ou seja, o material com o qual os mecânicos realizam a troca de pneus durante os finais de semana de corrida. O problema existe, é real, e precisa ser resolvido rapidamente, tanto para este ano quanto para o próximo.

"Temos que continuar trabalhando porque há um espaço importante para melhorar o desempenho que pode ser alcançado por meio das paradas no box e vimos que as corridas estão ficando cada vez mais apertadas. Portanto, o impacto de um pit stop se torna cada vez mais importante", disse. 

Charles Leclerc, Ferrari, Lando Norris, McLaren

Charles Leclerc, Ferrari, Lando Norris, McLaren

Foto de: Mark Sutton / Fórmula 1 via Getty Images

"Então, definitivamente, para o resto da temporada e também pensando no próximo ano, há trabalho a ser feito do ponto de vista do pit stop em termos da execução, mas também do hardware, para que a execução de um pit stop na nossa equipe seja mais fácil e mais natural. Ainda há algumas interações entre o operador e o hardware que devem ser aprimoradas no lado do equipamento", acrescentou. 

Embora a equipe ainda não tenha realizado uma investigação completa sobre o incidente, Stella acredita que o problema de ontem é diferente do que ocorreu no pit stop de Norris em Monza.

"O problema no pit stop de hoje (em Baku) é diferente do que tivemos em Monza. Definitivamente, isso estava mais relacionado à interação entre o operador e a pistola de parafusos. Mas sabemos que, do ponto de vista do equipamento, não estamos otimizando. Não porque não quiséssemos, mas porque você aprende à medida que avança", concluiu. 

MAX CAMPEÃO ou VICE em '25? McLAREN deve PRIORIZAR PIASTRI? Ferrari, BORTOLETO e + | Com FELIPE BAPTISTA, piloto da Stock Car

Ouça versão áudio do PODCAST MOTORSPORT.COM:

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

 

Artigo anterior F1 - Comentarista aponta 'fator Hulk' para batida de Piastri em Baku
Próximo artigo F1: Saiba o que falta para Russell ter renovação de contrato confirmada pela Mercedes

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros