Recomendado para você

Stock Car: Ricardo Maurício triunfa em Cuiabá com vitória dupla

Stock Car: Ricardo Maurício triunfa em Cuiabá com vitória dupla

Stock Car
Stock Car
Cuiabá
Stock Car: Ricardo Maurício triunfa em Cuiabá com vitória dupla
Stock Car: Ricardo Maurício comanda e vence sprint de Cuiabá

Stock Car: Ricardo Maurício comanda e vence sprint de Cuiabá

Stock Car
Stock Car
Cuiabá
Stock Car: Ricardo Maurício comanda e vence sprint de Cuiabá
Motorsport.com transmite as emoções do GP de Macau 2025; veja ao vivo as atividades do último dia

Motorsport.com transmite as emoções do GP de Macau 2025; veja ao vivo as atividades do último dia

Geral
Geral
Motorsport.com transmite as emoções do GP de Macau 2025; veja ao vivo as atividades do último dia
Mudança de foco precoce, preço amargo: a verdadeira causa do colapso da Alpine na F1

Mudança de foco precoce, preço amargo: a verdadeira causa do colapso da Alpine na F1

Fórmula 1
Fórmula 1
Mudança de foco precoce, preço amargo: a verdadeira causa do colapso da Alpine na F1
F1 - Steiner: Piastri deveria deixar McLaren "se não vencer o campeonato"

F1 - Steiner: Piastri deveria deixar McLaren "se não vencer o campeonato"

Fórmula 1
Fórmula 1
F1 - Steiner: Piastri deveria deixar McLaren "se não vencer o campeonato"
MotoGP: Álex Márquez domina e vence a sprint do GP de Valência

MotoGP: Álex Márquez domina e vence a sprint do GP de Valência

MotoGP
MotoGP
GP de Valência
MotoGP: Álex Márquez domina e vence a sprint do GP de Valência
F1 - Alpine: Não há garantia de que Mercedes terá o melhor motor em 2026

F1 - Alpine: Não há garantia de que Mercedes terá o melhor motor em 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1 - Alpine: Não há garantia de que Mercedes terá o melhor motor em 2026
F1: Mensagem do presidente da Ferrari foi direcionada principalmente a Hamilton, diz jornal italiano

F1: Mensagem do presidente da Ferrari foi direcionada principalmente a Hamilton, diz jornal italiano

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Mensagem do presidente da Ferrari foi direcionada principalmente a Hamilton, diz jornal italiano

F1: Szafnauer relembra período com Barrichello e brinca com longevidade de brasileiro

Ex-chefe da BAR ainda direcionou elogios ao piloto

Rubens Barrichello, Honda RA106

Foto de: Mark Capilitan

Otmar Szaufnauer tem um longo currículo na Fórmula 1, trabalhando com diversos nomes talentosos, inclusive da geração atual do grid. O engenheiro já trabalhou com Rubens Barrichello e, em entrevista ao podcast High Performance, relembrou esse período.

Leia também:

Szaufnauer começou sua carreira na F1 pela BAR em 1998 e saiu do paddock no ano passado, durante o GP da Bélgica, quando foi substituído por Bruno Famin. Por ter sido chefe de diversos pilotos talentosos, Otmar tem muito conhecimento sobre as negociações e como comandar os competidores.

Na entrevista, o ex-chefe da Alpine foi questionado se havia algum piloto que já foi de sua equipe, mas ele não contrataria novamente. Com bom-humor, o engenheiro escolheu o nome de Rubens Barrichello. Não pela falta de talento do vencedor de 11 GPs, mas sim por sua idade.

"Preciso acertar, quem é o mais velho mesmo?", começa com sua brincadeira.

O entrevistador apontou o nome de Fernando Alonso, atualmente com 43 anos e segue defendendo a Aston Martin na F1. Porém, Szaufnauer lembra de Barrichello e dispara:

"Eu trabalhei com Rubens. Oh meu Deus. Ele é tão velho que nunca mais o contrataria".

No entanto, o engenheiro continua explicando o quão preciso o brasileiro era no cockpit e como era trabalhar com ele:

"Ele veio para a Honda, éramos a BAR-Honda na época”, começou. "e estávamos testando em algum lugar. Rubens chegou e disse que o pneu estava se movendo no aro, na frenagem, o pneu estava se movendo".

"Você não consegue sentir que, número um e número dois, a aderência iria acabar antes que o pneu selasse no aro e ele estava inflexível".

Szaufnauer ainda explicou que o time marcou o pneu para entender o que estava acontecendo e notaram que o movimento realmente estava ocorrendo, como o brasileiro indicou.

"Ele se moveu tanto. Com certeza, ele podia sentir. Eu não conseguia acreditar. E não estava se movendo como 180 graus. Estava se movendo alguns graus e ele conseguia sentir".

Barrichello, atualmente, segue competindo na Stock Car e tem 52 anos, mas ainda mostra muito ritmo em pista.

Bagnaia DOMINA, mas Martín COMPENSA ERRO e BOTA PRESSÃO em Pecco antes de 'DECISÕES'! Acosta SOFRE

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Batalha até o fim? Pódio Cast analisa GP do Japão e reta final da temporada 2024

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Artigo anterior F1: Horner relembra GPs icônicos de Ricciardo, duelo com Vettel e relação com Verstappen
Próximo artigo F1: Alonso tem teoria sobre 'seca' de safety cars

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros