Análise
Fórmula 1 GP da Hungria

F1: Tabela de pneus explica Verstappen em 11º e 'queda' de Russell nos treinos da Hungria; entenda

Piloto da Mercedes foi de primeiro para último entre os dois primeiros treinos em Budapeste, mas tanto ele quanto o rival da Red Bull economizaram compostos

Max Verstappen, Red Bull Racing

Nesta sexta-feira de treinos livres para o GP da Hungria de Fórmula 1, o mau resultado do holandês Max Verstappen, da Red Bull, foi um ponto que chamou atenção em Hungaroring, onde o atual bicampeão mundial terminou o dia apenas em 11º nas cercanias de Budapeste.

Entretanto, alguns perceberam que uma estratégia de pneus está por trás do 'tímido' rendimento do líder do campeonato na Hungria. Também por isso, o piloto teve pouca quilometragem na cidade de Mogyoród. O Motorsport.com explica mais através da tabela abaixo.

O editor recomenda:

Antes, porém, vale lembrar que, em função do novo formato de classificação testado pela F1 neste fim de semana, os competidores são obrigados a usar determinados tipos de pneus nas diferentes sessões do treino qualificatório: no Q1, compostos duros; no Q2, médios; e no Q3, macios.

A mudança acontece em prol da sustentabilidade, para que haja economia na 'pegada de carbono' relativa à logística de transporte: no novo modelo, cada piloto tem dois jogos de pneus a menos do que no formato normal, com a quantia de sets caindo de 13 para 11 (3 duros, 4 médios e 4 macios).

Assim, a categoria 'economiza' o transporte de 160 pneus (cada jogo de compostos tem quatro pneus, então: 4 x 2 jogos x 20 pilotos = 160). Porém, o lado negativo está no espetáculo, conforme alertou Verstappen: com a novidade, os pilotos têm de economizar pneus na sexta, 'piorando' os TLs.

Foi exatamente o que aconteceu nas sessões práticas do primeiro dia de atividades na Hungria, sendo justamente Verstappen o 'símbolo' máximo disso (veja abaixo). E vale lembrar: por regra, no fim da sexta, os competidores devolvem dois jogos para a Pirelli: no caso de Max, ele usou só dois jogos ao longo dos dois treinos livres, de modo que sobram para o holandês nove jogos de pneus 'frescos' para o restante do fim de semana, conforme se vê na tabela do Motorsport.com abaixo:

  Duros - 3 recebidos Médios - 4 recebidos Macios - 4 recebidos
Piloto Novos Usados Novos Usados Novos Usados
Verstappen 3 0 3 0 3 0
Pérez 3 0 2 1 3 0
Leclerc  3 0 2 1 3 0
Sainz 3 0 2 1 3 0
Russell 3 0 3 0 3 0
Hamilton 3 0 3 0 3 0
Ocon 3 0 3 0 2 1
Gasly 3 0 3 0 2 1
Norris 3 0 3 0 2 1
Piastri 3 0 3 0 3 0
Bottas 3 0 2 1 3 0
Zhou 3 0 2 1 3 0
Stroll 3 0 2 0 3 1
Alonso 3 0 2 0 3 1
Magnussen 2 0 3 0 3 1
Hulkenberg 2 0 3 0 3 1
Ricciardo 3 0 3 1 2 0
Tsunoda 3 0 3 1 2 0
Sargeant 3 0 3 0 2 1
Albon 3 0 3 0 2 1

Em negrito, aqueles que, assim como Verstappen, têm nove jogos de pneus novos para o sábado: os britânicos Lewis Hamilton e George Russell, da Mercedes, e o australiano Oscar Piastri, da McLaren. Após a terceira sessão prática, aliás, os pilotos também têm de devolver mais dois jogos de pneus para a Pirelli, de modo que, antes da classificação, terão definidos os sete sets de compostos que vão ter à disposição para quali e corrida. Assim, a alocação do TL3 também será importante. A ver...

Neste sentido, aliás, vale destacar a estratégia da AlphaTauri, na qual Daniel Ricciardo volta ao grid da F1 substituindo o holandês Nyck de Vries: tanto o australiano quanto seu companheiro japonês Yuki Tsunoda têm apenas dois jogos de macios disponíveis pro restante do fim de semana, de modo que podemos assumir que eles não contam com um avanço ao Q3 --caso consigam, nem devem ir à pista, uma vez que um 10º lugar no grid já 'é lucro' para a última colocada do campeonato de times.

Confira a programação do GP da Hungria, 11ª rodada da temporada 2023 e que contará com etapas da Fórmula 2 e Fórmula 3, e a agenda dos programas ao vivo no canal do Motorsport.com no YouTube.

Fórmula 1

Dia Horário (Brasília) Transmissão
Treino Livre 1 Sexta-feira 08h30 Bandsports
Treino Livre 2 Sexta-feira 12h Bandsports
Treino Livre 3 Sábado 07h30 Bandsports
Classificação Sábado 11h Band / Bandsports
Corrida Domingo 10h Band
       
Fórmula 2 Dia Horário (Brasília) Transmissão
Treino Livre Sexta-feira 06h05 Bandsports
Classificação Sexta-feira 11h Bandsports
Corrida 1 Sábado 09h15 Bandsports
Corrida 2 Domingo 05h05 Bandsports
       
Fórmula 3 Dia Horário (Brasília) Transmissão
Treino Livre Sexta-feira 04h55 Bandsports
Classificação Sexta-feira 10h05 Bandsports
Corrida 1 Sábado 04h50 Bandsports
Corrida 2 Domingo 03h25 Bandsports
       

Programas no YouTube do Motorsport.com

Dia Horário  
TELEMETRIA Quarta-feira 15h  
DIRETO DO PADDOCK Quinta-feira 16h  
SEXTA-LIVRE Sexta-feira Após o TL2  
Q4 Sábado Após a classificação  
PÓDIO Domingo Após a corrida  
RETA FINAL Segunda-feira 19h  

Ricciardo substitui de Vries: Red Bull foi injusta com Nyck?

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast Motorsport.com debate o que esperar de Ricciardo em seu retorno à F1

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Novo formato de quali 'consegue' unir Verstappen e Hamilton em críticas à F1
Próximo artigo F1: Horários e previsão do tempo para o sábado de quali para o GP da Hungria

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil Brasil