F1: Vasseur garante que não haverá primeiro piloto na Ferrari, mas não hesitará em “agir”

Novo chefe da Ferrari também comentou que renovação de contrato de Leclerc não é prioridade neste momento

Carlos Sainz, Ferrari, 3rd position, Charles Leclerc, Ferrari, 2nd position, in Parc Ferme

O novo chefe da Ferrari na Fórmula 1, Frederic Vasseur, disse que não haverá piloto número 1 na equipe nesta temporada, mas não hesitará em “agir” se necessário.

Charles Leclerc e Carlos Sainz venceram corridas pela Ferrari no ano passado, mas foi Leclerc quem terminou a temporada em segundo lugar no campeonato, 62 pontos à frente de Sainz, que admitiu ter dificuldades para se adaptar ao carro tão rapidamente quanto seu companheiro de equipe.

Leia também:

As conversas sobre ordens de equipe entre Leclerc e Sainz surgiram na quarta etapa em Ímola na temporada passada, depois que Leclerc abriu uma vantagem inicial no topo do campeonato ao vencer duas das três primeiras corridas. Mas a Ferrari afirmou que nunca procurou concentrar seus esforços em um único piloto.

Vasseur assumiu a Ferrari no início deste mês e trabalhou anteriormente com Leclerc durante a temporada de estreia do monegasco na F1 na Sauber em 2018.

Falando nesta quinta-feira em sua primeira coletiva de imprensa desde que se tornou chefe da equipe, Vasseur deixou claro que a Ferrari não entraria na temporada com um piloto número 1 designado, mas acrescentou que interviria com as ordens da equipe, se necessário.

“Temos dois pilotos muito bons, ambos são capazes de fazer o trabalho”, disse Vasseur. “Teremos a capacidade de fornecer a eles exatamente o mesmo carro, a mesma estrutura e o mesmo suporte. O que está claro é que o objetivo é vencer com a Ferrari e para a Ferrari.

“Não haverá número 1 ou número 2. Mas se em algum momento tivermos que agir, eu agirei.

“Não importa se é para um ou outro, mas se em algum momento da temporada eu tiver que fazer algo, eu farei.”

Novo contrato de Leclerc 'não é uma prioridade' para Vasseur

Embora Leclerc e Sainz estejam sob contrato com a Ferrari até o final da temporada de 2024, espera-se que o futuro do monegasco seja um ponto de discussão após a chegada de Vasseur.

Leclerc tem sido o melhor desempenho na Ferrari na maioria de suas quatro temporadas na equipe, e parecia pronto para disputar o campeonato no ano passado após forte início.

Mas Vasseur disse que seu foco imediato está no desempenho da equipe na pista, não resolvendo o futuro de Leclerc, observando que ainda há tempo para cumprir seu contrato existente.

“Não quero colocar esse assunto na mesa hoje, acho que não seria uma boa maneira de começar a colaboração”, disse Vasseur.

“Temos que estar focados no lado esportivo, para obter resultados. E é como no casamento, se os dois lados da mesa estiverem felizes com a situação, vamos continuar.

“Mas acho que não é a prioridade hoje. Temos um bom relacionamento. E teremos tempo para discutir isso.

“Primeiro, acho que o único tópico hoje, temos que focar no desempenho puro e obter resultados.”

VÍDEO: Rico Penteado explica mudanças da F1 para 2023

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast #214 – Quem pode surpreender na temporada 2023 da F1?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

 

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Ford diz que boom da F1 faz com que categoria "seja considerada"
Próximo artigo Kubica pode ter encerrado carreira na F1 após saída de patrocinador

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil