F1: Verstappen condiciona permanência na Red Bull a saída de Horner, diz site alemão
Tetracampeão tem contrato até 2028, mas deseja reestruturação no time, a qual afetaria chefe de equipe

Max Verstappen, Red Bull Racing, Christian Horner, Red Bull Racing
Foto de: Red Bull Content Pool
Atual campeão de Fórmula 1, Max Verstappen é o piloto mais cobiçado do grid. Apesar de ter contrato com a Red Bull até o fim de 2028, o futuro do piloto holandês na equipe austríaca tem sido questionado já há algum tempo. Agora, de acordo com a publicação alemã Auto Motor und Sport, empresários de Verstappen estariam trabalhando por uma reestruturação na equipe, a qual estaria ligada a permanência do tetracampeão.
A primeira especulação sobre a saída de Verstappen é que ele poderia acionar uma cláusula do contrato que lhe permite sair caso esteja abaixo do terceiro lugar no campeonato de pilotos até o fim de julho. Esta opção não é possível no momento pois o holandês é o terceiro, atrás de Oscar Piastri e Lando Norris.
Porém, segundo o site alemão, a família e os empresários de Verstappen estão trabalhando por mudanças na estrutura de poder da Red Bull, sendo Christian Horner uma peça central nas negociações. Atualmente, o chefe de equipe lidera a equipe de corrida, a divisão técnica, o desenvolvimento de motores (RB Powertrains) e o marketing. O desejo do holandês seria reduzir de maneira significativa a influência de Horner dentro do time, ou até mesmo retirá-lo e substituí-lo por outra pessoa. O modelo sugerido seria parecido com o que é utilizado na McLaren atualmente, em que cada área é chefiada por alguém diferente.
Horner está na Red Bull desde 2005 e sempre teve o apoio dos acionistas majoritários tailandeses, a família Yoovidhya. Porém, segundo o Auto Motor und Sport, a família não se opõe mais a resstruturação do time, preocupada com a reputação e imagem da marca após as polêmicas envolvendo o chefe de equipe no início de 2024 e a perda de desempenho na F1 em 2025.
Nomes como Peter Bayer, CEO da Toro Rosso e Andreas Seidl, ex-chefe de equipe da McLaren e ex-gerente de projetos da Audi foram mencionados como possíveis substitutos de Horner. Oliver Oakes, ex-chefe da Alpine, também foi cogitado, mas enfrenta problemas legais e por isso teria sido descartado.
Toto Wolff, chefe da Mercedes, não negou que teve conversas com o holandês e não quer fazer os próprios pilotos, George Russell e Kimi Antonelli, esperarem além do início de agosto, antes da pausa de verão, para tomar uma decisão sobre 2026. De acordo com a publicação alemã, Verstappen prefere seguir com a equipe austríaca, mas estaria disposto a sair caso nenhuma mudança seja feita. Por outro lado, dentro da Red Bull, é sabido que o time perde valor de maneira significativa sem o tetracampeão.
LANDO SEGURA PIASTRI e vence, BORTOLETO PILOTO DO DIA! Rico Penteado e Felipe Motta debatem. MIT CUP
Podcast Motorsport.com debate principais rumores do mercado de pilotos da F1 2026:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.