F1: Verstappen revela que precisa ‘pilhar’ engenheiro para elevar nível

Tricampeão mundial falou sobre relacionamento com Gianpiero Lambiase e notou que diálogos foram reproduzidos em demasia pela transmissão

Gianpiero Lambiase, Race Engineer, Red Bull Racing, Max Verstappen, Red Bull Racing, 1st position, on the podium with the trophies

Gianpiero Lambiase, Race Engineer, Red Bull Racing, Max Verstappen, Red Bull Racing, 1st position, on the podium with the trophies

Mark Sutton / Motorsport Images

Max Verstappen disse que precisava de “um pouco de fogo” nas mensagens de rádio da equipe de seu engenheiro da Red Bull, Gianpiero Lambiase, para alcançar seus melhores níveis de desempenho na Fórmula 1 em 2023.

As trocas de mensagens da dupla tornaram-se objeto de foco regular em uma temporada carente de narrativas alternativas, graças à posição esmagadoramente dominante da Red Bull no topo do campeonato.

Leia também:

Quando o Motorsport.com perguntou ao campeão mundial sobre o relacionamento deles em uma entrevista exclusiva, Verstappen disse que apreciava o tom de Lambiase.

“É assim que funciona o relacionamento”, explicou Verstappen. “Eu ficaria muito, não chateado, mas não gostaria de ter um engenheiro que fosse muito monótono ou apenas dissesse ‘copiado… verifique isso’.”

Quando questionado se precisava ser desafiado por Lambiase para ter o melhor desempenho em 2023, Verstappen respondeu: “Sim, você só precisa de um pouco de fogo. É assim que gosto de operar.”

O piloto holandês também disse “Acho que as pessoas adoram” quando se tratou de quanto tempo no ar suas frequentemente concisas trocas de rádio da equipe foram dadas nas transmissões de TV da F1 na temporada.

“Mas esse é o nosso relacionamento”, continuou ele. “Somos muito diretos e se não gostamos de algo, é claro que comunicamos.

“Também é um pouco culpa da F1 [que as mensagens recebam muita atenção] porque eles transmitem tudo só para divulgar.  

Max Verstappen, Red Bull Racing, Gianpiero Lambiase, Red Bull Racing race engineer

Photo by: Red Bull Content Pool

Max Verstappen, Red Bull Racing, Gianpiero Lambiase, Red Bull Racing race engineer

“Eles não precisam transmitir isso – se é que você me entende. Então, acho que eles também gostam da emoção que surge.

“Mas, nosso relacionamento nunca mudou dessa maneira. E também depois da corrida estamos absolutamente bem porque, claro, estamos lá para vencer a corrida.”

Verstappen também rejeitou uma sugestão – apresentada publicamente pelo piloto da Mercedes, Lewis Hamilton, após o GP da Grã-Bretanha – sobre seus palavrões no rádio.

Hamilton brincou: “Você sabe que ele está falando sério quando coloca o ‘F’ na frente” depois de terminar em terceiro, atrás de Verstappen e do piloto da McLaren Lando Norris em Silverstone.

Na corrida de Austin, no final da temporada de 2023, Verstappen ficou claramente frustrado com as mensagens de Lambiase enquanto lutava com um problema de freio enquanto Hamilton avançava nos estágios finais.

Mas ele insistiu que qualquer um de seus comentários ou tom de rádio em qualquer momento “não tem nada a ver com estar sob pressão”.

“[Em Austin], eu simplesmente não estava feliz com o que estava acontecendo e precisava de foco total apenas para me concentrar na frenagem para ser consistente”, explicou Verstappen.

“Mas é bom que eles [outros pilotos] pensem assim. Mas, para mim, nunca estou… Bem, mesmo que esteja sob pressão, não estou cometendo erros de qualquer maneira. Então, está tudo bem.”

Podcast #261 - Show de Casagrande, ascensão de Massa e o futuro da Stock

 

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior Chefe da Ferrari revela que está “em constante comunicação com Hamilton”
Próximo artigo F1: Jos Verstappen revela fúria de Max após Baku e promessa de ser ‘imbatível’ contra Pérez

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil