F1: Verstappen vê Leclerc bater e vence com tranquilidade na França
Holandês chegou a brigar com monegasco, mas após pit stop, astro da Ferrari teve que abandonar
A Fórmula 1 realizou neste domingo a 12ª etapa do campeonato de 2022, o GP da França. A vitória ficou com Max Verstappen, a sétima do campeonato. O atual campeão do mundo se beneficiou pela batida de Charles Leclerc ainda na primeira metade da prova, enquanto liderava
A segunda posição ficou com Lewis Hamilton, com George Russell 'fechando' o pódio.
A Corrida
Boa parte do grid optou por começar o GP da França com o composto médio, exceto Bottas, Gasly e Sainz.
Na largada, Leclerc pulou à frente de Verstappen e Hamilton 'roubou' a terceira posição de Pérez. Ainda na primeira volta, Tsunoda rodou após toque de Ocon. O japonês conseguiu voltar e o francês tomou cinco segundos de punição.
Assim que o uso do DRS foi liberado, a briga pela liderança começou, com Verstappen pressionando Leclerc, além de Pérez tentando recuperar o terceiro posto sobre Hamilton.
A batalha entre o mexicando e o piloto da Mercedes foi arrefecida, com Hamilton conseguindo abrir vantagem.
Na 16ª volta, Verstappen parou nos pits para a Red Bull calçar pneus duros e retornou na sétima posição.
Mas na volta 18, Leclerc passou reto e bateu na volta 11, trazendo o safety car.
A relargada aconteceu na 20ª volta e Verstappen não teve problemas em manter Hamilton em segundo. Pérez, em terceiro, também não conseguiu pressionar o heptacampeão.
Sainz, que largou da última fila, continuou avançando e já ocupava o quinto lugar após a relargada, após superar Alonso.
Zhou acabou atingindo Schumacher na curva 3, o alemão rodou, mas conseguiu retornar.
O espanhol da Ferrari tomou 5 segundos de punição por ter voltado de maneira insegura no pit stop durante o safety car. Assim como o chinês pelo ocorrido com Mick.
Na 30ª volta, Sainz superou Russell pela quarta posição. Mais tarde, na 42ª, ele conseguiu superar Pérez pelo terceiro lugar, após uma grande batalha.
Pérez teve outra batalha, desta vez contra Russell. Os dois se tocaram, o mexicano cortou a pista e manteve o quarto posto.
No giro seguinte, o espanhol fez seu segundo pit stop e pagou a punição. A Ferrari decidiu pelos pneus médios, voltando em nono.
Nas voltas seguintes, Sainz avançou para o quinto lugar, colecionando também as voltas mais rápidas da corrida.
Na 50ª volta, Zhou parou seu carro na curva 6 e trouxe o safety car virtual.
No reinício, Russell passou Pérez pela terceira colocação.
Enquanto isso, na frente, Verstappen cruzava a linha de chegada na frente com 10 segundos de vantagem sobre Hamilton.
A F1 volta no próximo fim de semana com o GP da Hungria.
Resultado
Cla | # | Piloto | Chassi | Motor | Voltas | Tempo | Diferença | Intervalo | km/h | Pits | Abandono | Pontos | ||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | 1 | Max Verstappen | Red Bull | Red Bull | 53 | 1:30'02.112 | 1 | 25 | ||||||
2 | 44 | Lewis Hamilton | Mercedes | Mercedes | 53 | 1:30'12.699 | 10.587 | 10.587 | 1 | 18 | ||||
3 | 63 | George Russell | Mercedes | Mercedes | 53 | 1:30'18.607 | 16.495 | 5.908 | 1 | 15 | ||||
4 | 11 | Sergio Perez | Red Bull | Red Bull | 53 | 1:30'19.422 | 17.310 | 0.815 | 1 | 12 | ||||
5 | 55 | Carlos Sainz Jr. | Ferrari | Ferrari | 53 | 1:30'30.984 | 28.872 | 11.562 | 2 | 11 | ||||
6 | 14 | Fernando Alonso | Alpine | Renault | 53 | 1:30'44.991 | 42.879 | 14.007 | 1 | 8 | ||||
7 | 4 | Lando Norris | McLaren | Mercedes | 53 | 1:30'54.138 | 52.026 | 9.147 | 1 | 6 | ||||
8 | 31 | Esteban Ocon | Alpine | Renault | 53 | 1:30'59.071 | 56.959 | 4.933 | 1 | 4 | ||||
9 | 3 | Daniel Ricciardo | McLaren | Mercedes | 53 | 1:31'02.484 | 1'00.372 | 3.413 | 1 | 2 | ||||
10 | 18 | Lance Stroll | Aston Martin | Mercedes | 53 | 1:31'04.661 | 1'02.549 | 2.177 | 1 | 1 | ||||
11 | 5 | Sebastian Vettel | Aston Martin | Mercedes | 53 | 1:31'06.606 | 1'04.494 | 1.945 | 1 | |||||
12 | 10 | Pierre Gasly | AlphaTauri | Red Bull | 53 | 1:31'07.560 | 1'05.448 | 0.954 | 1 | |||||
13 | 23 | Alexander Albon | Williams | Mercedes | 53 | 1:31'10.677 | 1'08.565 | 3.117 | 1 | |||||
14 | 77 | Valtteri Bottas | Alfa Romeo | Ferrari | 53 | 1:31'18.778 | 1'16.666 | 8.101 | 2 | |||||
15 | 47 | Mick Schumacher | Haas | Ferrari | 53 | 1:31'22.506 | 1'20.394 | 3.728 | 2 | |||||
dnf | 24 | Guan Yu Zhou | Alfa Romeo | Ferrari | 47 | 2 | Abandono | |||||||
dnf | 6 | Nicholas Latifi | Williams | Mercedes | 40 | 3 | Colisão | |||||||
dnf | 20 | Kevin Magnussen | Haas | Ferrari | 37 | 3 | Colisão | |||||||
dnf | 16 | Charles Leclerc | Ferrari | Ferrari | 17 | Rodou | ||||||||
dnf | 22 | Yuki Tsunoda | AlphaTauri | Red Bull | 17 |
Assine o canal do Motorsport.com no YouTube
Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações para ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.
Podcast #187 – Marko está certo ao colocar Verstappen como “a maior história de sucesso da Red Bull”?
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Compartilhe ou salve este artigo
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.