F1 'volta' a ter vantagem de mais de 60 pontos para o líder após dois anos; veja
Última vez em que líder teve 63 pontos de vantagem ou mais foi com Lewis Hamilton sobre Valtteri Bottas no campeonato de 2020
A vitória de Max Verstappen no GP da França neste domingo (24), após ver o acidente de Charles Leclerc que fez o piloto da Ferrari sair zerado, trouxe uma diferença de pontos que a Fórmula 1 não via desde 2020.
Após a corrida em Paul Ricard, o holandês da Red Bull soma 233 pontos, contra 170 do monegasco, ou seja, 63 pontos de 'gap'. A última vez em que um líder colocou mais do que 63 pontos sobre o vice foi com Lewis Hamilton em 2020.
Na temporada afetada pela pandemia, a F1 conseguiu realizar apenas 17 corridas, e, na 11ª, após o GP de Eifel, em Nurburgring, pela primeira vez Hamilton esticou para valer a diferença para o segundo colocado.
A categoria vinha do GP da Rússia, em Sochi, com o britânico na frente na tabela, somando 205 pontos e à frente do então companheiro finlandês de Mercedes Valtteri Bottas, com 161, ou seja, 44 pontos de vantagem para o hoje heptacampeão.
Após a vitória de Hamilton na Alemanha e a quebra de Bottas -- a última vez em que a Mercedes teve abandono decorrente de confiabilidade em um dos seus carros --, o inglês rumava ao sétimo título, abrindo uma vantagem de 69 sobre seu companheiro de equipe, 230 a 161.
A sequência daquela temporada ainda teria mais quatro triunfos de Hamilton, até ele ser ‘parado’ pela Covid-19, quando foi substituído por George Russell no GP de Sakhir, com a diferença entre líder e vice-líder nunca chegando ao patamar abaixo dos 60 pontos.
A contagem final daquela temporada acabou ficando em 347 para Hamilton e 223 para Bottas (124 pontos de diferença), que finalizou nove pontos à frente de Verstappen, mesmo com o holandês vencendo em Abu Dhabi.
Em 2021, a F1 viu um campeonato mais próximo entre os dois primeiros colocados, com Verstappen chegando a abrir 33 pontos antes do GP da Grã-Bretanha, mas nada parecido com os atuais 63 de 2022.
F1 2022: Leclerc ERRA, Verstappen DISPARA, Hamilton é 2º e Russell DESPACHA Pérez; DEBATE do GP!
Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações para ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.
Podcast #187 – Marko está certo ao colocar Verstappen como “a maior história de sucesso da Red Bull”?
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.