Fórmula 1 GP dos Estados Unidos

F1: Wolff chama dispositivo 'babador' da Red Bull de "ultrajante" e ri de ferramenta 'pernalonga'

FIA aplicou a ferramenta para ter a certeza de que o time taurino não conseguiria mudar a altura do carro entre a classificação e corrida

Toto Wolff, Team Principal and CEO, Mercedes-AMG F1 Team
Charles Leclerc, Scuderia Ferrari, 1ª posição, festeja à chegada ao Parc Ferme
Oscar Piastri, da McLaren F1 Team, e Lando Norris, da McLaren F1 Team, acenam ao público na parada dos pilotos
Uma chefe de claque dos Dallas Cowboys na grelha para o desfile dos pilotos
Gene Haas, Proprietário e Fundador, Haas F1 Team
Mattia Binotto, CEO e CTO, Stake F1 Team KICK Sauber e Andrea Stella, Diretor de Equipa, McLaren F1 Team
Lewis Hamilton, da Mercedes-AMG F1 Team, chega à pista
George Russell, Equipa de F1 da Mercedes-AMG
Franco Colapinto, Williams Racing na parada de pilotos
Nico Hulkenberg, Haas F1 Team, Kevin Magnussen, Haas F1 Team, antes da parada dos pilotos
Valtteri Bottas, da Stake F1 Team KICK Sauber, e Zhou Guanyu, da Stake F1 Team KICK Sauber, acenam ao público
Lewis Hamilton, da Mercedes-AMG F1 Team, abraça um voluntário na pista antes da parada dos pilotos
Charles Leclerc, Scuderia Ferrari e Carlos Sainz, Scuderia Ferrari na parada dos pilotos
Fernando Alonso, Aston Martin F1 Team, Lance Stroll, Aston Martin F1 Team,
Lance Stroll, Aston Martin AMR24, entra no seu carro
Nara Smith e Lucky Blue Smith para as voltas quentes do Aston Martin Pirelli
Valtteri Bottas, Stake F1 Team KICK Sauber, Mattia Binotto, CEO e CTO, Stake F1 Team KICK Sauber, conversa no Paddock
Lewis Hamilton, da Mercedes-AMG F1 Team, e George Russell, da Mercedes-AMG F1 Team, na parada dos pilotos
Nico Hulkenberg, Haas F1 Team e Kevin Magnussen, Haas F1 Team na parada dos pilotos
Joe Rogan na garagem da McLaren
Jenson Button, Sky F1 e Nico Hulkenberg, Haas F1 Team
As Cheerleaders dos Dallas Cowboys visitam a garagem da Haas F1 Team
O chef Gordon Ramsay antes de uma experiência Aston Martin Pirelli Hot Laps
O golfista Ian Poulter posa em frente ao carro de Lando Norris, McLaren MCL38, na grelha de partida
Zhou Guanyu, da Stake F1 Team KICK Sauber, na grelha de partida com um engenheiro
Lando Norris, da McLaren F1 Team, na grelha de partida com o seu engenheiro
Valtteri Bottas, da Stake F1 Team KICK Sauber, tira o capacete
Fernando Alonso, Aston Martin F1 Team, na grelha de partida
Lewis Hamilton, Equipa de F1 da Mercedes-AMG,
Os mecânicos empurram Valtteri Bottas, Stake F1 Team KICK Sauber C44, para a sua posição na grelha de partida
Os mecânicos empurram Lando Norris, McLaren MCL38, para a sua posição na grelha
Mattia Binotto, CEO e CTO da Stake F1 Team KICK Sauber, na grelha de partida
Liam Lawson, aplicação Visa Cash da equipa RB F1
Lance Stroll, Aston Martin F1 Team, na grelha de partida
Lando Norris, McLaren MCL38, Max Verstappen, Red Bull Racing RB20, Charles Leclerc, Ferrari SF-24, Carlos Sainz, Ferrari SF-24, Oscar Piastri, McLaren MCL38, Pierre Gasly, Alpine A524, Fernando Alonso, Aston Martin AMR24, o resto do pelotão a
Carlos Sainz, Ferrari SF-24, Charles Leclerc, Ferrari SF-24, Pierre Gasly, Alpine A524, Fernando Alonso, Aston Martin AMR24, Oscar Piastri, McLaren MCL38, restante equipa à partida
Charles Leclerc, Ferrari SF-24, Max Verstappen, Red Bull Racing RB20, Carlos Sainz, Ferrari SF-24, Lando Norris, McLaren MCL38, Pierre Gasly, Alpine A524, Oscar Piastri, McLaren MCL38, o resto do pelotão na primeira volta
Lance Stroll, Aston Martin AMR24, passa ao lado de Esteban Ocon, Alpine A524, que roda e Franco Colapinto, Williams FW46, e Liam Lawson, RB F1 Team VCARB 01, passam
Max Verstappen, Red Bull Racing RB20, Lando Norris, McLaren MCL38, lutam na curva 1
Max Verstappen, Red Bull Racing RB20, enquanto Lando Norris, McLaren MCL38, sai do circuito
Esteban Ocon, Alpine A524, roda enquanto Zhou Guanyu, Stake F1 Team KICK Sauber C44, passa ao lado
Esteban Ocon, Alpine A524, roda quando Zhou Guanyu, Stake F1 Team KICK Sauber C44, o evita
Lance Stroll, Aston Martin AMR24, Alex Albon, Williams FW46
Lewis Hamilton, Mercedes F1 W15, abandona a corrida na gravilha depois de uma derrapagem
Lewis Hamilton, da Mercedes-AMG F1 Team, recebe uma boleia de volta às boxes depois de ter sofrido um despiste e se ter retirado da corrida
O safety car Charles Leclerc, Ferrari SF-24, Max Verstappen, Red Bull Racing RB20, Carlos Sainz, Ferrari SF-24, o resto do pelotão
Charles Leclerc, Ferrari SF-24, Max Verstappen, Red Bull Racing RB20, Carlos Sainz, Ferrari SF-24, Lando Norris, McLaren MCL38, Oscar Piastri, McLaren MCL38, Pierre Gasly, Alpine A524, o resto do pelotão na primeira volta
Nico Hulkenberg, Haas VF-24, luta com Esteban Ocon, Alpine A524
Oscar Piastri, McLaren MCL38, Pierre Gasly, Alpine A524, Liam Lawson, RB F1 Team VCARB 01
Alex Albon, Williams FW46, faz uma paragem nas boxes
Carlos Sainz, Ferrari SF-24, Lando Norris, McLaren MCL38
Sergio Perez, Red Bull Racing RB20 depois de fazer uma paragem nas boxes
Charles Leclerc, Ferrari SF-24, Max Verstappen, Red Bull Racing RB20
Lando Norris, McLaren MCL38, sai da sua box após uma paragem
George Russell, Mercedes F1 W15, faz uma paragem nas boxes
Carlos Sainz, Ferrari SF-24, sai das boxes após uma paragem
Sergio Perez, Red Bull Racing RB20, George Russell, Mercedes F1 W15
Charles Leclerc, Ferrari SF-24
Charles Leclerc, Ferrari SF-24, Max Verstappen, Red Bull Racing RB20, Carlos Sainz, Ferrari SF-24
Charles Leclerc, Ferrari SF-24, Max Verstappen, Red Bull Racing RB20, Carlos Sainz, Ferrari SF-24, Lando Norris, McLaren MCL38, o resto do pelotão
Oscar Piastri, McLaren MCL38, Pierre Gasly, Alpine A524
Charles Leclerc, Ferrari SF-24
Lando Norris, McLaren MCL38, luta com Max Verstappen, Red Bull Racing RB20
Max Verstappen, Red Bull Racing RB20, Lando Norris, McLaren MCL38, lutam na curva 1
Max Verstappen, Red Bull Racing RB20, luta com Lando Norris, McLaren MCL38
Max Verstappen, Red Bull Racing RB20, Lando Norris, McLaren MCL38, lutam na curva 1
Charles Leclerc, Ferrari SF-24
Lando Norris, McLaren MCL38
Lando Norris, McLaren MCL38, luta com Max Verstappen, Red Bull Racing RB20
Lando Norris, McLaren MCL38, luta com Max Verstappen, Red Bull Racing RB20
Charles Leclerc, Ferrari SF-24
George Russell, Mercedes F1 W15
Lando Norris, McLaren MCL38, Max Verstappen, Red Bull Racing RB20
Charles Leclerc, Scuderia Ferrari, 1ª posição, festeja no Parc Ferme
Charles Leclerc, Scuderia Ferrari, 1ª posição, festeja com os seus colegas de equipa no Parc Ferme
Charles Leclerc, Scuderia Ferrari, 1ª posição, festeja com a sua equipa no Parc Ferme
Charles Leclerc, Scuderia Ferrari, 1ª posição, celebra com os seus colegas de equipa no Parc Ferme
Carlos Sainz, Scuderia Ferrari, 2º classificado, festeja com os seus colegas de equipa em Parc Ferme
Charles Leclerc, Scuderia Ferrari, 1ª posição, Carlos Sainz, Scuderia Ferrari, 2ª posição, felicitam-se mutuamente no Parc Ferme
Charles Leclerc, Scuderia Ferrari, 1º classificado, levanta o troféu para festejar
Carlos Sainz, Scuderia Ferrari, 2ª posição, Charles Leclerc, Scuderia Ferrari, 1ª posição, Max Verstappen, Red Bull Racing, 3ª posição, no pódio
Max Verstappen, Red Bull Racing, 3º classificado, levanta o troféu
Carlos Sainz, Scuderia Ferrari, 2º classificado, levanta o troféu
Charles Leclerc, Scuderia Ferrari, 1ª posição, Carlos Sainz, Scuderia Ferrari, 2ª posição, festejam no pódio com champanhe
Max Verstappen, Red Bull Racing, 3ª posição, borrifa champanhe no pódio
Charles Leclerc, Scuderia Ferrari, 1ª posição, no pódio
Max Verstappen, Red Bull Racing, 3º classificado, Carlos Sainz, Scuderia Ferrari, 2º classificado, aplaudem com as suas garrafas de champanhe no pódio
Charles Leclerc, Scuderia Ferrari, 1ª posição, Carlos Sainz, Scuderia Ferrari, 2ª posição, Max Verstappen, Red Bull Racing, 3ª posição, no pódio
Charles Leclerc, Scuderia Ferrari, 1ª posição, festeja no pódio com champanhe
O champanhe e o troféu para Max Verstappen, Red Bull Racing, 3ª posição, no pódio
Charles Leclerc, Scuderia Ferrari, 1ª posição, Carlos Sainz, Scuderia Ferrari, 2ª posição, Max Verstappen, Red Bull Racing, 3ª posição, na conferência de imprensa após a corrida
91

No GP dos Estados Unidos, a Red Bull se envolveu em uma grande polêmica com um dispositivo 'babador', que permitia a equipe mexer na altura do carro durante o parque fechado da Fórmula 1.

Apesar da FIA ter investigado e definido que não tomaria nenhuma sanção para os taurinos, alguns chefes de equipes não ficaram muito felizes com a decisão, como é o caso de Toto Wolff, da Mercedes.

Leia também:

O chefe dos britânicos declarou que o uso da ferramenta é "ultrajante" e sugeriu que a FIA deveria analisar melhor o assunto, para garantir que nenhuma regra foi quebrada.

Embora a presença do dispositivo, que precisa ser ajustado por uma ferramenta, seja permitida, o que seria contra os regulamentos seria a sua alteração em condições de parque fechado.

É por isso que a FIA instalou um selo no fim de semana em Austin para garantir que ele não fosse alterado entre a classificação e a corrida. Além disso, a equipe prometeu fazer mudanças mais permanentes em seu carro para o final da temporada.

O chefe de assuntos de monopostos da FIA, Nicholas Tombazis, diz que não há nenhuma indicação de que a Red Bull tenha usado o dispositivo no passado e, portanto, considera o assunto encerrado. No entanto, isso pode não ser necessariamente o fim da questão.

Wolff, cuja equipe enfrentou duramente a Red Bull no passado, acha que a situação está longe de ser aceitável, pois ele deu a entender que os altos funcionários da FIA - incluindo seu presidente Mohammed Ben Sulayem - ainda podem ser pressionados a levar as coisas adiante.

Falando sobre o sistema da Red Bull, Wolff disse: "Minha opinião é que, pelo que vi e ouvi, é ultrajante".

Explicando melhor o motivo de sua opinião, Wolff disse que era altamente suspeito que a Red Bull tivesse instalado um dispositivo tão complicado em seu carro, simplesmente para ajudar a alterar a altura do carro nas sessões de treinos".

"Acho que todos nós estamos projetando peças que são padrão da F1 e que estão de acordo com as mais altas especificações que estão dentro dos regulamentos".

"Às vezes, em coisas como a elasticidade aerodinâmica, você provavelmente tentaria ir o mais longe possível, mas há outras coisas em geral e certas peças que você questionaria por que existem".

"Por que você projetaria uma coisa dessas e colocaria duas marcas nela para duas posições, como se quisesse [mudar as coisas]? É essa a tomada de decisão precisa [que temos] na F1?"

Red Bull Racing RB20 front bib detail

Detalhe do babador dianteiro do RB20 da Red Bull Racing

Foto de: Andreas Beil

Uma ferramenta 'pernalonga'

Wolff também sugeriu que a Red Bull fez uma charada ao mostrar à FIA uma ferramenta que, segundo ele, foi usada para alterar o dispositivo. Ele acredita que as configurações poderiam ser facilmente alteradas de uma maneira muito mais simples.

"Gosto muito do fato de eles colocarem esse dispositivo de verdade no carro para demonstrar que essa é a única maneira de alterá-la! Eu me pergunto quanto tempo eles levaram para inventar isso e colocá-lo lá dentro".

Uma equipe rival apelidou o soquete de dois pés de comprimento que a Red Bull mostrou à FIA de dispositivo 'Bugs Bunny', na tradução literal, 'pernalongas' - porque parecia uma ferramenta de desenho animado, considerando os níveis de sofisticação normalmente esperados na F1.

"Eu não sabia que na F1 estávamos usando esses dispositivos do 'Bugs Bunny'. Não é bom o suficiente dizer que é assim, e prometemos que não vamos fazer isso de novo".

E, embora Tombazis tenha dito no fim de semana do GP dos Estados Unidos que acreditava que o assunto estava encerrado, Wolff não acha que esse será o fim das coisas.

"Não posso falar pela FIA de forma alguma. Não posso falar por Nicholas", disse ele. "Obviamente, isso é algo que não está sendo visto há muito tempo".

"Mas acho que a liderança da FIA vai olhar para isso e dizer: 'O que estamos fazendo com isso?"

NORRIS PUNIDO POR INCIDENTE COM MAX: é JUSTO? Leclerc vence em 1-2! | Rico Penteado e Nicolas Costa

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast Motorsport.com - F1 volta: DECISÃO VERSTAPPEN x NORRIS e tretas de HAMILTON, BORTOLETO e GLOBO, com MAX WILSON! Stock Car

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Por que McLaren não pediu a Norris para devolver lugar para Verstappen
Próximo artigo F1: Colapinto apela para 'salvação do planeta' e pede que Ocon 'devolva' ponto por volta mais rápida

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil