Fórmula 1 GP dos Estados Unidos

F1: Por que McLaren não pediu a Norris para devolver lugar para Verstappen

Equipe papaia pensou que o holandês seria investigado pela polêmica briga na Curva 12, não Lando

Lando Norris, McLaren MCL38, battles with Max Verstappen, Red Bull Racing RB20
Charles Leclerc, Scuderia Ferrari, 1ª posição, festeja à chegada ao Parc Ferme
Oscar Piastri, da McLaren F1 Team, e Lando Norris, da McLaren F1 Team, acenam ao público na parada dos pilotos
Uma chefe de claque dos Dallas Cowboys na grelha para o desfile dos pilotos
Gene Haas, Proprietário e Fundador, Haas F1 Team
Mattia Binotto, CEO e CTO, Stake F1 Team KICK Sauber e Andrea Stella, Diretor de Equipa, McLaren F1 Team
Lewis Hamilton, da Mercedes-AMG F1 Team, chega à pista
George Russell, Equipa de F1 da Mercedes-AMG
Franco Colapinto, Williams Racing na parada de pilotos
Nico Hulkenberg, Haas F1 Team, Kevin Magnussen, Haas F1 Team, antes da parada dos pilotos
Valtteri Bottas, da Stake F1 Team KICK Sauber, e Zhou Guanyu, da Stake F1 Team KICK Sauber, acenam ao público
Lewis Hamilton, da Mercedes-AMG F1 Team, abraça um voluntário na pista antes da parada dos pilotos
Charles Leclerc, Scuderia Ferrari e Carlos Sainz, Scuderia Ferrari na parada dos pilotos
Fernando Alonso, Aston Martin F1 Team, Lance Stroll, Aston Martin F1 Team,
Lance Stroll, Aston Martin AMR24, entra no seu carro
Nara Smith e Lucky Blue Smith para as voltas quentes do Aston Martin Pirelli
Valtteri Bottas, Stake F1 Team KICK Sauber, Mattia Binotto, CEO e CTO, Stake F1 Team KICK Sauber, conversa no Paddock
Lewis Hamilton, da Mercedes-AMG F1 Team, e George Russell, da Mercedes-AMG F1 Team, na parada dos pilotos
Nico Hulkenberg, Haas F1 Team e Kevin Magnussen, Haas F1 Team na parada dos pilotos
Joe Rogan na garagem da McLaren
Jenson Button, Sky F1 e Nico Hulkenberg, Haas F1 Team
As Cheerleaders dos Dallas Cowboys visitam a garagem da Haas F1 Team
O chef Gordon Ramsay antes de uma experiência Aston Martin Pirelli Hot Laps
O golfista Ian Poulter posa em frente ao carro de Lando Norris, McLaren MCL38, na grelha de partida
Zhou Guanyu, da Stake F1 Team KICK Sauber, na grelha de partida com um engenheiro
Lando Norris, da McLaren F1 Team, na grelha de partida com o seu engenheiro
Valtteri Bottas, da Stake F1 Team KICK Sauber, tira o capacete
Fernando Alonso, Aston Martin F1 Team, na grelha de partida
Lewis Hamilton, Equipa de F1 da Mercedes-AMG,
Os mecânicos empurram Valtteri Bottas, Stake F1 Team KICK Sauber C44, para a sua posição na grelha de partida
Os mecânicos empurram Lando Norris, McLaren MCL38, para a sua posição na grelha
Mattia Binotto, CEO e CTO da Stake F1 Team KICK Sauber, na grelha de partida
Liam Lawson, aplicação Visa Cash da equipa RB F1
Lance Stroll, Aston Martin F1 Team, na grelha de partida
Lando Norris, McLaren MCL38, Max Verstappen, Red Bull Racing RB20, Charles Leclerc, Ferrari SF-24, Carlos Sainz, Ferrari SF-24, Oscar Piastri, McLaren MCL38, Pierre Gasly, Alpine A524, Fernando Alonso, Aston Martin AMR24, o resto do pelotão a
Carlos Sainz, Ferrari SF-24, Charles Leclerc, Ferrari SF-24, Pierre Gasly, Alpine A524, Fernando Alonso, Aston Martin AMR24, Oscar Piastri, McLaren MCL38, restante equipa à partida
Charles Leclerc, Ferrari SF-24, Max Verstappen, Red Bull Racing RB20, Carlos Sainz, Ferrari SF-24, Lando Norris, McLaren MCL38, Pierre Gasly, Alpine A524, Oscar Piastri, McLaren MCL38, o resto do pelotão na primeira volta
Lance Stroll, Aston Martin AMR24, passa ao lado de Esteban Ocon, Alpine A524, que roda e Franco Colapinto, Williams FW46, e Liam Lawson, RB F1 Team VCARB 01, passam
Max Verstappen, Red Bull Racing RB20, Lando Norris, McLaren MCL38, lutam na curva 1
Max Verstappen, Red Bull Racing RB20, enquanto Lando Norris, McLaren MCL38, sai do circuito
Esteban Ocon, Alpine A524, roda enquanto Zhou Guanyu, Stake F1 Team KICK Sauber C44, passa ao lado
Esteban Ocon, Alpine A524, roda quando Zhou Guanyu, Stake F1 Team KICK Sauber C44, o evita
Lance Stroll, Aston Martin AMR24, Alex Albon, Williams FW46
Lewis Hamilton, Mercedes F1 W15, abandona a corrida na gravilha depois de uma derrapagem
Lewis Hamilton, da Mercedes-AMG F1 Team, recebe uma boleia de volta às boxes depois de ter sofrido um despiste e se ter retirado da corrida
O safety car Charles Leclerc, Ferrari SF-24, Max Verstappen, Red Bull Racing RB20, Carlos Sainz, Ferrari SF-24, o resto do pelotão
Charles Leclerc, Ferrari SF-24, Max Verstappen, Red Bull Racing RB20, Carlos Sainz, Ferrari SF-24, Lando Norris, McLaren MCL38, Oscar Piastri, McLaren MCL38, Pierre Gasly, Alpine A524, o resto do pelotão na primeira volta
Nico Hulkenberg, Haas VF-24, luta com Esteban Ocon, Alpine A524
Oscar Piastri, McLaren MCL38, Pierre Gasly, Alpine A524, Liam Lawson, RB F1 Team VCARB 01
Alex Albon, Williams FW46, faz uma paragem nas boxes
Carlos Sainz, Ferrari SF-24, Lando Norris, McLaren MCL38
Sergio Perez, Red Bull Racing RB20 depois de fazer uma paragem nas boxes
Charles Leclerc, Ferrari SF-24, Max Verstappen, Red Bull Racing RB20
Lando Norris, McLaren MCL38, sai da sua box após uma paragem
George Russell, Mercedes F1 W15, faz uma paragem nas boxes
Carlos Sainz, Ferrari SF-24, sai das boxes após uma paragem
Sergio Perez, Red Bull Racing RB20, George Russell, Mercedes F1 W15
Charles Leclerc, Ferrari SF-24
Charles Leclerc, Ferrari SF-24, Max Verstappen, Red Bull Racing RB20, Carlos Sainz, Ferrari SF-24
Charles Leclerc, Ferrari SF-24, Max Verstappen, Red Bull Racing RB20, Carlos Sainz, Ferrari SF-24, Lando Norris, McLaren MCL38, o resto do pelotão
Oscar Piastri, McLaren MCL38, Pierre Gasly, Alpine A524
Charles Leclerc, Ferrari SF-24
Lando Norris, McLaren MCL38, luta com Max Verstappen, Red Bull Racing RB20
Max Verstappen, Red Bull Racing RB20, Lando Norris, McLaren MCL38, lutam na curva 1
Max Verstappen, Red Bull Racing RB20, luta com Lando Norris, McLaren MCL38
Max Verstappen, Red Bull Racing RB20, Lando Norris, McLaren MCL38, lutam na curva 1
Charles Leclerc, Ferrari SF-24
Lando Norris, McLaren MCL38
Lando Norris, McLaren MCL38, luta com Max Verstappen, Red Bull Racing RB20
Lando Norris, McLaren MCL38, luta com Max Verstappen, Red Bull Racing RB20
Charles Leclerc, Ferrari SF-24
George Russell, Mercedes F1 W15
Lando Norris, McLaren MCL38, Max Verstappen, Red Bull Racing RB20
Charles Leclerc, Scuderia Ferrari, 1ª posição, festeja no Parc Ferme
Charles Leclerc, Scuderia Ferrari, 1ª posição, festeja com os seus colegas de equipa no Parc Ferme
Charles Leclerc, Scuderia Ferrari, 1ª posição, festeja com a sua equipa no Parc Ferme
Charles Leclerc, Scuderia Ferrari, 1ª posição, celebra com os seus colegas de equipa no Parc Ferme
Carlos Sainz, Scuderia Ferrari, 2º classificado, festeja com os seus colegas de equipa em Parc Ferme
Charles Leclerc, Scuderia Ferrari, 1ª posição, Carlos Sainz, Scuderia Ferrari, 2ª posição, felicitam-se mutuamente no Parc Ferme
Charles Leclerc, Scuderia Ferrari, 1º classificado, levanta o troféu para festejar
Carlos Sainz, Scuderia Ferrari, 2ª posição, Charles Leclerc, Scuderia Ferrari, 1ª posição, Max Verstappen, Red Bull Racing, 3ª posição, no pódio
Max Verstappen, Red Bull Racing, 3º classificado, levanta o troféu
Carlos Sainz, Scuderia Ferrari, 2º classificado, levanta o troféu
Charles Leclerc, Scuderia Ferrari, 1ª posição, Carlos Sainz, Scuderia Ferrari, 2ª posição, festejam no pódio com champanhe
Max Verstappen, Red Bull Racing, 3ª posição, borrifa champanhe no pódio
Charles Leclerc, Scuderia Ferrari, 1ª posição, no pódio
Max Verstappen, Red Bull Racing, 3º classificado, Carlos Sainz, Scuderia Ferrari, 2º classificado, aplaudem com as suas garrafas de champanhe no pódio
Charles Leclerc, Scuderia Ferrari, 1ª posição, Carlos Sainz, Scuderia Ferrari, 2ª posição, Max Verstappen, Red Bull Racing, 3ª posição, no pódio
Charles Leclerc, Scuderia Ferrari, 1ª posição, festeja no pódio com champanhe
O champanhe e o troféu para Max Verstappen, Red Bull Racing, 3ª posição, no pódio
Charles Leclerc, Scuderia Ferrari, 1ª posição, Carlos Sainz, Scuderia Ferrari, 2ª posição, Max Verstappen, Red Bull Racing, 3ª posição, na conferência de imprensa após a corrida
91

A McLaren explicou por que não pediu a Lando Norris que deixasse Max Verstappen passar depois da batalha fora da pista na Curva 12 do GP dos Estados Unidos da Fórmula 1, que levou a uma penalidade para o britânico.

Nos estágios finais de Austin, Norris estava perseguindo Verstappen pelo terceiro lugar quando ele finalmente passou por fora na reta traseira do COTA a quatro voltas do final. O tricampeão estava por dentro na curva 12 à esquerda e olhou para a frente no ápice, antes de sair da pista na saída e levar o britânico com ele para a área de escape.

Norris manteve a posição até o final, mas os comissários lhe aplicaram uma penalidade de cinco segundos por sair da pista e ganhar vantagem, o que o rebaixou para a quarta posição, atrás de seu rival no título.

Leia também:

Trata-se de uma penalidade mais branda do que os 10 segundos habituais, porque os comissários aceitaram que Norris não teve escolha a não ser sair da pista devido à linha de Verstappen.

O piloto da McLaren e sua equipe discutiram brevemente se ele deveria devolver a posição ou não, e como o britânico tinha o carro mais rápido e uma vantagem de vida útil dos pneus, ele provavelmente poderia ter feito outras tentativas de ultrapassar o holandês. Mas a equipe tinha tanta certeza de que Norris estaria livre que não viu motivos para deixar Verstappen passar.

Lando Norris, McLaren MCL38, battles with Max Verstappen, Red Bull Racing RB20

Lando Norris, McLaren MCL38, disputa com Max Verstappen, Red Bull Racing RB20

Foto de: Sam Bagnall / Motorsport Images

"Todas as pessoas envolvidas nessa interpretação concordaram plenamente: essa situação não precisava ser investigada. E, no mínimo, achamos que a investigação deveria ser pelo fato de Max ter empurrado Lando para fora da pista", explicou Stella.

"Foi o que pensamos que aconteceria quando vimos que o caso estava sendo investigado. Então, para nós, não havia necessidade de devolver a posição".

Verstappen escapou da sanção por empurrar Norris porque foi considerado à frente no ápice da curva, mas, de acordo com Stella, o fato do piloto da Red Bull não ter conseguido manter seu próprio carro na pista significa que a excursão dele e de Norris fora da pista deve se anular.

"Acho que [estar] à frente do ápice, em relação à interpretação da manobra de ultrapassagem, não é a parte relevante", acrescentou.

"Acho que o carro defensor vai direto para o ápice - verificamos o vídeo várias vezes - ele está indo direto, saindo da pista tanto quanto Lando está fazendo e não dando chance para Lando completar a manobra".

"Os dois carros saem da pista, então acho que os dois carros estão ganhando vantagem, se é que estão ganhando vantagem. Então, para nós, essa manobra foi pelo menos neutra. Mas quando vi que havia um 'sob investigação', tive certeza de que era porque Max empurrou Lando para fora da pista".

"Na verdade, dissemos a Oscar imediatamente para se certificar de que ele fechasse a cinco segundos de Max, porque poderia haver uma posição em jogo. Portanto, a interpretação dessa situação entre a McLaren e os comissários é totalmente oposta", concluiu Stella.

NORRIS PUNIDO POR INCIDENTE COM MAX: é JUSTO? Leclerc vence em 1-2! | Rico Penteado e Nicolas Costa

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast Motorsport.com - F1 volta: DECISÃO VERSTAPPEN x NORRIS e tretas de HAMILTON, BORTOLETO e GLOBO, com MAX WILSON! Stock Car

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Após ritmo "inacreditável" da Ferrari, Marko admite "erro de cálculo" no GP dos Estados Unidos
Próximo artigo F1: Wolff chama dispositivo 'babador' da Red Bull de "ultrajante" e ri de ferramenta 'pernalonga'

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil