F1: Wolff explica problema de Hamilton e diz que temporada "está longe de acabar"

Chefe da Mercedes diz que equipe projeta que Hamilton perdeu cerca de 30 pontos de downforce com danos

Lewis Hamilton, Mercedes W12

Lewis Hamilton, Mercedes W12

Alessio Morgese

O chefe da Mercedes, Toto Wolff, revelou que os danos ao carro de Lewis Hamilton devido às zebras durante o GP da Áustria de Fórmula 1 custaram cerca de 30 pontos de downforce, o que levou à perda de rendimento do heptacampeão, que terminou em quarto.

Hamilton chegou até o segundo lugar na primeira metade da corrida, passando o companheiro de equipe, Valtteri Bottas, e Lando Norris.

Leia também:

Mas no começo do segundo stint, a equipe informou Hamilton que ele tinha danos na traseira do carro, custando downforce. Isso fez com que os tempos de volta caíssem, permitindo que Bottas e Norris o ultrapassassem.

Uma segunda parada incluiu uma mudança de balanço no carro de Hamilton, mas não foi suficiente para retomar o ritmo e reduzir a diferença para Norris, terminando em quarto a 26s.

Falando após a corrida, Wolff revelou que as suspeitas iniciais colocam que Hamilton tenha perdido 30 pontos de downforce, o que causa uma grande perda de performance.

"Calculamos uma perda de cerca de 30 pontos, mas não é um número confirmado ainda", disse Wolff. "Mas houve uma grande queda de performance, e isso significa que ele estava levando os pneus a uma direção que não aguentariam até o fim".

"Então queríamos avaliar sua performance após o ano, e se era possível para Valtteri protegê-lo contra Lando, mas não teve como. Ele também foi justo com Valtteri, deixando-o fazer sua própria corrida, e esse foi o momento em que decidimos inverter as posições, entendendo que ele poderia perder a terceira posição para a McLaren".

Perguntado qual seria a perda no tempo de volta, Wolff disse que "era muito difícil de dizer".

"É apenas uma primeira suspeita com base nos sensores. E não dá pra traduzir no tempo de volta".

Hamilton disse após a corrida que não tinha certeza de onde teria danificado o carro, mas a Mercedes acha que foi na última curva.

"Acho que foi na volta 30, na curva 10, onde há uma zebra bem agressiva. Não achamos que foi um erro. Foi simplesmente a carga acumulada, e precisamos analisar o que aconteceu".

O problema fez com que Hamilton ficasse ainda mais atrás na luta contra Verstappen, que aumentou a vantagem para 32 pontos.

"Claro, cada ponto é um golpe, e ele perdeu seis pontos em comparação ao que ganharia se ficasse em segundo. Somando tudo isso mostram que o nosso momento está na direção errada".

"Mas ainda está longe de acabar. São 32 pontos. É praticamente um abandono de distância. E ele está na caça".

"Se olharmos para Baku e o potencial, e olharmos para outras corridas no geral, só precisamos melhorar nosso jogo, errar menos e seguir entendendo melhor o carro. Aí ainda estaremos bem na luta".

F1 AO VIVO: PASSEIO de Verstappen, SOFRIMENTO de Lewis, POLÊMICA com Norris e ZICA de Pérez | PÓDIO

Assine o canal do Motorsport.com no Youtube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like (joinha) nos vídeos e ative as notificações, para sempre ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

PODCAST: Mercedes jogou a toalha para 2021 após derrota na Estíria?

 

SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior F1: Sainz não acreditava que estratégia da Ferrari fosse funcionar
Próximo artigo F1 - Horner: "Norris não merecia punição por incidente com Pérez"

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil