F1: Zak Brown assina novo contrato para permanecer como CEO da McLaren até 2030

Americano está na equipe desde 2016

Zak Brown, CEO, McLaren Racing at the Press Conference

Foto de: Simon Galloway / Motorsport Images

Zak Brown assinou renovação de contrato com a McLaren até 2030. Ele está na equipe desde 2016, no cargo de diretor excutivo da McLaren Technology Group. Em meados de 2018, o americano  assumiu a posição atual como CEO. Desde então, a McLaren expandiu as atividades, passando a competir na IndyCar, além de uma operação na Fórmula E e Extreme E, ao lado da histórica equipe de Fórmula 1.

"Estou emocionado por continuar liderando a McLaren Racing e por fazer parte de uma equipe de corrida tão histórica. É um privilégio trabalhar ao lado de homens e mulheres talentosos nas diferentes séries de corridas da McLaren Racing. Juntos, continuaremos a ultrapassar os limites do automobilismo e a lutar pelo mais alto desempenho dentro e fora da pista.", declarou Brown.

Leia também:

O presidente executivo do Grupo McLaren, Paul Walsh, elogiou o CEO.

“Zak demonstrou qualidades de liderança excepcionais e foi fundamental para impulsionar a McLaren Racing. A sua extensão [de contrato] reflete a nossa confiança na sua capacidade de levar a equipe a um sucesso ainda maior nos próximos anos.".

Brown dirigiu a divisão McLaren Racing em um período de grande incerteza financeira para toda a empresa McLaren, que foi durante a pandemia de COVID. Ele buscou um empréstimo de £ 150 milhões com o Banco Nacional do Bahrein, concordou com a venda e relocação da fábrica de Fórmula 1 e automotiva, além de vender uma participação na equipe de GP.

A McLaren estava em um período de declínio quando Brown, fã de longa data da F1, entrou na organização.

Fernando Alonso, McLaren MP4-31

Fernando Alonso, McLaren MP4-31

Photo by: Mark Sutton / Motorsport Images

A equipe, no segundo ano de sua turbulenta parceria de motores com a Honda, terminou em sexto lugar no campeonato de 2016, antes de cair para nono no ano seguinte.

Mas quando Brown – cofundador da Sportscar, da Australian Supercars e da equipe Extreme E United Autosports – assumiu o cargo de CEO, a McLaren começou sua escalada de volta ao campeonato.

Tendo nomeado o chefe da equipe Porsche LMP1, Andreas Seidl, para comandar as operações da equipe de F1, a McLaren conquistou o terceiro lugar no Brasil em 2019. Esse resultado para Carlos Sainz marcou o primeiro pódio da equipe desde o GP da Austrália de 2014. Em 2021, Daniel Ricciardo liderou umadobradinha da McLaren no GP da Itália de 2021.

A crescente da equipe tropeçou com o retorno dos efeitos de solo em 2022, com Ricciardo tendo o contrato rescindido um ano antes doacordado. E Seidl se mudando para a Sauber.

Posteriormente, Brown promoveu Andrea Stella a chefe da equipe. A dupla conduziu uma revisão da estrutura técnica da F1, o que levou a uma nova estrutura de três vias e à saída do diretor técnico James Key.

Uma série de grandes atualizações permitiu à equipe emergir como o adversário mais próximo da Red Bull no segundo semestre de 2023. Atualmente está em terceiro lugar na classificação de 2024, antes do GP da Austrália deste fim de semana.

ALPINE PODE VENDER EQUIPE E COMPRADOR JÁ É COTADO

 

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Podcast: Verstappen fora da Red Bull? Drugo tem chances em 2025?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior CEO da F1 é acusado de ser “arrogante” e não ter “profissionalismo” ao fazer eventos que desprezam direitos humanos
Próximo artigo Vettel testará o hipercarro da Porsche em Aragón

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil